BornFromShadows Posted October 27, 2007 at 08:45 PM Report Share #143352 Posted October 27, 2007 at 08:45 PM Eu estou a fazer uma pagina web, e queria por um sistema de login, não por uma questao de seguranca mas so mesmo para identificar o user para depois por comentarios extra no site diferente para cada user (registado claro), mas tenho um pro´. a pagina login seria a primeira, após o login o user era reencaminhado pro site propriamente dito. ate aqui tudo bem. eu consigo fazer isso. mas depois o user muda para outra pagina do site, como faço para que essa nova pagina saiba qual é o user que ta activo? tenho que passar essa info de uma pagina para outra... mas como? sei que isso da por variavel, aquela coisa de www.site.com\link=?user=manel nao sei quê . gosta de fazer assim. mas se nao for assim tb serve. se me podessem ajudar agradecia. [] Link to comment Share on other sites More sharing options...
magician Posted October 27, 2007 at 09:17 PM Report Share #143356 Posted October 27, 2007 at 09:17 PM Penso que a forma mais simples de fazer isso é com um cookie quando o user faz login crias um cookie com uma determinada info que depois de pagina em pagina verificas se é valida. É possivel que o Java tambem tenha Sessions como o php mas não estou muito dentro disso o que fiz em JavaWeb foi tudo por alto. I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere! Link to comment Share on other sites More sharing options...
magician Posted October 27, 2007 at 09:22 PM Report Share #143359 Posted October 27, 2007 at 09:22 PM Tens aqui um pequeno exemplo com sessions caso não queiras usar cookies. <%@page import = "java.util.*" session="true"%> <HTML> <HEAD> <TITLE>Using Sessions to Track Users</TITLE> </HEAD> <BODY> <% Integer counter = (Integer)session.getAttribute("counter"); if (counter == null) { counter = new Integer(1); } else { counter = new Integer(counter.intValue() + 1); } session.setAttribute("counter", counter); %> <H1>Using Sessions to Track Users</H1> Session ID: <%=session.getId()%> <BR> Session creation time: <%=new Date(session.getCreationTime())%> <BR> Last accessed time: <%=new Date(session.getLastAccessedTime())%> <BR> Number of times you've been here: <%=counter%> </BODY> </HTML> I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere! Link to comment Share on other sites More sharing options...
BornFromShadows Posted October 27, 2007 at 10:51 PM Author Report Share #143378 Posted October 27, 2007 at 10:51 PM pois mas eu nao percebo nada disso das sesoes. Como faço se optar por elas? 😉 ja os cookies. nao posso dizer k saiba mas ja trab com eles, mas os cookies nao funcionam so com uma pagina? é que nos nem defenimos o nome deles... ficam c o nome da pagina que o criou @nome do user do windows ou lá o que é. 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
magician Posted October 27, 2007 at 11:35 PM Report Share #143388 Posted October 27, 2007 at 11:35 PM Nop os cookies ficam registados para o domínio em que foram feito ex localhost.com até podes ter varios cookies diferentes para o mesmo site um com o user outro com a pass outros com sei lá oquÊ. Já agora que experiência tens com Java e protocolo HTTP ? I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere! Link to comment Share on other sites More sharing options...
BornFromShadows Posted October 28, 2007 at 11:25 AM Author Report Share #143474 Posted October 28, 2007 at 11:25 AM nao tenho muita. ja faço sites a alguns aninhos... tipo 3 ou la o k é, mas nunca foi nada de especial. questumo fazer no frontpage, mas so a pouco tempo é que comecei a fazelos com codigo javascript. alias eu ate acho que me enganei e este topico devia tar no javascript, mas olha, agora ja ca ta. mas gosto de programar, sei programar em pascal e c++. javascript é que nunca dei, mas ja lhe dou uns toques, mas nada de especial. quanto aos protocolos, dei isso na escola, mas nao ligei muito, ja nao me lembro. mas por exemplo, ai a dias fiz tipo um gestor de musicas, em que ele pede o nome do cantor e da musica com input, e grava tudo num cookie. mas eu nao percebo muito daquilo. saquei um file que era a imitar os favoritos. chamava.se favoritos online. e eu alterei pra fazer o que queria. aquilo faz o que quero como quero. mas... ja tentei descubrir como aquilo faz a assuciacao do cookie a pagina e nao consigo. nao ta la no codigo nada a dizer o nome do cookie. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted October 28, 2007 at 11:43 AM Report Share #143484 Posted October 28, 2007 at 11:43 AM Estas a confundir javascript com java. Javascript é uma linguagem interpretada pelo browser do visitante da pagina que normalmente é usada para implementar funcionalidades numa pagina como por exemplo pop ups Ou pedidos assincronos aos servidor ( AJAX ). O java pode ser usado de varias formas, incluindo JSP, que é uma tecnologia que te permite criar paginas dinâmicas. Penso que estás a confundir estas duas coisas. Acho que o que precisas de aprender é PHP. Não é que seja 'melhor' ou mais facil que java, são duas lingugens diferentes. A vantagem é que a curva de aprendizagem no inicio é mais rapida e, para um principiante, é muito mais facil de por tudo a funcionar, bem como encontrar suporte comunitario e documentação bastante completa em portugues. Link to comment Share on other sites More sharing options...
BornFromShadows Posted October 28, 2007 at 11:56 AM Author Report Share #143487 Posted October 28, 2007 at 11:56 AM pois eu ja me tinha apercebido que a minha questao era mais javascript do que outra coisa, mas ok. em todo o caso, ja agoro, sem ter que usar base de dados como paço informacoes de uma pagina para a outra? pegando na questao dos cookies. como faço para a pag A.htm criar um cookie a gravar o nome do user on e depois para a pagina B.htm (ou ambas html) ir buscar os dados a esse cookie? Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted October 28, 2007 at 12:26 PM Report Share #143500 Posted October 28, 2007 at 12:26 PM pois eu ja me tinha apercebido que a minha questao era mais javascript do que outra coisa, mas ok. em todo o caso, ja agoro, sem ter que usar base de dados como paço informacoes de uma pagina para a outra? pegando na questao dos cookies. como faço para a pag A.htm criar um cookie a gravar o nome do user on e depois para a pagina B.htm (ou ambas html) ir buscar os dados a esse cookie? A minha experiencia com javascript é quase nula. Até é capaz de dar para fazer isso com javascript, mas não é pratico e tem implicações de segurança e outras. Para fazer deves utilizar uma linguagem de programação no teu servidor. PHP é uma opção, a mais facil na minha opiniao. Mas podes usar basicamente qualquer linguagem de programação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
BornFromShadows Posted October 28, 2007 at 12:41 PM Author Report Share #143509 Posted October 28, 2007 at 12:41 PM mas usando os cookies, por ex. nao sabes como é? Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted October 28, 2007 at 12:45 PM Report Share #143512 Posted October 28, 2007 at 12:45 PM Em PHP sei como enviar um cookie e posteriormente saca-lo. em javascript não faço ideia como isso se faça ou se sequer é possivel. Link to comment Share on other sites More sharing options...
BornFromShadows Posted October 28, 2007 at 12:51 PM Author Report Share #143513 Posted October 28, 2007 at 12:51 PM possivel deve ser, que eu tenho scripts que usam cookies mas nao percebo nada daquilo. ok, entao em PHP faço como? assim todas as paginas tinham que ser PHP, suponho? mas tambem nao é pro. desde que funcione... Link to comment Share on other sites More sharing options...
magician Posted October 28, 2007 at 12:55 PM Report Share #143514 Posted October 28, 2007 at 12:55 PM Se calhar o melhor já que queres fazer pagina dinâmicas seria aprenderes uma linguagem que permita isso e não andares aos chutos em código. Penso que no teu caso o melhor seria mesmo PHP. I haven’t lost my mind; it’s backed up on DVD somewhere! Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted October 28, 2007 at 01:00 PM Report Share #143517 Posted October 28, 2007 at 01:00 PM Dêm o manual a este homem! 😄 http://www.php.net/manual/pt_BR/ lê os capítulos I e III, não demora tanto tempo como possas pensar. Depois lê tambem a secção de sessões e cookies. Quando tiveres duvidas pergunta aqui no portugal a programar. Link to comment Share on other sites More sharing options...
BornFromShadows Posted October 28, 2007 at 01:04 PM Author Report Share #143519 Posted October 28, 2007 at 01:04 PM ok, tks pela ajuda 😄 [] Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts