Jump to content

BD em C

Alcap

Recommended Posts

Ficheiros de texto ainda sei como interagir +/-, agora mysql... Ainda tenho que aprender a mexer direito la.

Olha, ja agora, tb tou com outro problema... Encomendaram-me o trabalho para plataforma windows, e o windows no meu disco é agora uma partiçaozita em ext3... Tenho que instalar uma vmware ou ha maneiras de contornar a historia?

Devia estar algo rabugento quando dei a resposta anterior 😉

SQL não é nenhum bicho de sete cabeças, com o manual por perto chegas lá rapidamente.

Não é impossível, mas é difícil desenvolver para Windows em Linux (ou vice versa). Se não utilizares funções específicas do SO podes sempre programar sobre uma framework (estilo GTK) em Linux e só no fim dar uns retoques em Windows. Mas o melhor é mesmo utilizares uma máquina virtual, à falta de uma instalação nativa. Vê o VirtualBox.

Desaparecido.

ficheiros de texto pode parecer mais facil porque estás habituado a usa-los e tudo está ali à tua vista, de forma que sabes mais ou menos o que se passa. Mas o mesmo acaba por acontecer com outras tecnologias quando as dominares.

A linguagem SQL foi criada precisamente para facilitar a manipulação de dados e não para complicar.

Tudo depende do que quiseres fazer... se for para guardar uma estrutura de dados...deve haver praí bibliotecas tipo pickle, ou serialize, ou coisa parecida para C, não te posso dar nenhum conselho porque nunca usei nenhuma.

Se for uma estrutura de dados muito simples a primeira coisa que vem a cabeça são mesmo os ficheiros de texto... para coisas simples são praticos, mas se aumentas um pouco a complexidade tornam-se num entrave ao desenvolvimento devido à rigidez que a tua aplicação tem que ter.

Para fazeres o que quiseres dos dados... uma solução que use SQL acaba por ser o melhor.

O w3schools é um sitio de confiança para aprenderes sql, o SQL mais basico aprende-se relativamente rapido e já dá para fazer muita brincadeira.

Eu nao aconselho o mysql de todo... uma vez tive que usar o mysql em C++ e foi o cabo dos trabalhos para o por a funcionar.

Mas o pior não é isso... o pior é mesmo o facto de o teu utilizador ter que instalar o mysql para correr a tua aplicação. Tambem dá para embutir o mysql numa aplicação mas nunca vi ninguem a fazer isso e nem quero imaginar o overhead que isso não criará.

Eu aconselho SQLITE. É um motor de base de dados em forma de biblioteca, a propria biblioteca é o motor de base de dados. Inclui-o usa-o, compila a tua aplicação e tens uma base de dados a funcionar... e fica guardada num ficheiro.

O sqlite é usado pelo firefox e por muitos outros softwares que usas diariamente. a unica coisa que tens que fazer é incluir uma biblioteca.

http://sqlite.org

Boas,

Ora bem, decidi aceitar a opçao do pedrotuga, e usar sqlite, em vez de mysql. Tenho andado à procura de programas tipo, para poder ver +/- as funçoes que utilizam, sintaxes, etc, mas ate agora encontrei muito pouca coisa. Vou dar uma vista de olhos por alguns foruns, pode ser que encontre mais qualquer coisa. A interface parece ser relativamente simples de fazer em C, visto que aquilo que eu realmente preciso é so inserir dados, apagar tabelas/dados, fazer backup's, fazer pesquisas(esta ultima ainda nao sei como se faz ?), e fazer dumps da bd toda para um txt.

PS: Obrigado thedark por me dares a conhecer o virtualbox! Nao fazia ideia que havia algo open-source para virtualizaçao de SO's! E ainda por cima tao simples de instalar e usar!

• 2 months later...

Aqui tens este zip que contém os ficheiros .h aos quais tens que fazer include para utilizar a biblioteca. Não te esqueças de incluir o ficheiro .c no projecto.

Bem, comecei hoje a criar a interface em C, e ao tentar usar funçoes tipo sqlite_open da-me erro de linkagem, usando os headers que me indicaste.

Outra m**** que tb nao faço a minima de como irei criar é os search fields para as diferentes tabelas... Alguem se importava de me dar um empurrao?

Desde ja agradecido;)