Alcap Posted October 25, 2007 at 04:51 PM Report Share #142848 Posted October 25, 2007 at 04:51 PM Boas, Preciso de criar um programa que escreva e leia para uma base de dados. A base de dados nao precisa de ser muito elaborada, podendo ate ser um ficheiro txt. Se eu optar, por exemplo, por uma bd em mysql como é que passo argumentos do programa para a bd? Desde ja agradecido Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted October 25, 2007 at 05:12 PM Report Share #142852 Posted October 25, 2007 at 05:12 PM Vê se isto ajuda: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=4411 Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alcap Posted October 25, 2007 at 05:22 PM Author Report Share #142853 Posted October 25, 2007 at 05:22 PM Ja andei a ver, e é uma das coisas que me poe contra o mysql... É bastante confuso. Envolve comandos da biblioteca mysql.h que nao conheço 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheDark Posted October 25, 2007 at 09:32 PM Report Share #142948 Posted October 25, 2007 at 09:32 PM É pá, desculpa mas isso é incompreensível. Se não se sabe, aprende-se, é para isso que cá estamos todos. É claro que tens que utilizar funções da biblioteca, mesmo que não as conheças. Qualquer outro sistema de gestão de bases de dados funciona na mesma base. Desaparecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alcap Posted October 26, 2007 at 07:17 PM Author Report Share #143100 Posted October 26, 2007 at 07:17 PM Isso é tudo muito engraçado, mas nao sei onde ver esse tipo de coisas! Já me fartei de procurar pelo google, e nada! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted October 26, 2007 at 07:42 PM Report Share #143109 Posted October 26, 2007 at 07:42 PM Parece-me que neste link tens informação que chegue: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=316 Mas se não chegar: http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/c.html A menos que o teu problema chega com o SQL, mas nesse caso também não faltam tutoriais na net. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alcap Posted October 26, 2007 at 09:17 PM Author Report Share #143147 Posted October 26, 2007 at 09:17 PM Ya, o meu problema começa no SQL 😉 Vou ver na w3schools se ha alguma coisa. Acham mesmo que a melhor opçao é mysql? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Carlos Posted October 26, 2007 at 09:26 PM Report Share #143149 Posted October 26, 2007 at 09:26 PM Ya, o meu problema começa no SQL 😉 Vou ver na w3schools se ha alguma coisa. Acham mesmo que a melhor opçao é mysql? Depende da complexidade do problema. Como falaste em ficheiros de texto, talvez não se justifique, mas as alternativas também não devem ser muito simples no teu caso. Rui Carlos Gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alcap Posted October 26, 2007 at 09:42 PM Author Report Share #143151 Posted October 26, 2007 at 09:42 PM Ficheiros de texto ainda sei como interagir +/-, agora mysql... Ainda tenho que aprender a mexer direito la. Olha, ja agora, tb tou com outro problema... Encomendaram-me o trabalho para plataforma windows, e o windows no meu disco é agora uma partiçaozita em ext3... Tenho que instalar uma vmware ou ha maneiras de contornar a historia? Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheDark Posted October 26, 2007 at 11:21 PM Report Share #143173 Posted October 26, 2007 at 11:21 PM Devia estar algo rabugento quando dei a resposta anterior 😉 SQL não é nenhum bicho de sete cabeças, com o manual por perto chegas lá rapidamente. Não é impossível, mas é difícil desenvolver para Windows em Linux (ou vice versa). Se não utilizares funções específicas do SO podes sempre programar sobre uma framework (estilo GTK) em Linux e só no fim dar uns retoques em Windows. Mas o melhor é mesmo utilizares uma máquina virtual, à falta de uma instalação nativa. Vê o VirtualBox. Desaparecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted October 26, 2007 at 11:25 PM Report Share #143176 Posted October 26, 2007 at 11:25 PM ficheiros de texto pode parecer mais facil porque estás habituado a usa-los e tudo está ali à tua vista, de forma que sabes mais ou menos o que se passa. Mas o mesmo acaba por acontecer com outras tecnologias quando as dominares. A linguagem SQL foi criada precisamente para facilitar a manipulação de dados e não para complicar. Tudo depende do que quiseres fazer... se for para guardar uma estrutura de dados...deve haver praí bibliotecas tipo pickle, ou serialize, ou coisa parecida para C, não te posso dar nenhum conselho porque nunca usei nenhuma. Se for uma estrutura de dados muito simples a primeira coisa que vem a cabeça são mesmo os ficheiros de texto... para coisas simples são praticos, mas se aumentas um pouco a complexidade tornam-se num entrave ao desenvolvimento devido à rigidez que a tua aplicação tem que ter. Para fazeres o que quiseres dos dados... uma solução que use SQL acaba por ser o melhor. O w3schools é um sitio de confiança para aprenderes sql, o SQL mais basico aprende-se relativamente rapido e já dá para fazer muita brincadeira. Eu nao aconselho o mysql de todo... uma vez tive que usar o mysql em C++ e foi o cabo dos trabalhos para o por a funcionar. Mas o pior não é isso... o pior é mesmo o facto de o teu utilizador ter que instalar o mysql para correr a tua aplicação. Tambem dá para embutir o mysql numa aplicação mas nunca vi ninguem a fazer isso e nem quero imaginar o overhead que isso não criará. Eu aconselho SQLITE. É um motor de base de dados em forma de biblioteca, a propria biblioteca é o motor de base de dados. Inclui-o usa-o, compila a tua aplicação e tens uma base de dados a funcionar... e fica guardada num ficheiro. O sqlite é usado pelo firefox e por muitos outros softwares que usas diariamente. a unica coisa que tens que fazer é incluir uma biblioteca. http://sqlite.org Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alcap Posted October 28, 2007 at 01:24 AM Author Report Share #143413 Posted October 28, 2007 at 01:24 AM Boas, Ora bem, decidi aceitar a opçao do pedrotuga, e usar sqlite, em vez de mysql. Tenho andado à procura de programas tipo, para poder ver +/- as funçoes que utilizam, sintaxes, etc, mas ate agora encontrei muito pouca coisa. Vou dar uma vista de olhos por alguns foruns, pode ser que encontre mais qualquer coisa. A interface parece ser relativamente simples de fazer em C, visto que aquilo que eu realmente preciso é so inserir dados, apagar tabelas/dados, fazer backup's, fazer pesquisas(esta ultima ainda nao sei como se faz ?), e fazer dumps da bd toda para um txt. PS: Obrigado thedark por me dares a conhecer o virtualbox! Nao fazia ideia que havia algo open-source para virtualizaçao de SO's! E ainda por cima tao simples de instalar e usar! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alcap Posted October 28, 2007 at 02:20 AM Author Report Share #143417 Posted October 28, 2007 at 02:20 AM Boas, Pode parecer uma pergunta parva, mas nao estou a conseguir usar a biblioteca sqlite3.h. Diz-me que nao existe tal ficheiro. Ja tentei instalar a biblioteca, mas na secçao de downloads aparecem-me dll's... Ja os tentei meter na pasta system 32, mas sem efeito 😄 Alguem sabe qual é o problema? Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheDark Posted October 28, 2007 at 08:49 PM Report Share #143619 Posted October 28, 2007 at 08:49 PM Aqui tens este zip que contém os ficheiros .h aos quais tens que fazer include para utilizar a biblioteca. Não te esqueças de incluir o ficheiro .c no projecto. Desaparecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted October 28, 2007 at 10:00 PM Report Share #143644 Posted October 28, 2007 at 10:00 PM saca tambem um frontend para mexeres na base de dados com mais liberdade. Tens varias opções: http://sqliteadmin.orbmu2k.de/ http://sqlitebrowser.sourceforge.net/ http://reddog.s35.xrea.com/wiki/TkSQLite.html Cuidado que sqlite2 e sqlite3 não são compativeis. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alcap Posted October 29, 2007 at 11:34 PM Author Report Share #143888 Posted October 29, 2007 at 11:34 PM Obrigado, dentro de uns tempos postando as duvidas que houverem;) So uma coisa, esses headers sao apra linux ou windows? Link to comment Share on other sites More sharing options...
TheDark Posted October 29, 2007 at 11:52 PM Report Share #143901 Posted October 29, 2007 at 11:52 PM Acho que não estão vinculados a nenhum SO. Desaparecido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrotuga Posted October 30, 2007 at 08:48 AM Report Share #143935 Posted October 30, 2007 at 08:48 AM Não há qualuer limitação desse tipo em relação aos SOs mais conhecidos: windows, mac, linux. Esta biblioteca corre nos 3... pelo menos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alcap Posted January 17, 2008 at 11:03 PM Author Report Share #160541 Posted January 17, 2008 at 11:03 PM Aqui tens este zip que contém os ficheiros .h aos quais tens que fazer include para utilizar a biblioteca. Não te esqueças de incluir o ficheiro .c no projecto. Bem, comecei hoje a criar a interface em C, e ao tentar usar funçoes tipo sqlite_open da-me erro de linkagem, usando os headers que me indicaste. Outra m**** que tb nao faço a minima de como irei criar é os search fields para as diferentes tabelas... Alguem se importava de me dar um empurrao? Desde ja agradecido;) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts