Jump to content

Ficheiro "executavel"


Hellblazzer

Recommended Posts

Boas pessoal,

Estou a começar a aprender a programar em Java (1º ano na univ) e deparei-me com uma dúvida.

Em java as aplicações correm sobre a dita plataforma, e nós nas aulas criamos ficheiros .class, não há maneira de criar executar o que temos programado nesse .class sem ser com o compilador usado, neste caso o Eclipse?

O meu stor falou em qualquer coisa de fazer um .batch em notepad que fizesse o programa correr, se alguém souber como o fazer agradecia bastante uma ajudinha  🙂😉

Link to comment
Share on other sites

Tenho a extensão de .jar associada a software da Nokia... que posso usar para o correr?

Esses programas que falaste são para criar .exe a partir de um .class?

É que o meu objectivo era mesmo só ter um fixeiro que funcionasse como um .exe com o que tenho programado nesse .class porque queria mandá-lo a uma pessoa que não tem eclipse nem nada disso... E como é óbvio foi algo que quis saber mal comecei a programar em java  😉

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Eu acho mal na faculdade começarem logo a aprender java usando ferrramentas como o eclipse... depois é normal surgirem estas duvidas. Eu pelo menos quando entrei usava-se emacs + linha de comandos.

Quando eu entrei usava JBuilder e não fazia nada na linha de comandos, mas isso não impediu que tivesse aprendido, mesmo usando JBuilder durante mais de dois anos.

Por outro lado não consigo usar o emacs, usar um IDE não é até bem bom para aprender, evita-se perder tempo com coisas menos importantes, mas não impede que possam aprender mais. Aliás, se ficassemos apenas pelo que aprendemos nos cursos eramos muito burrinhos. Tudo depende do aluno.

Link to comment
Share on other sites

Exacto, nao há mal nenhum em usar o eclipse eu próprio uso. Mas para iniciação à programação acho que se devem começar por ensinar as bases e mostrar como realmente se inicia um programa java, ficando o aluno com a noção de que necessita de uma java virtual machine instalada, coisa que o eclipse abstrai completamente, dando a falsa sensação de que para correr um .class é preciso o eclipse.

Comecei com emacs e adianto já que não gosto nada do editor, depressa mudei para o vim e depois sim foram-me apresentadas as IDEs.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.