metuga Posted October 19, 2007 at 11:00 AM Report #141338 Posted October 19, 2007 at 11:00 AM Não sei se alguém já colocou esta questão, fiz uma procura mas não encontrei nada. É o seguinte: Eu encontrei num site uma calculadora em javascript que gostei muito e quero inseri-la no meu site. ja vi que basta-me fazer copy/paste do código da pagina e aplicar no meu. Em termos legais posso fazer isso? No caso do php não dá para fazer isso porque é impossível copiar mas no javascript é perfeitamente possível. A questão aqui não é de ética mas sim legal, até porque eticamente sei que um email ao proprietário e uma referencia fica sempre bem ... Legalmente posso copiar aquilo sem dar cavaco a ninguém? Obrigado
pedrotuga Posted October 19, 2007 at 11:08 AM Report #141342 Posted October 19, 2007 at 11:08 AM IIIII isso é uma questão que dá pano para mangas. A resposta curta é: depende da licença dele. Provavelmente ele não se importa muito com licenças desde que lhe dêem o devido crédito.
metuga Posted October 19, 2007 at 12:16 PM Author Report #141357 Posted October 19, 2007 at 12:16 PM Sim, mas não havendo nenhuma licença (ou pelo menos nada que se veja)? Existe algo escrito? Leis? Repara, no fundo fazemos sempre isso, meia volta vamos espreitar o código de uma página e copiamos uma ou outra linha, aqui quero usar todo o javascript. Quais são os limites? Pode-se copiar uma linha mas o todo não? Ou copiar uma linha é o mesmo crime que copiar tudo? Já disse que eventualmente irei pedir autorização mas gostava de saber em que ponto me situe em termos legais.... No fundo no javascript o código está sempre a vista. A vista quer dizer o mesmo que aberto? Realmente dá pano para mangas mas seria interessante que houvesse uma discussão sobre este tema.
seesharptec Posted October 19, 2007 at 12:26 PM Report #141359 Posted October 19, 2007 at 12:26 PM Isso não tem a ver com a linguagem Em principio se a pessoa não quiser que copiem tem de dizer que não o quer. Se uma pessoa publica o código tens tudo o direito de o copiar. Ressalva é se tens acesso a código da página, e essa pagina tem direito de copia ou qq outro meio de protecção de direito de propriedade do conteudo. Ai não deves Imagina a pagina do sapo, podes ter acesso ao javascript. Uma vez que a pagina e um conteudo do sapo que por sua vez o tem protegido. Então não deves usar esse código exactamente como está. Podes sim ver e construir de raiz algo semelhante. Uma vez que não existem patentes em software. AINDA SeeSharpTec
metuga Posted October 19, 2007 at 12:34 PM Author Report #141362 Posted October 19, 2007 at 12:34 PM seesharptec, repara quando falei em linguagem era sobretudo para comparar com o php. No caso do php, o código nunca é acessivel, se o proprietários quer libertar o código tem que permitir o download do ficheiro, não é possível ver o código através do browser. Com o javascript e o HTML já é diferente, pois o acesso ao código é directo. Concordo contigo seesharptec e era esta a minha ideia inicial , de que caso não haja nada em contrário, o código pode ser usado. Encontrei entretanto um artigo interessante sobre este assunto: http://www.benedict.com/Digital/Web/WebDesign.aspx
M6 Posted October 19, 2007 at 12:56 PM Report #141372 Posted October 19, 2007 at 12:56 PM Não tendo direitos de autor sobre o código, que como referes não tens, verifica se o código está disponível sob alguma licença. Se ainda assim não houver, podes entrar em contacto com o autor a pedir permissão. Se mesmo assim não houve consentimento, procura uma opção open source e melhora-a de acordo com as tuas necessidades. Isso já me aconteceu uma vez com uma cena que fiz em JS e quer foi copiada sem permissão. Pedi para retirarem e o pedido foi aceite sem problemas. Lá por o código estar disponível não quer dizer que o possas copiar, uma vez que ele não é, legalmente, teu. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Rui Carlos Posted October 19, 2007 at 01:06 PM Report #141382 Posted October 19, 2007 at 01:06 PM Em vez de copiares o código, podias tentar compreende-lo e reescrever tu a calculadora. Isto penso que já não levanta problemas de legalidade. Rui Carlos Gonçalves
Recommended Posts