Jump to content

Recommended Posts

Posted

Não sei se alguém já colocou esta questão, fiz uma procura mas não encontrei nada.

É o seguinte: Eu encontrei num site uma calculadora em javascript que gostei muito e quero inseri-la no meu site.

ja vi que basta-me fazer copy/paste do código da pagina e aplicar no meu.

Em termos legais posso fazer isso? No caso do php não dá para fazer isso porque é impossível copiar mas no javascript é perfeitamente possível.

A questão aqui não é de ética mas sim legal, até porque eticamente sei que um email ao proprietário e uma referencia fica sempre bem ...

Legalmente posso copiar aquilo sem dar cavaco a ninguém?

Obrigado

Posted

Sim, mas não havendo nenhuma licença (ou pelo menos nada que se veja)?

Existe algo escrito? Leis?

Repara, no fundo fazemos sempre isso, meia volta vamos espreitar o código de uma página e copiamos uma ou outra linha, aqui quero usar todo o javascript. Quais são os limites? Pode-se copiar uma linha mas o todo não? Ou copiar uma linha é o mesmo crime que copiar tudo?

Já disse que eventualmente irei pedir autorização mas gostava de saber em que ponto me situe em termos legais....

No fundo no javascript o código está sempre a vista. A vista quer dizer o mesmo que aberto? Realmente dá pano para mangas mas seria interessante que houvesse uma discussão sobre este tema.

Posted

Isso não tem a ver com a linguagem

Em principio se a pessoa não quiser que copiem tem de dizer que não o quer.

Se uma pessoa publica o código tens tudo o direito de o copiar.

Ressalva é se tens acesso a código da página, e essa pagina tem direito de copia ou qq outro meio de protecção de direito de propriedade do conteudo. Ai não deves

Imagina a pagina do sapo, podes ter acesso ao javascript. Uma vez que a pagina e um conteudo do sapo que por sua vez o tem protegido. Então não deves usar esse código exactamente como está. Podes sim ver e construir de raiz algo semelhante. Uma vez que não existem patentes em software.

AINDA

SeeSharpTec

Posted

seesharptec, repara quando falei em linguagem era sobretudo para comparar com o php.

No caso do php, o código nunca é acessivel, se o proprietários quer libertar o código tem que permitir o download do ficheiro, não é possível ver o código através do browser.

Com o javascript e o HTML já é diferente, pois o acesso ao código é directo.

Concordo contigo seesharptec e era esta a minha ideia inicial , de que caso não haja nada em contrário, o código pode ser usado.

Encontrei entretanto um artigo interessante sobre este assunto:

http://www.benedict.com/Digital/Web/WebDesign.aspx

Posted

Não tendo direitos de autor sobre o código, que como referes não tens, verifica se o código está disponível sob alguma licença.

Se ainda assim não houver, podes entrar em contacto com o autor a pedir permissão.

Se mesmo assim não houve consentimento, procura uma opção open source e melhora-a de acordo com as tuas necessidades.

Isso já me aconteceu uma vez com uma cena que fiz em JS e quer foi copiada sem permissão.

Pedi para retirarem e o pedido foi aceite sem problemas.

Lá por o código estar disponível não quer dizer que o possas copiar, uma vez que ele não é, legalmente, teu.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."