Jump to content

[RESOLVIDO] [vb 2005] Aplicação multilingue

Joca

Recommended Posts

Gostava de saber qual é o meu erro no seguinte código, já que o mesmo não activa correctamente os botões (quero que o Button1 só fique activo quando seleccionar um dos idiomas no meu Form1 e, que exiba correctamente a mensagem referente ao idioma escolhido).

Adicionem o seguinte código a uma Form com uma ComboBox e dois Buttons:

Private Sub Form1_Load(ByVal sender As Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Me.Load

Button1.Enabled = False

ComboBox1.Items.AddRange(New Object() {"Choose Idiom", "English", _
            "Français", "Português"})

ComboBox1.SelectedIndex = 0 'Para manter sempre o "Choose Idiom" visível ao iniciar.

End Sub

Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click

Me.DialogResult = Windows.Forms.DialogResult.OK

End Sub

Private Sub Button2_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button2.Click

Me.DialogResult = Windows.Forms.DialogResult.Cancel

End Sub

Private Sub ComboBox1_SelectedIndexChanged(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles ComboBox1.SelectedIndexChanged

If ComboBox1.SelectedIndex <> 0 Then
            Button1.Enabled = True

If ComboBox1.SelectedIndex <> 0 And Me.DialogResult = Windows.Forms.DialogResult.OK Then                
                MessageBox.Show("You choose" & ComboBox1.SelectedItem.ToString)

ElseIf ComboBox1.SelectedIndex = 0 And Me.DialogResult = Windows.Forms.DialogResult.Cancel Then
                MessageBox.Show("You have chosen 'CANCEL', so program will not open!" _
                & vbNewLine & "You can try later to chose any idiom!", _
                "Warning!", MessageBoxButtons.OK)
                Application.Exit()
            End If
        End If

End Sub

Boas...

O que podes fazer se queres fazer um programa multi linguagem é, guardares um ficheiro por exemplo "ling.ini".

Imagina que tens um programa com 2 butões (button1 e button2) e queres tornar esses butões "traduziveis", então vais meter no ficheiro o seguinte:

[button1]

Botão 1

[button2]

Botão 2

E depois cada vez que o se abre o programa, ele abre esse ficheiro, lê os dados nesse ficheiro e depois é uma questão de programação...

Cumps

Boas!

Esqueci de postar aqui que já resolvi o meu problema. Era só fazer o seguinte:

Private Sub Form1_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load

Button1.Enabled = False

ComboBox1.Items.AddRange(New Object() {"Choose Idiom", "English", _
        "Français", "Português"})

ComboBox1.SelectedIndex = 0 'Para mostrar sempre o "Choose Idiom" visível ao iniciar.

End Sub

Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click

Me.DialogResult = Windows.Forms.DialogResult.OK

MessageBox.Show("You Choose " & ComboBox1.SelectedItem.ToString)

End Sub

Private Sub Button2_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button2.Click

Me.DialogResult = Windows.Forms.DialogResult.Cancel

MessageBox.Show("You have chosen 'CANCEL', so program will not open!" _
        & vbNewLine & "You can try later to chose any idiom!", _
        "Warning!", MessageBoxButtons.OK)

Application.Exit()

End Sub

Private Sub ComboBox1_SelectedIndexChanged(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles ComboBox1.SelectedIndexChanged

If ComboBox1.SelectedIndex <> 0 Then
            Button1.Enabled = True
        End If

End Sub

Foi distracção da minha parte...

Mas, a propósito do que o NuGuN disse:

1.º É melhor usar ficheiros *.ini do que *.txt?

2.º Nunca "trabalhei" com ficheiros *.ini. Onde posso ver informação sobre isso?

3.º Como poderia chamar o texto? Num ficheiro *.txt tenho ideia de como seria feito, mas julgo que o *.ini não poderia exibir o texto directamente num menu ou, num botão... Como ainda não vi nenhum exemplo, não posso afirmá-lo com toda a certeza!...