Jump to content

algoritmo

fraquinho

Recommended Posts

boas tarde....

este ano decidi voltar a estudar no âmbito das novas oportunidades e estou no curso tecnológico de informática  de noite mas adiante...

a minha duvida é: " considere um algoritmo capaz de calcular e apresentar o valor da área de um trapézio...?"

como já não estudo a muito tempo tenho duvidas sera A=B+b/2*h

A=área

B=base maior

b=base menor

h=altura

desculpem se é básico mas estou atentar resolver o problema hoje  ? 

oi...

estudar de noite e trab não é facil...

A minha duvida era na formula.

já agora eu fiz assim o algoritmo em pseudocodigo

variáveis base_menor, base_maior, altura, resultado: reais

Inicio

escrever ("Inserir  valor da base maior");

ler (base_maior);

escrever ("Inserir  valor da base menor");

ler (base_menor);

escrever ("Inserir valor da altura");

ler (altura);

resultado <-- (base_maior + base_menor/2)*altura;

escrever (" A área de um trapézio é" , resultado);

fim.

se poderem comentar se esta errado ou certo eu agradecia...

cumps

resultado <-- (base_maior + base_menor)/2*altura;

tinhas o parentessis fora do sitio.

Parece-me bem. Espero que lhe ganhes o gosto 🙂

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

Não, como ele tinha é que estava quase bem, ou seja:

resultado <-- ((base_maior + base_menor)/2)*altura;

Segundo vi por aqui...

Er, lol? O do mogers está certo, o do fraquinho estava mal... Esse parentises antes do *altura não é necessário, basta pensares na prioridade das operações. 🙂

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Então não estou a perceber, a multiplicação é sempre prioritária ou não é?

Da maneira que tinha o mogers o 2 ia multiplicar pela altura antes da divisão. Ou não é essa a sequência? Posso estar enganado... 🙂

A divisão e a multiplicação têm prioridade sobre a soma e a subtracção. No entanto, nenhuma das duas têm prioridade em relação à outra, 1/2*3 = (1/2)*3 e não 1/(2*3)  🙂

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

resultado <-- ((base_maior + base_menor)/2)*altura;

como já disseram aqui, os () que colocaste são redundantes (não fazem nada).. já cometi esse erro também 🙂

como eu tinha, ao resultado da divisao por 2, é multiplicada a altura. eu era para por os () , porque se percebe melhor... mas não pus 🙂

Ainda na semana passada eu tava a falar com um prof acerca de Prolog (que tou a aprender agora..) sobre colocar uns () para perceber melhor porque ainda não estou à vontade com a linguagem. E ele riu-se para mim: "a primeira coisa que o interpretador vai fazer é tirar esses parentessis"    ?

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

Ainda na semana passada eu tava a falar com um prof acerca de Prolog (que tou a aprender agora..) sobre colocar uns () para perceber melhor porque ainda não estou à vontade com a linguagem. E ele riu-se para mim: "a primeira coisa que o interpretador vai fazer é tirar esses parentessis"    ?

É verdade, o interpretador/compilador irá dar uns passos a mais para nada, indo parar ao mesmo estado que se não tivesse os parêntesis. Mas eu não me importo, prefiro que o parsing demore um pouco mais e ter o código mais legível.

Mas nesta situação também não usaria os parêntesis, acho que atrapalharia mais do que ajudava. 😛

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk