Ir para o conteúdo
Kriptosgeek

Duvida sobre URL

Mensagens Recomendadas

Kriptosgeek    0
Kriptosgeek

Boas!

eu tenho uma duvida, eu estou habituado a ver link do tipo www.site.com/index.html , mas reparei que em alguns site nomeadamente blogs, é possivel, www.site.com/page/2/ , ou seja, não conseguimos ver o nome da pagina em PHP/ASP/JPS que gerou a pagina que estamos a visualizar, como é que eu posso desenvolver assim um site?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
jsWizard    6
jsWizard

eu pessoalmente acho que é mau não indexarem os URLs com a query string.

qual é o stress de indexar algo deste género:

http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?action=post;topic=16358.0;num_replies=3

acham melhor se fosse assim??

http://www.portugal-a-programar.org/forum/index/post/16358.0/3

e depois temos que programar o backtrack do URL para descobrir a página e depois fazer parse da string do URL para sacar os valores... etc.. dass!! isto é bom?? eu não acho!

- porque é que temos de andar com workarounds ao protocolo HTTP se dá tanto jeito passar valores por query string?

- porque querem agora re-inventar a roda?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
djthyrax    11
djthyrax

jsWizard, isso é o mesmo que dizeres "porque hão-de pôr uma 'asa' a um carro quando ele anda bem sem ele?". É uma questão de estética.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
jsWizard    6
jsWizard

ora bem..

URL de exemplo: http://www.google.pt/search?hl=en&q=car****+do+sapo&meta=

(para esta resposta vou usar Server-Side JavaScript)

1 - quando eu preciso de saber o valor do parâmetro "q", só preciso de usar "Request.QueryString('q').Item;" e obtenho o valor. não preciso de parses, backtracks do URL, pesquisa por ficheiros (se existe então executa.. se não existe.. então "cd .." e tenta de novo.. and again.. and again???  nem nada disso e caso o parâmetro tenha caracteres codificados (encoded), este método devolve-me logo o valor "descodificado"

2 - este tipo de passagem de parametros de página para página faz parte do protocolo que define o formato das URLs.

3 - funciona tão bem que não vejo razão nenhuma para estar a mudar.

4 - não existe nehuma razão para "disfarçar" qual a página que está a ser pedida no URL

5 - é mais legível para qualquer pessoa ver algo ?hl=en&q=car****+do+sapo&meta=  do que /en/car****+do+sapo/ 

6 - posso ter ?a=fg&b=er&c=er e para implementar qualquer coisa nova, posso passar a ter ?a=fg&novo-parametro-pelo-meio=3423&b=er&c=er e isto não quebra nada.. (não é preciso explicar o que aconteceria com a tal sintaxe estranha, pois não?)

... agora poderia falar aqui das diferentes implementações necessárias para resolver esse problema de estética em variados web servers... bla bla bla..

mas agora não.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
djthyrax    11
djthyrax

Ou seja, vais pela lei do menor esforço. :P Um bom uso dos url's SE friendly é para evitar coisas como ?topic=isto;dummy e ?topic=isto sejam interpretados como coisas diferentes.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
jsWizard    6
jsWizard

Ou seja, vais pela lei do menor esforço. :P Um bom uso dos url's SE friendly é para evitar coisas como ?topic=isto;dummy e ?topic=isto sejam interpretados como coisas diferentes.

não é lei do menor esforço..

acho é que devo usar o que funciona bem, e devo concentrar esforços para melhorar o que funciona menos bem.

que é isso que faço.

claro que ?topic=isto;dummy é != de ?topic=isto

os parâmetros são separados por &

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga    31
pedrotuga

Camaradas.... os problemas que apontam aos urls mais bonitos não se colocal.

Os urls são reescritos com o mod_rewrite pelo é na mesma possivel fazer tudo o que voces querem fazer.

Eu não conheço as bibliotecas de javascript que os browsers trazem, mas concerteza deves poder sacar o url, e se este for todo bonitinho é um já enquanto separas os parametros por exemplo com regex.

As razõespara usar urls reescritos são:

são de mais facil leitura e mais faceis de lembrar. É muito mais facil lembrar-me de http://omeusite.com/noticias

do que de

http://omeusite.com/mostra.php?action=noticias

Depois há a questao do google e afins. Um site com urls dinamicos não vai a lado nenhum no google. Basicamente, quem quiser ser visto no google de forma satisfatoria tem que usar urls bonitinhos.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
jsWizard    6
jsWizard

ainda não consegui "achar" nenhuma vantagem para os URL "bonitinhos".. e já agora, porque é que o google não indexa URL com querystring?

alguma razão especial que conheçam?

quanto ao ser mais fácil de decorar.. sim concordo.. mas normalmente as pessoas decoram "omeusite.com" e quando precisam de links directos para alguma página com parâmetros em concreto.. usam os bookmarks.. é para isso que eles servem.

decora isto:

http://www.amazon.com/s/ref=nb_ss_b/103-5214668-8530268?initialSearch=1&url=search-alias%3Dstripbooks&field-keywords=svg+unleashed&Go.x=0&Go.y=0&Go=Go

http://www.amazon.com/SVG-Unleashed-Andrew-H-Watt/dp/0672324296/ref=sr_1_1/103-5214668-8530268?ie=UTF8&s=books&qid=1190282583&sr=1-1

LOL

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga    31
pedrotuga

Eu conheço várias razões pelas quais o google não indexa urls dinâmicos. Porque esses urls são usados para conteudo dinâmico que não tem grande interesse indexar por ser efémero.

O google só indexa urls dinâmicos até um link de profundidade e até um máximo de 500 urls. Não tenho a certeza dos valores exactos. Para alem disso esses urls não são indexados com a mesma relevancia.

Outra razão, para comodidade do utilizador, pois na pagina de resultados pode olhar para um url mais pequeno e mais inteligivel.

Já agora, o exemplo que deste não é obviamente válido. Acho que nao preciso explicar porquê.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
jsWizard    6
jsWizard

explica lá porquê.

Porque esses urls são usados para conteudo dinâmico que não tem grande interesse indexar por ser efémero.

são  efémeros ou não..

imagina.. www.jornalxpto.com/?sec=desporto

será que de repente vai deixar de existir a secção deporto? não me parece

agora falando em coisas realmente efémeras

www.jornalxpto.com/?sec=desporto¬=34532432

realmente a noticia 34532432 pode deixar em breve de existir.. mas será que isso tambem não se aplica se o URL fosse

www.jornalxpto.com/desporto/34532432

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga    31
pedrotuga

Não sou em quem manda o que o google, yahoo, microsoft, etc decidem para as politicas deles.

Na verdade tendo em conta o uso de mod_rewrite, o formato do url tem cada vez menos a ver com  a sua efemeridade.

Lê a documentação que eles disponibilizam para webmasters e logo me dás razão.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
jsWizard    6
jsWizard

quando tiver tempo.. vou dar uma vista de olhos a essa tal documentação..

neste momento já tenho bastante documentação para analisar (Oracle tuning).. e por tanto.. vai ter de ficar para outro mês.. vamos lá ver..

(já agora.. mete aqui um link para essa documentação se tiveres isso ai à mão)

de qualquer forma.. politica deles ou não.. ainda ninguém me deu uma boa razão para usar URLs "bonitinhos".

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
jsWizard    6
jsWizard

eu expliquei-me mal... o que eu queria dizer era:

não estou a ver uma boa razão para não indexar ?a=1&b=2&c=3 e indexar /1/2/3

obrigado pelo link.. quando tiver algum tempo, vou ver isso melhor.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Kriptosgeek    0
Kriptosgeek

Eu vejo este método não so como estética mas também é uma maneira de evitar que o user manipule o URL. :D

Uma coisa é nos fazermos um site com o Query String e mostrar quais os dados a serem utilizados e possibilita a possível manipulação, ou coisa é tornar a manipulação um pouco mais dificil!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
jsWizard    6
jsWizard

meu caro... qualquer parâmetro tem de ser validado do lado do servidor.. quer seja por GET ou por POST.

a dificuldade de manipular os valores dos parâmetros só está dependente da paciência e dos conhecimentos técnicos dos utilizadores.

bom fim de semana!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade