Jump to content
Sign in to follow this  
teckV

[vbscript] Administar com VBScript WSH p1

Recommended Posts

teckV

Boas,

Desde a introdução do Windows Scripting Host (WSH) que a administração de ambientes Windows se tornou muito mais eficaz recorrendo a scripts vbscript. É possivel automatizar e resolver muitos dos procedimentos administrativos sobre o ambiente windows recorrendo a esta funcionalidade. Os scripts desenvolvem-se em VBScript, que têm as grandes vantagens de ser simples e ser uma linguagem bastante conhecida pelo ppl IT.

É possivel desenvolver sobre praticamente todas as funcionalidades do sistema recorrendo aos objectos (COM) já conhecidos pelos programadores, mas neste ambiente de script as coisas tornam-se muito mais rápidas sem necessidade de compilação. Cria-se um file nome.vbs e pode-se correlo na linha de comandos ou sobre o explorer. Pode-se desenvolver um script muito rapidamente para aquela operação especifica que nos surgiu.

Alguns virus conhecidos foram desenvolvidos nesta filosofia e mostraram-se terrivelmente eficazes. EX: loveletter virus.

O objecto WScript está directamente disponivel para todos os scripts executados pelo wscript ou cscript e representa a instancia corrente do scripting host (wscript ou cscript). O objecto WScript não pode ser criado directamente pelo CreateObject, contudo os scripts que correm sob WSH pode obter referencias a ele via a propriedade Application.

Pode-se aceder ao script em execução, ao standard input/output (input e output de dados via a consola/linha de comandos [cmd.exe;command.exe]), a qualquer argumento passado pela linha de comandos e aos streams de erros. O objecto WScript pode ser usado para iniciar, obter referencias de e ligar a objectos COM (Component Object Model).

VBScript é uma versão simplificada do Visual Basic (Algumas funcionalidade foram retiradas) e VBA. Está também relacionada com a linguagem de programação BASIC (a linguagem de iniciação para muita boa gente dos tempos idos).

VBScript é uma linguagem de Scripting ou mais precisamente um ambiente de Scripting o qual pode tornar páginas HTML dinamicas (VBScript é a linguagem usada nas ASP's tradicionais [Active Server Pages que correm sob o Internet Information Server da MSFT]. Foi criada como uma linguagem de scripting Client-Side (para o Internet Explorer 3.0 e supeiores) ou scripting Server-Side  para o Microsoft Internet Information Server (versão 3.0 e superiores).

É assim a linguagem hoje muito usada para administração de sistemas, administrar o Active Directory, o SMS, o MOM, editar o Registry, criar Login Scripts, gerir ficheiros e drives de rede, etc

The Script Center Script Repository

Site da Microsoft destinado ao Scripting

http://www.microsoft.com/technet/scriptcenter/scripts/default.mspx

Site muito bom para Scripts

http://www.computerperformance.co.uk/vbscript/index.htm

teckV

... nascido no soberbo ano de 1975 neste exacto dia ...

Share this post


Link to post
Share on other sites
deathseeker25

Bons tutoriais. E os parabens atrasados... :cheesygrin: Estive ausente ontem portanto julgo que são aceitáveis... :)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.