Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #57 da revista programar. Faz já o download aqui!

marinheiro

que router/switch comprar?

Mensagens Recomendadas

marinheiro    0
marinheiro

boas

tenho uma rede com 21 pc's para (re)montar (com nova passagem de cabos por causa da mudança de lugar do servidor), tendo todos os pc's de ter acesso à net (está com um modem adsl da sapo)...

neste momento está com 4 routers (um em cada secção e confusão total de ip's quando um tem algum problema) e queria passar tudo para um só de modo a centralizar a rede junto ao servidor...

qual o router/switch que me aconselham, tendo em conta que o valor é extremamente importante (o mais baratito, mas que não dê raia fácilmente :P)

uma solução que me apresentaram foi aproveitar um dos routers para a ligação à net e ligá-lo a um switch... será mais viável económicamente?

tia :(

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
rgcaldas    0
rgcaldas

Se quiseres algo mais profissional tens a 3com que tem switches a preços muito parecidos com estas "marcas maradas" mas com uma garantia muito superior.

Quanto aos routers, o meu conselho vai sempre para a Cisco, mas o preço é muito alto, mas tens de certeza várias soluções boas no mercado, a Linksys.

Se procuras algo profissional, mas não dá para escolheres marcas com uma melhor garantia, aconselho-te a escolheres equipamentos só com as funções que queres, por experiência própria quanto mais coisas tentam colocar em equipamentos baratos maior a sua tendência a avariar, tipo se não precisas de DMZs ou print server não escolhas equipamentos que os tenham, é só mais algo que pode avariar mesmo que não estejas a utilizar.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
David Pintassilgo    5
David Pintassilgo

uma solução que me apresentaram foi aproveitar um dos routers para a ligação à net e ligá-lo a um switch... será mais viável económicamente?

Julgo que sim, assim so precisavas de comprar um switch de 24 portas e tá a andar de mota.

Ficas a usar 21 portas para as maquinas +1 para o router dá 22. Sobram-te 2 para fazeres um postrior link a outro e/ou para ligares alguma impresora ou qq coisa que te possa fazer falta.

E mais,.. por acaso tive a ver disso á pouco tempo, se um 3COM SuperStack II 24ports a 100 MegaBits te servir usado compras isso com 10 contos.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
TheDark    0
TheDark

Não sei os preços dos equipamentos que referiram. Mas como teria que comprar uma placa wireless para cada computador, é provável que não...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
marinheiro    0
marinheiro

Epá, supostamente é.

Ouvi dizer que a SMC lançou agora uns switches novos, dá uma olhada nisso.

vou ver o que têm :)

Se quiseres algo mais profissional tens a 3com que tem switches a preços muito parecidos com estas "marcas maradas" mas com uma garantia muito superior.

Quanto aos routers, o meu conselho vai sempre para a Cisco, mas o preço é muito alto, mas tens de certeza várias soluções boas no mercado, a Linksys.

Se procuras algo profissional, mas não dá para escolheres marcas com uma melhor garantia, aconselho-te a escolheres equipamentos só com as funções que queres, por experiência própria quanto mais coisas tentam colocar em equipamentos baratos maior a sua tendência a avariar, tipo se não precisas de DMZs ou print server não escolhas equipamentos que os tenham, é só mais algo que pode avariar mesmo que não estejas a utilizar.

é mesmo só de modo a que tenham todos acesso à net, 5 dos pc's vão partilhar um software e vai haver algumas pastas partilhadas... não é nada por aí além...

Se não quiseres gastar dinheiro num router, usas um computador antigo e instalas o IPCop.

isso está fora de questão... o software partilhado é bem pesado e tem de ser um bom computador com bom disco e processador...

Julgo que sim, assim so precisavas de comprar um switch de 24 portas e tá a andar de mota.

Ficas a usar 21 portas para as maquinas +1 para o router dá 22. Sobram-te 2 para fazeres um postrior link a outro e/ou para ligares alguma impresora ou qq coisa que te possa fazer falta.

E mais,.. por acaso tive a ver disso á pouco tempo, se um 3COM SuperStack II 24ports a 100 MegaBits te servir usado compras isso com 10 contos.

vou levantar essa questão... se aceitarem, contacto depois contigo :P

WiFi não é solução?

infelizmente, não, porque as paredes são grossas, e o ponto onde o server vai ficar, mesmo sendo central, tem várias paredes entre ele e grande parte dos postos... se bem que me dava muito menos trabalho :P:D :D

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton    12
Triton

Se não quiseres gastar dinheiro num router, usas um computador antigo e instalas o IPCop.

isso está fora de questão... o software partilhado é bem pesado e tem de ser um bom computador com bom disco e processador...

Pesado?! "IPCop's minimum requirements are a motherboard with a 386 processor, 32MB of RAM and a 300MB hard drive".

Também tens o ClarkConnect.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
marinheiro    0
marinheiro

eu quando disse que estava fora de questão era em relação ao computador... o programa exige um p4 a, pelo menos, 2.6, com 1 gb de ram... ele tem de estar a correr permanentemente no servidor, vai buscar de 15 em 15 minutos dados a um servidor na alemanha e gera as bd's a que os users acedem com esses dados recebidos...

além que esses dois softwares são para criar servidores de net e o que eu quero é um servidor de dados, não de net...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Triton    12
Triton

além que esses dois softwares são para criar servidores de net e o que eu quero é um servidor de dados, não de net...

Mas não estás à procura de um substituto para um bom router? É que agora fiquei sem perceber o problema...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
marinheiro    0
marinheiro

estou mas não tenho interesseem instalar um servidor de net... além que o ipcop não pode ser porque é linux e há algumas coisas no programa que têm de ser feitas localmente, e ele só corre em windows... já testei com o wine e dá-me erros atrás de erros...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
rgcaldas    0
rgcaldas

Vocês andam todos baralhados.

O que o marinheiro disse foi:

- implementação de uma rede com 21 pcs

- a possível substituição dos 4 router existentes por um novo

- wireless não é solução devido à grossura das paredes

- não pode colocar soluções do género ipcop no servidor que tem pois ele tem de correr windows

Agora para o marinheiro

- eu acho que quando sugeriram o ipcop ou similares seria para colocar numa maquina à parte que até pode ser bastante fraca, na minha opinião se existir orçamento para um router é melhor pois limita os pontos de falha, em especial se a maquina escolhida para suportar o linux + ipcop for antiga.

- eu continuo a disser que apostava em equipamentos de redes decentes, no caso da cisco eles já tem equipamentos small office, por exemplo o sb107 que é um router adsl pots que custa 200 e poucos euros, e o switches da 3com deves conseguir por perto de 100 €

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
David Pintassilgo    5
David Pintassilgo

Então mas dos 4 router que ele tem nenhum presta querem ver? Aproveita mas é um deles ,... há que poupar!!!! ;):D :D

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
marinheiro    0
marinheiro

já está decidido...

vou aproveitar um dos routers que já cá está (um smc porque sempre me dei bem com eles) e depois ligo-lhe um switch de 24 para distribuir a rede...

obrigado a todos pela ajuda ;)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade