Jump to content

Utilidade da linguagem C

dariop

Recommended Posts

Bem em termos de software, podes fazer quase tudo em C, desde um programa para desktop até a um mensageiro instantâneo, por exemplo. O C permite-te fazer todo o tipo de aplicações com as suas bibliotecas poderosíssimas. Será um bom investimento aprenderes C. Muitas portas se abrirão depois de dominares o C, isto é, terás muito mais facilidade em adaptar-te a outras linguagens.

Cumps

Como foi dito o C dá mesmo para quase tudo! 😉

Desde jogos a sistemas operativos (Linux por exemplo) a aplicações muito usadas...

Só não dá mesmo é para fazeres uma página web 😛 (mas atenção... o PHP, e outros, dão para correr internamente programas feitos em C)

Dá para correr programas em C pelo PHP? De que forma? ?

• 3 weeks later...

[glow=orange,2,000] Hi[/glow]

O Linux é um dos grandes exemplos do que se pode fazer em C, hoje em dia já não sei, mas até ha bem pouco tempo as distros eram feitas completamente em C, nem C++ levavam quanto aos programas para estas já não sei, mas muito provavelmente seriam escritos noutras linguágens.

Eu apostei no C e não estou nada arrependido, é verdade que ainda não sei muito, mas isso é porque irei aprender à seria mais tarde e não quero confundir a minha cabeça já que estou a estudar pascal e irei estudar VB, de qualquer forma vou aprendendo conforme posso e me aptece.

Recomendo o C a programadores experientes e inexperientes, e realmente é verdade que a maioria das linguágens mais recentes são variantes de C ou linguágens com uma sintaxe bastante semelhante.

Cumps. Overrun

• 2 weeks later...

Viva!

Vou so reforçar a ideia dos meus colegas, ou seja, da para fazer tudo em C! =) Desde calculadoras a sistemas operativos!! Agora depende do que queres aprender =P

Quanto ao arrependimento como o Overrun fala, infelizmente sinto-me um pouco... mas.. tens de passar pelo C para passares a outra linguagem!

Nao so se tratando (ou melhor falando) da linguagem C, passa tambem pelo paradigma!

Se pretendes programar realmente, tens de começar por algum lado, e o C e' sem duvida o melhor!! (digo começar porque pascal nao ensina nada a ninguem (pf nao levem a mal))

Um abraço

Software is like sex... it's better when it's free

in the old days

P@P "C" && "Linux" Moderator

C é uma boa linguagem de programação por varias razões embora não a considere uma boa linguagem de programação para começar.

Razões:

- Rapidez: obtem boas perfomances, mesmo em manipulação de bits;

- Conhecida: é muito usada e como tal o que não falta é sites e livros com informações;

- Simples: a sua syntax é simples (isto é um pouco subjectivo);

- Portável: existe um standard ANSI, embora pouca gente o respeite;

- Livrarias: tem tantas livrarias e que permite fazer tantas coisas 🙂

- Evolução: como é uma linguagem que deu origem a outras ex: c++ , é um bom ponto de partida para depois evoluir para c++

- Macros: tem a possibilidade de usar macros o que facilita a vida (macros são porções de code que sao substituidas num pre-processamento).

entre outras...

• 4 months later...

Como já dito anteriormente, a linguagem C é a linguagem mãe e um bom exemplo é o OS Linux. Eu não considero-m como um crack, mas já considero-m um programador avançado...por isso rapaz...podes fazer tudo...mas mesmo tudo com esta liguagem, utilizando (misturando) outras linguagem como ASSEMBLY por exemplo...o limite da complexidade de um programa não depende da tua imaginação, mas sim de dois pontos: disponibilidade de recursos (Hardware, CPU) e do teu conhecimento de uma linguagem. Tu sabendo ou dominando uma linguagem, terás poucos obstáculos pela tua frente. Mas axo bem começares aprender C, porque considero C como uma linguagem fundamental para o desenvolvimento do teu raciocíonio de programador e uma boa base para entrares em outros tipo de linguagem.

CUMPS

• 5 months later...

Como já dito anteriormente, a linguagem C é a linguagem mãe e um bom exemplo é o OS Linux. Eu não considero-m como um crack, mas já considero-m um programador avançado...por isso rapaz...podes fazer tudo...mas mesmo tudo com esta liguagem, utilizando (misturando) outras linguagem como ASSEMBLY por exemplo...o limite da complexidade de um programa não depende da tua imaginação, mas sim de dois pontos: disponibilidade de recursos (Hardware, CPU) e do teu conhecimento de uma linguagem. Tu sabendo ou dominando uma linguagem, terás poucos obstáculos pela tua frente. Mas axo bem começares aprender C, porque considero C como uma linguagem fundamental para o desenvolvimento do teu raciocíonio de programador e uma boa base para entrares em outros tipo de linguagem.

CUMPS

Melhores argumentos é impossível!

||I'm the devil25, I'm G and I'm sandro_G||

• 4 months later...

Só umas correcções. É possível fazer uma página web em C (mas por favor não façam, usem uma linguagem como php, python, ruby ou assim...).

Depois PHP é feito em C (ou C++, não sei ao certo), logo integrar PHP dentro de programas de C deve ser fácil, usando as bibiliotecas que devem disponibilizar.

• 1 year later...

Como foi dito o C dá mesmo para quase tudo! 😛

Desde jogos a sistemas operativos (Linux por exemplo) a aplicações muito usadas...

Só não dá mesmo é para fazeres uma página web 🙂 (mas atenção... o PHP, e outros, dão para correr internamente programas feitos em C)

Podes usar o C como server side language com CGI.

Só umas correcções. É possível fazer uma página web em C (mas por favor não façam, usem uma linguagem como php, python, ruby ou assim...).

Não façam porquê?

Python, PHP e Ruby são cerca de 10-20x mais lentas que C. Em certas aplicações web faz todo o sentido usar linguagens mais rápidas como Java, C/C++/D e C#.

<3 life