Jump to content
Sign in to follow this  
vitor_neves88

Windows e Ubuntu

Recommended Posts

vitor_neves88

Pessoal estou a entrar no mundo linux mas estou com um problema e espero que alguém me ajude.

Então é assim:

Tenho 2 discos 250Gb SATA em RAID 0 que dá uma unidade de (500Gb) onde está instalado o Windows e tenho mais um disco SATA de 200Gb onde pretendo instalar o Ubuntu.

Já consegui instalar o Ubuntu no disco pretendido, mas ao reiniciar o GRUB nunca consegue detectar ou discos ou partições obtendo vários erros, não conseguindo obter nenhum boot.

Para recuperar o MBR do windows tenho que recorrer aos passos apresentados na seguinte página para conseguir aceder novamente ao windows.

http://www.lednerd.com/2007/06/01/recuperando-o-mbr-master-boot-record-com-windows-vista/

Pelo que percebo (muito pouco) o problema está ao instalar o Ubunto ele detecta 2 discos de 250Gb e 1 terceiro de 200Gb ele instala no treceiro, mas depois ao arrancar ele só possui 2 discos a unidade em raid0 e a unidade do Ubunto e penso que é ai que se encontra o problema.

Se não houver solução de fazer a escolha de SO.

Tinha pensado em outra solução, a minha board permite escolher qual o disco de arranque então posso escolher a unidade Raid para fazer boot do windows ou da unidade de 200Gb para fazer boot do ubuntu.

Alguém percebe o meu problema??

Agradeço feeback.

Share this post


Link to post
Share on other sites
rgcaldas

se ainda tiveres o ubuntu instalado arranca com o live-cd e coloca aqui o conteúdo do ficheiro menu.lst que deve estar em /boot/grub/ no disco do ubuntu.

entretanto se quiseres experimentar, nesse ficheiro deves ter as linhas para os vários SOs que tem instalados e para cada um deves ter algo do género:

root            (hd0,0)

podes tentar alterar a numeração para ver se te safas, o primeiro numero é a ordem pela qual os discos são detectados pela bios, e o segundo a ordem das partições na tabela de partições do disco.

Que eu tenha conhecimento o ubuntu não tem problemas com o raid, mas nunca experimentei por isso não faço ideia se funciona.

Share this post


Link to post
Share on other sites
CR_

Não é raro ver problemas com RAID. O que podes tentar é: Metes o disco onde queres instalar Ubuntu como master (ou seja a iniciar primeiro) e instalas o grub. No fim entras no Ubuntu e editas o grub de modo a poderes entrar no windows. Se não, sempre podes usar o boot loader do Windows para iniciar Ubuntu.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.