Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

skin

Novo sistema recolhe informação sobre ameças à saúde pública

Recommended Posts

skin

Com o objectivo de identificar de forma mais rápida possiveis ameaças à saúde pública a Comissão Europeia desenvolvieu um novo sistema que permite recolher informação de mais de mil sites de notícias e 120 sítios de saúde pública para apurar eventuais epidemias ou pandemias. O MediSys deverá garantir às autoridades o conhecimento em tempo real de disseminação de doenças e incidentes industriais que permitirão desenvolver um plano de acção mais rápido.

Na mira deste sistema está também a prevenção contra um eventual ataque de bio terrorismo, que seria assim identificado de forma mais rápida neste sistema de informação.

Os sistemas de prevenção tradicionais avaliam alguns indicadores, como a taxa de mortes, a procura de serviços de saúde pública e avaliam padrões anormais que possam revelar riscos provenientes do ambiente e da alimentação mas algumas ameaças à saúde humana e animal podem passar despercebidas nestes sistemas, sendo reveladas apenas em notícias de jornais locais, que agora serão também monitorizados.

O MediSys vai usar algumas palavras chave para monitorizar mais de mil sites , filtrando a informação e emitindo alertas por email ou SMS aos responsáveis que estarão de prevenção. Um dos exemplos citados da eficácia do MediSys reporta-se ao recente surto de febre aftosa, tendo sido detectado um crescimento súbito de notícias e emitido um alerta imediato aos responsáveis pelos sistema de saúde em toda a europa.

As estatísticas de alertas emitidos, artigos em várias línguas e informação variada podem também ser acedidos pelos cidadãos através do site do MediSys.

http://tek.sapo.pt/4M0/765006.html


Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

Share this post


Link to post
Share on other sites
skin

Cool...

Parece-me uma boa iniciativa, vamos esperar para ver.

Era excelente se funcionasse convenientemente ;).


Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.