Ir para o conteúdo
deathseeker25

Primeira manifestação contra Google censurado na China

Mensagens Recomendadas

deathseeker25    6
deathseeker25

Pouco mais de 20 activistas protestaram frente à sede do líder dos motores de busca, em Mountain View, EUA, contra o acordo entre Google e o governo chinês, de que resultou o lançamento, no dia 25 de Janeiro, de uma versão chinesa do Google que omite pesquisas relacionadas com direitos humanos e a ocupação do Tibete.

Os protestos ocorreram ontem e podem ser o princípio da reacção à censura na Internet chinesa. Não é a primeira vez que Pequim exige um acordo de censura aos gigantes da Internet, que pretendem expandir-se para a China. Yahoo! e MSN (da Microsoft) também aceitaram acordos similares, em detrimento da liberdade de expressão ou da denúncia de atentados aos direitos humanos praticados pela classe dirigente chinesa.

A dimensão do mercado chinês e os potenciais negócios que envolve têm sido determinantes para a aceitação destes acordos por parte das principais marcas da Web.

Por ser o mais recente e envolver o motor de busca mais popular do mundo, o acordo entre Google e o governo chinês reacendeu a polémica. Congressistas norte-americanos e membros da Amnistia Internacional já demonstraram indignação.

Uma questão que, dada a crescente migração de empresas tecnológicas para a China, promete ter novos capítulos no futuro.

Fonte: Infortech United

É mais um assunto que quero acompanhar e continuarei atento. Todos conhecemos a forma chinesa de lidar com este tipo de situações: ou a empresa em questão aceita o que o governo lhe pede, ou simplesmente é privada de todo e qualquer mercado chinês (1/6 da população mundial).

A ver vamos...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora


×

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade