Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
Ridelight

Nokia inclui sistema DRM da Microsoft nos telemóveis S60

Recommended Posts

Ridelight

A Nokia vai integrar a tecnologia DRM da Microsoft no sistema operativo dos telemóveis que fabrica, avançaram ambas as empresas em comunicado. A companhia finlandesa vai licenciar e incluir a tecnologia PlayReady DRM no sistema S60, a plataforma de software móvel mais utilizada na indústria.

A tecnologia da Microsoft permite que os utilizadores partilhem conteúdos protegidos, como música, jogos ou vídeos, entre telemóveis, computadores e outros dispositivos. Esta medida reflecte uma estratégia dos fabricantes de telefones móveis que, à medida que vêem cair, ou a estabilizar, o número de vendas começam a centrar-se em ofertas de serviços e conteúdos multimédia diferentes, uma forma de conseguirem receitas extra.

Por sua vez, com esta aposta, a Microsoft vê uma porta para continuar a aumentar a sua participação junto do mercado móvel.

A Nokia espera que os primeiros terminais a incluir a tecnologia DRM PlayReady esteja disponíveis no mercado já no próximo ano.

Este acordo chega num momento crucial para a fabricante finlandesa que está amplamente focada na criação de novos serviços para os seus telemóveis, o que pode vir a incluir o lançamento do seu próprio serviço de descargas de músicas, um processo resultante da aquisição da Loudeye, um dos principais distribuidores de música digital.

Resta apenas salientar que a tecnologia de protecção de direitos será incluída na plataforma S60 que é utilizada também em equipamentos fabricados pela LG Electronics e Samsung. Curiosamente o S60 é o principal rival do Windows Mobile, o sistema operativo da Microsoft para equipamentos de telefonia móveis.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Nazgulled

Mais uma medida para limitar a liberdade dos utilizadores. Viva à Mocrosoft!

Sim, porque a Microsoft deve ter apontado uma arma à cabeça da Nokia e ter dito que ou usam a tecnologia ou morrem. A Nokia só vai implementar essa tecnologia porque quer, se há alguém com culpa neste movimento, é a Nokia. A microsoft tem o tal DRM, mas só o usa quem quer.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Gurzi

Tenho uma pena....

Ainda bem... Ainda bem que isto acontece.. Assim tenho a certeza que a Nokia perde clientes!..

Podiamos entrar no mundo da pirataria mas não quero, mas pensem..

Se antes tivessemos que andar a  pé, depois podia-mos andar de mota, derrepente alguem quer acabar com as motas, alguem vai querer andar a pé ??

Para mim isso não vai pegar, e eu tenho a certeza absoluta que o mundo da música nunca mais vai ser o mesmo como era quando não existia internet e um cd custava 25 € de música.

É que sem ser a Nokia existe a LG,Qtek que até lhes dou imensa importância :D

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.