Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
Ridelight

Multa da Concorrência equivale a 2% da PT Comunicações

Recommended Posts

Ridelight

A Portugal Telecom reagiu já à multa aplicada pela Autoridade da Concorrência (AdC) por abuso de posição dominante. O montante, de 38 milhões de euros, equivale a 2 por cento da PT Comunicações. Em conferência de imprensa, o presidente da PT, Henrique Granadeiro, considerou que «o efeito mais devastador (desta decisão da AdC) é no ânimo das pessoas desta casa, que exercem um serviço público».

O impacto da medida será elevado porque «a PT vive dos seus clientes e os rendimentos dos clientes são baixo», argumentou.

De resto, a PT sente-se discriminada e alega que a decisão da Autoridade da Concorrência não tem paralelo noutros sectores. Granadeiro comparou a situação ao que se passa no sector dos combustíveis, lembrando que, nas comunicações, a comparação de preços levada a cabo pelo regulador tem como objectivo beneficiar os consumidores, baixando os preços, enquanto que nos combustíveis isso não acontece, sendo tido em conta o preço do petróleo e os custos de refinação e não o poder de compra dos consumidores.

A PT sublinha que, em todos os precedentes conhecidos na Europa de problemas de acesso, nunca essa recusa, que se «deveu a problemas técnicos», foi considerada «abusiva mas discriminatória», sublinhou o presidente da PT.

Tvtel pede indemnização de 15 milhões de euros

A queixa deste processo partiu da Tvtel e da Cabovisão, sendo que a primeira detém, segundo Henrique Granadeiro, um processo nos tribunais em que reclama 15 milhões de euros de indemnização pelo já referido bloqueio de acesso.

Quanto à Cabovisão, «nem sequer pediu indemnização, apesar de ter tido mais recusas por razões técnicas», disse o presidente da PT aos jornalistas.

Estes processos surgem agora «desproporcionados» em relação à coima aplicada pela AdC.

«Não interferimos nem no andamento nem no atraso da justiça», justificou-se Henrique Granadeiro para realçar que «a PT lamenta ter de, novamente, submeter a decisão da AdC ao escrutínio dos tribunais».

Relações com AdC «são intensas»

Sobre as relações entre a PT e a AdC, Henrique Granadeiro explicou que teve três encontros com o presidente Abel Mateus desde a Oferta Pública de Aquisição (OPA) da Sonaecom sobre a PT. «A cooperação institucional é intensa», referiu.

Share this post


Link to post
Share on other sites
pedrotuga

Eu vi essa noticia no jornal2 e o proprio Henrique Granadeiro esteve presente para uma breve entrevista no mesmo.

A primeira coisa que tenho a dizer no meio disto tudo é:

só ouvi a versão da PT, não percebo que raio de jornalismo foi o da rtp, deviam ter em estudio um representante da tvtel e outro da AdC pelo menos.

Fiquei sem saber quem é que tem razão, agora que a PT abusa da sua posição... isso não tenho duvidas, mesmo que este não seja um caso em que isso tenha acontecido.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Tiago Salgado

Estou como o pedrotuga...apenas conheço a posição da PT ... a unica coisa que sei da AdC é que multou a PT por não ter dado acesso as condutas. Se houver por aí alguma noticia com tudo explicado agradeço que  indiquem.

Cumps

Share this post


Link to post
Share on other sites
aluminium

38 Milhões? Só? Tendo em conta os anos que os portugueses andam a pagar a assinatura telefónica, acho isto muito pouco.

Pelo que li no Público, a PT recusou-se a "ceder" as condutas, alegando ser para uso futuro! Por esta lógica, só a PT é que tinha direitos.

Vamos ver no que vai dar...

Share this post


Link to post
Share on other sites
joaoqalves

é pouco, mas já é um começo, só deviam começar a ser mais pesadas estas multas para quem quer o monopólio  :P


Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!Queres estar na moda? Utiliza a pesquisa e evita criar um tópico desnecessário.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.