Jump to content
alexvaz

JSP

Recommended Posts

alexvaz

Não sei se é o sitio certo pra fazer esta questão, mas aqui vai:

Preciso fazer um trabalho com JSP e vou utilizar o apache tomcat. O que preciso de instalar mais pra poder correr o JSP?

Dabubble

Primeiro que nada aqui e mesmo o sitio certo para fazeres esta pergunta (espero nao estar a dizer asneira), uma vez que não há nenhuma secção dedicada a server side Java.

Para "correres" um JSP precisas de um web-container de Java, um dos mais utilizados no mercado e que é open-source, e o Apache Tomcat, da Apache (procura no google que encontras logo).

Os passos de desenvolvimento de JSP são simples:

- Escreves/Desenhas a tua página em HTML

- Colocas o código server side em Java entre <% %> onde for preciso (tal e qual como em PHP)

- Fazes o deploy do ficheiro para o web-container

- E e so meter o URL no IE/Firefox

Existem várias frameworks contruidas sobre JSP que facilitam e estruturam a construção de páginas web com JSP, a maior parte dos sites usa Jakarta Struts (tb no site da apache) ou Java Server Faces, mas nao precisas disto para fazer o teu site "basico" com JSP estes podem ser usados exactamente como PHP.

Para gerires o deployment dos ficheiro, tenta encontrar algum tutorial, mas eu aconselho e uso um IDE que trata disso por mim (eclipse + tomcat plugin).

Boa Sorte!

alexvaz

Já instalei o tomcat e também o J2SE. Estou a tentar correr um JSP, mas dá-me erro:

org.apache.jasper.JasperException: /index.jsp(3,0) The value for the useBean class attribute .\WEB-INF\classes\CEPKG\DBAPI is invalid.

org.apache.jasper.compiler.DefaultErrorHandler.jspError(DefaultErrorHandler.java:39)

org.apache.jasper.compiler.ErrorDispatcher.dispatch(ErrorDispatcher.java:405)

org.apache.jasper.compiler.ErrorDispatcher.jspError(ErrorDispatcher.java:146)

org.apache.jasper.compiler.Generator$GenerateVisitor.visit(Generator.java:1223)

org.apache.jasper.compiler.Node$UseBean.accept(Node.java:1116)

org.apache.jasper.compiler.Node$Nodes.visit(Node.java:2163)

org.apache.jasper.compiler.Node$Visitor.visitBody(Node.java:2213)

org.apache.jasper.compiler.Node$Visitor.visit(Node.java:2219)

org.apache.jasper.compiler.Node$Root.accept(Node.java:456)

org.apache.jasper.compiler.Node$Nodes.visit(Node.java:2163)

org.apache.jasper.compiler.Generator.generate(Generator.java:3284)

org.apache.jasper.compiler.Compiler.generateJava(Compiler.java:189)

org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:286)

org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:267)

org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:255)

org.apache.jasper.JspCompilationContext.compile(JspCompilationContext.java:563)

org.apache.jasper.servlet.JspServletWrapper.service(JspServletWrapper.java:293)

org.apache.jasper.servlet.JspServlet.serviceJspFile(JspServlet.java:314)

org.apache.jasper.servlet.JspServlet.service(JspServlet.java:264)

javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:802)

Alguém sabe o que será?

Dabubble

Tem a haver com as propriedades do(s) beans que estas a utilizar.

Posta o codigo fonte relevante do index.jsp

Aconselho a usar uma ferramenta que faça a validação (Eclipse +(Lomboz ou idealmente MyEclipse)

EDIT:

Verifica se o(s) beans que estas a utilizar tem a path bem definida e se as classes dos beans estao declaradas como public (nao esquecer que se nao se puser nada antes do nome da classe o default e protected, o que da erro)

pedrotuga

Epa... tive que reavivar este tópico pois estou numa situaö'ao igaul a â do alex.

Mas isto parece complicado.

Nao percebi muito bem.

O que significa "fazer deploy"?

Preciso de um compilador de java? Ou basta ter o tomacat?

O tomcat ja tras o apache?

Dabubble

Epa... tive que reavivar este tópico pois estou numa situaö'ao igaul a â do alex.

Mas isto parece complicado.

Nao percebi muito bem.

O que significa "fazer deploy"?

Preciso de um compilador de java? Ou basta ter o tomacat?

O tomcat ja tras o apache?

-O tomcat nao traz o apache os servidores sao fundamentalmente diferentes (O apache e um servidor HTTP generico e o Tomcat e um servlet containe ou seja so javar)

-Se tens o tomcat a funcionar tens um compilador java pois este nao funciona sem ele

-fazer deploy significa no sentido tradicional compactar os ficheiros do teu programa num formato conhecido (normalmente war ou jar) em que a arvore de directorias e os ficheiros de configoracao (como o web.xml) estao no sitio que o servidor espera.

A maior parte dos IDE's ja providenciam ferramentas que fazem o deploy automatico (Eclipse com alguns plugins) se quiseres nomes concretos de plugins pede que eu digo.

Mesmo que o IDE nao providencie um sistema de deploy podes sempre fazer um ant script para fazer o deply automatico (que e tipo um makefile para java) se precisarem de exemplos pede.

pedrotuga

yaps.... preciso de exemplos.

acho k o melhor eh usar o que eh mais facil. Ok... se usar o eclipse tenho k sacar alguns plugins... ha algum ide k ja venha pronto para fazer deploy?