thranduil Posted January 16, 2006 at 11:57 AM Report #11848 Posted January 16, 2006 at 11:57 AM bom, este problema já deve ser famoso para todos e, na minha escola, sai todos os anos no problema do mês (sem exagero) eu, que nunca me tinha esforçado para chegar a uma conclusão, nunca mais me importava com o problema do mês a partir deste problema mas este ano pretendo chegar ao fim para ver se recebo o tal cheque da fnac XD e o problema é este: a partir da figura seguinte, formada por fosforos, e movendo apenas dois dos fósforos, forma outra figura constituida por quatro quadrado iguais. todos os fósforos devem ficar a formar lados de quadrados. _ _ _ _|_|_| |_|_|_| e eu cheguei a esta conclusão: _ _ _ |_|_| |_| |_|_| o problema é que fica aquele quadrado de fora... porque é que eu ceguei a esta conclusão: formei uma nova figura com quatro quadrados todos os lados estão a formar "um" quadrado e não "o" lá não diz nada sobre só uma figura.. se não se importarem, digam-me se isto está correcto e se não estiver, gostaria de obter conselhos para resolver ou até mesmo a resposta.. obrigado, thranduil
edumad Posted January 16, 2006 at 03:25 PM Report #11858 Posted January 16, 2006 at 03:25 PM se o problema é como tu dizes, é estremamente fácil... basta colapsares dois dos lados, isto não inclui uma restrição que diga que qq lado só pode ser constituido por um fosforo, ams sim que cada fosforo deve estar num lado do quadrado (i. e., não pode estar à parte ou ser diagonal). resultado _ _ _ _ _ _|_|_| na realidade é _ _ |_||_| |_|_| |_|_|| como este há vários resultados iguais, sempre a pôr 2 fosforos por lado...
thranduil Posted January 16, 2006 at 11:27 PM Author Report #11914 Posted January 16, 2006 at 11:27 PM nao os podes colapsar :S acho eu :S vou perguntar... mas tenho quase a certeza que não podes. tens que os mover para qualquer lado na imagem..
pedrotuga Posted January 17, 2006 at 04:10 PM Report #11941 Posted January 17, 2006 at 04:10 PM se o problema é como tu dizes, é estremamente fácil... basta colapsares dois dos lados, isto não inclui uma restrição que diga que qq lado só pode ser constituido por um fosforo, ams sim que cada fosforo deve estar num lado do quadrado (i. e., não pode estar à parte ou ser diagonal). resultado _ _ _ _ _ _|_|_| na realidade é _ _ |_||_| |_|_| |_|_|| como este há vários resultados iguais, sempre a pôr 2 fosforos por lado... moveste 3 fosforos
edumad Posted January 17, 2006 at 09:52 PM Report #11983 Posted January 17, 2006 at 09:52 PM olhe que nao ! olhe que nao!
thranduil Posted February 3, 2006 at 09:13 AM Author Report #13215 Posted February 3, 2006 at 09:13 AM bom, já sei qual é a solução: _ _ _|_|_|_| |_| |_| 🙂 o meu prof, como é um gajo simpático deixou-me ver a solução.... mas.. fogo! nunca me tinha pasado pela cabeça!! obrigado a todos pela a ajuda 🙂 thran
Ichigo Posted April 17, 2006 at 07:16 PM Report #22562 Posted April 17, 2006 at 07:16 PM podes fazer isso mas passo a passo pk n percebi como so mudast 2 fosfores?
Recommended Posts