About This File
Instituto Superior de Engenharia do Porto
Departamento de Engenharia Informática
Autor: Professor Jorge Santos
Resumo
Estes apontamentos têm como objectivo principal apoiar os leitores que pretendam aprender programação de computadores
Os conteúdos propostos têm como objectivo fornecer bases sólidas de metodologias de programação que auxiliem a compreensão de programas computacionais simples, a sua adaptação e desenvolvimento de novas aplicações, e estimular a capacidade dos leitores para: analisar e resolver problemas de programação.
A estrutura destes apontamentos foi definida de acordo com a abordagem de aprender-por-exemplo, pelo que, os conceitos são apenas introduzidos de acordo com a necessidade de explicar a resolução de um determinado algoritmo.
Neste manual introduzem-se as bases da algoritmia de acordo com o paradigma da programação estruturada. Em cada secção é apresentada um pequena introdução teórica sobre o tópico em destaque, apresentados problemas e propostas soluções para os mesmos, adicionalmente são propostos exercícios para resolução. Na codificação/apresentação das soluções é geralmente Pseudo-Código e/ou Fluxogramas.
Este documento compila exercícios de vários anos de ensino de muitos docentes do departamento nos quais me incluo. Ao longo do manual poderão ser encontrados exemplos e exercícios propostos pelos docentes nas disciplinas de Algoritmia e Programação, Linguagens de Programação I do curso de Engenharia Informática do Departamento de Engenharia Informática (DEI), bem como de Programação I e Programação II do curso Engenharia Electrotécnica do Departamento de Engenharia Electrotécnica (DEE), ambos do ISEP.