Jump to content

Algoritmia e Estruturas de Dados (ISEP) Fevereiro 2006

Sign in to follow this  

About This File

Instituto Superior de Engenharia do Porto

Departamento de Engenharia Informática

Autor: Professor Jorge Santos

Resumo

Estes apontamentos têm como objectivo principal apoiar os leitores que pretendam aprender programação de computadores

Os conteúdos propostos têm como objectivo fornecer bases sólidas de metodologias de programação que auxiliem a compreensão de programas computacionais simples, a sua adaptação e desenvolvimento de novas aplicações, e estimular a capacidade dos leitores para: analisar e resolver problemas de programação.

A estrutura destes apontamentos foi definida de acordo com a abordagem de aprender-por-exemplo, pelo que, os conceitos são apenas introduzidos de acordo com a necessidade de explicar a resolução de um determinado algoritmo.

Neste manual introduzem-se as bases da algoritmia de acordo com o paradigma da programação estruturada. Em cada secção é apresentada um pequena introdução teórica sobre o tópico em destaque, apresentados problemas e propostas soluções para os mesmos, adicionalmente são propostos exercícios para resolução. Na codificação/apresentação das soluções é geralmente Pseudo-Código e/ou Fluxogramas.

Este documento compila exercícios de vários anos de ensino de muitos docentes do departamento nos quais me incluo. Ao longo do manual poderão ser encontrados exemplos e exercícios propostos pelos docentes nas disciplinas de Algoritmia e Programação, Linguagens de Programação I do curso de Engenharia Informática do Departamento de Engenharia Informática (DEI), bem como de Programação I e Programação II do curso Engenharia Electrotécnica do Departamento de Engenharia Electrotécnica (DEE), ambos do ISEP.




×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.