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Revista PROGRAMAR

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PHP 7

Neste artigo, traremos informações a respeito do PHP 7, alguns dos novos recursos e exemplos de código que podem executar de maneiras diferentes em versões anteriores à 7. O PHP 7 foi liberado em dezembro de 2015, atualmente encontra-se na versão 7.0.11 (este artigo está sendo escrito em outubro de 2016). A linguagem PHP surgiu na década de 1990 como uma linguagem de scripting interpretada no servidor, mas seu histórico não é o foco deste artigo e pode-se encontrar mais informações

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Let’s Brainfuck in Pascal!

Com os devidos créditos à originalidade do criador desta linguagem, e ainda mais pela originalidade e não menor acertividade pelo nome dado, Brainfuck é um clássico do mundo exotérico da programação. É inegável que, numa não muito usual conversa de café acerca de linguagens exotéricas, Brainfuck é comummente a primeira referida. Com o seu princípio extremamente simples e sintaxe altamente minimalista, esta linguagem consegue fazer jus ao seu nome num piscar de olhos. Não obstant

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JavaFX : Uma Breve Introdução

Recentemente tive a necessidade de alterar a interface gráfica de uma aplicação, que tinha sido feita em Java Swing, para incluir mais uns campos. Mas a alteração, apesar de simples, revelou-se uma dor de cabeça devidos aos compromissos de código assumidos. Aconselhei-me com outros colegas, investiguei e optei por experimentar o JavaFX e pouco tempo depois tinha uma nova interface gráfica a funcionar. Ler mais…

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Criptografia e segurança por hardware com Arduino/Genuino ou outros sistemas por I2C

Introdução ao problema Cada vez mais se lêem notícias sobre os perigos da internet das coisas, desde um ataque massivo de negação de serviço distribuída (Distributed Denial of Service) que excedeu larguras de banda de 799Gbps, até botnets de dispositivos IoT, etc… Uma das preocupações de quem desenvolve produtos IoT, sejam software, hardware ou ambos, acaba por ser a segurança desses dispositivos, e até que ponto a segurança por software é suficiente num dispositivo que pode con

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Interagindo com páginas web com C#

Introdução Algumas vezes necessitamos que o nosso programa interaja com uma página web, seja para obter alguma informação ou para testar o seu funcionamento. Normalmente, isto pode ser feito interagindo com o conteúdo da página, usando a API DOM (Document Object Model – representação dos objetos da página em forma de árvore) e obter informações ou interagir com a página (preenchendo caixas de texto ou clicando em botões pelo programa). Isto, além de ser difícil e sujeito a err

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SQL Curtas — Intervalos de datas

Um dos problemas mais habituais em programação SQL é pedir dados que aconteçam no intervalo de duas datas. O tipo de dados dos campos de data/hora variam conforme o SGBD (DATE, TIME, DATETIME, DATETIME2, SMALLDATETIME, etc.), mas o problema descrito em baixo é semelhante em todos. Problema: Necessito dos registos cujo campo CampoData está no intervalo 2016-01-01 (inclusive) a 2016-12-31 (inclusive). Ler mais…

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Segurança Familiar Microsoft no Windows 10: Um guia para Pais e Educadores

Introdução Quando uma criança começa a dar os primeiros passos no mundo da Internet, existe uma natural preocupação dos Pais e Educadores em relação à segurança. Tendo em conta os perigos que uma navegação na Web não vigiada pode representar, é necessário consciencializar as crianças para um conjunto de práticas a evitar enquanto estão online, como por exemplo, a cedência de dados pessoais a desconhecidos que possam facilitar a identificação destes jovens, a divulgação de informações sobre

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Entrevista a: Edite Amorim

Revista PROGRAMAR – (RP): Fale-me um pouco de si e do seu percurso. Edite Amorim-  (EA):  Hum… Nasci no Porto em 80, e estudei na Póvoa de Varzim, onde vivi até aos 26 anos. Era muito distraída na escola, estava sempre a mil com cem ideias e demasiada energia. Falava muito. Fiz patinagem artística 12 anos, estive para ir para a Escola Profissional de Teatro e em vez disso fiz o Secundário na área de Desporto. Só consegui entrar na faculdade que queria – Psicologia, na Universidade do Porto – à

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Revista PROGRAMAR nº 54 — Janeiro de 2017

Com início do Ano de 2017, a Revista PROGRAMAR regressa com uma nova edição. Desta vez trouxemo-vos para tema de capa o artigo Programação Genética, da autoria de Ricardo Cristóvão Miranda. Adicionalmente, nesta edição poderão encontrar mais 18 artigos, que listamos de seguida: API Rest com Spring Boot (parte 1) (José Martins) Programação de aplicações cliente/servidor assentes no protocolo de transporte UDP (Sandro Patrício Domingues, Vítor Carreira, Carlos Grilo) PHP 7 (Fáb

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TC BANKCALL #TEMPORARY I HOPE HOPE HOPE

Todos os percalços fazem parte da “evolução”, de versão para versão! E desta feita o atraso nesta edição, foi fruto de um dos maiores percalços até agora enfrentado! Mas como sempre sobrevivemos, superamos, evoluímos! E passados 10 anos, cá estamos! Para esta edição, estava com imensas dificuldades em escolher um título para o editorial, até que me lembrei daquilo que nos acontece, a todos nós que desenvolvemos e criamos tecnologia! Aquelas situações em que escrevemos algo, ou

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Entity Framework Core 1

Introdução A Entity Framework é a tecnologia para acesso a dados recomendada pela Microsoft. A sua próxima versão (disponível a partir de Junho de 2016) será a quinta e promete ser revolucionária em vários sentidos. Este artigo irá revelar o que precisa de saber sobre ela. Ler mais…

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Algoritmo de Dijkstra

Nesta edição da Programar, não quisemos deixar de lado uma das linguagens mais usadas de todos os tempos. A famosa linguagem C E nesta edição comemorativa dos 10 anos da nossa revista, achamos que faria todo o sentido recordar um algoritmo, que em algum dia das nossas vidas, todos nós, programadores ouvimos falar… o não menos famoso que a própria linguagem C, o algoritmo de Dijkstra… e porque este algoritmo? Porquê este refere, o caminho do custo mínimo. E todos nós sabemos

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Funções de distribuição de probabilidade e o Python

Este artigo aborda a construção de um programa escrito em Python capaz de calcular funções de distribuição de probabilidade (PDF) a partir de arquivos *.txt ou *.csv contendo uma ou duas colunas de dados. Essas informações estatísticas são importantes para compreensão de diversos problemas complexos que usualmente são representados, de forma equivocada, via uma abordagem Gaussiana simples. Assim, esperamos que a ferramenta aqui apresentada seja tão útil para toda a comunidade, como é para o noss

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Sistema de chat público em PHP

Introdução Embora a base deste sistema seja o PHP, também serão utilizadas outras tecnologias. A nossa “caixa de ferramentas” tem, então, o seguinte conteúdo e a respetiva utilização: PHP: Linguagem de programação base; HTML: Estrutura das páginas; CSS: Design das páginas; jQuery/JavaScript: Utilização do AJAX; MySQL/MariaDB: Base de dados; Apache: Servidor web; Objectivo No fim deste artigo o leitor terá uma visão abrangente do que é essencial para criar aplicações web e a ajuda necess

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O meu primeiro Jogo em MonoGame

Muitos programadores chegaram ao mundo da programação através do fascínio do desenvolvimento de jogos. Desde as cassetes de ZX Spectrum, que demoravam eternidades a carregar e a criação de jogos era uma tarefa muitas vezes hercúlea, até aos dias de hoje, a criação de jogos percorreu um longo caminho e hoje podemos encontrar várias plataformas dedicadas ao seu desenvolvimento. Para facilitar a criação de jogos para múltiplas plataformas foi criada a framework MonoGame, baseada na f

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Introdução ao Arduino

Está na moda o conceito Internet of Things, que se refere à capacidade de interagir com dispositivos físicos, obtendo informação/métricas (e.g., temperatura, humidade, etc.) e enviando comandos/acções (e.g., abrir porta, ligar ar condicionado, etc.). O conceito, que não é novo, implica colaboração entre profissionais de electrónica, programadores e até DBAs. Este workshop é adequado para programadores e DBAs que têm poucos conhecimentos de electrónica, dando-lhes uma introduça

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O silêncio e os interrupts

Ainda que possa parecer o título de um “filme de tercei- ra categoria”, qualquer semelhança é apenas mera coincidência fruto de um qualquer infortúnio das palavras! Passando as brincadeiras, e mudando para o verdadeiro assunto do artigo, todos ouvimos falar de interrupts (sinal emitido pelo hardware ou software enviado ao processador, indicando que um evento necessita de atenção imediata), para os mais “vintage” da tecnologia que passaram pelos “tormentos” de configurar os interrupts nas

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Android: Desenvolvimento de Aplicações com Android Studio

Introdução Hoje em dia os dispositivos inteligentes estão cada vez mais enraizados nas nossas vidas. A evolução da tecnologia é cada vez mais crescente e os utilizadores tornaram-se mais exigentes, contactando cada vez mais com estes dispositivos. O Android é um dos sistemas operativos mais utilizados nos dispositivos móveis e foi desenvolvido pela empresa Google. Este livro que revemos nesta edição é constituído por 11 capítulos e explica como desenvolver aplicações Android usando o Android S

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SQL Server 2014: Curso Completo

Tempo é dinheiro, portanto fica já aqui a minha opinião: Gostei do livro e recomendo. Queres saber porquê? Continua a ler! Quando me pediram para fazer a review/análise/crítica deste livro, decidi considerar os dois cenários típicos: Alguém que nunca usou SQL Server (iniciante) e gostava de aprender; e Alguém que já é profissionalmente experiente (médio/avançado) com SQL Server numa versão anterior e pretende aprender mais sobre a versão 2014. Este livro responde às necessidades de ambos, f

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O Poder de uma SPA

Introdução Nesta edição, trago até vós um artigo sobre o conceito das SPAs. Para os leitores que não estão tão familiarizados com este conceito e quais as vantagens e desvantagens no uso de uma SPA, assim como as diferenças entre ter aplicações de múltiplas páginas e de página única, permitam-me que vós conduza pelas próximas páginas. Ler mais…

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A Vida na Cloud

O que é a Cloud? Onde está? Todos já ouvimos falar dela e muitos utilizam-na sem sequer saberem. Em termos simplistas a Cloud consiste em armazenar e ter acesso a dados e aplicações na internet, em vez das mesmas estarem no nosso próprio computador. A Cloud, ou a nuvem, foi uma metáfora para a internet desde sempre, já que representa os diferentes cenários nos quais recursos computacionais são disponibilizados por uma rede. Mais do que disponibilizar recursos de hardware e/ou software, a Cloud p

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A Industria Alimentar Aliada às T.I.

Para esta edição da Programar, aceitei o desafio de escrever um artigo que pretende relacionar a indústria alimentar com o sector das Tecnologias de Informação. Todos sabemos que por trás de um sistema informático, está pelo menos um programador. E um programador é por si só, um facilitador de processos. O exemplo prático que irei apresentar ao leitor reflete a ascensão que os sistemas informáticos estão a ter na indústria alimentar. Este é um dos temas em que estou a trabalhar atualmente na min

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A Engenharia de Software, a qualidade final do software e o papel do profissional de desenvolvimento

O termo Engenharia de Software como é conhecido foi cunhado e usado pela primeira vez pelo professor Friedrich Ludwig Bauer em 1968 na primeira conferência dedicada ao assunto patrocinada pelo NATO Science Committee (NAUR & RANDELL, 1969). Seu surgimento decorreu da análise feita na época sobre as condições da indústria de software que estava entrando em um período crítico de colapso que ficou conhecido pela alcunha de crise do software que teve seu início em meados da década de 1960, quando

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Entrevista a Vânia Gonçalves

Revista PROGRAMAR (RP): Fale-me um pouco de si e do seu percurso na área das tecnologias. Vânia Gonçalves (VG): Sou licenciada em Eng. Informática e Computação pela FEUP e antes da conclusão do curso comecei a trabalhar nas áreas de desenvolvimento de software e segurança e gestão de redes. Mais tarde concluí um Mestrado em Políticas Tecnológicas pela Universidade de Cambridge e desde então tenho-me focado mais na investigação da gestão de inovação tecnológica, políticas e

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Projecto em Destaque na Comunidade P@P — Dirt Bike Extreme

Num ambiente industrial, com um belo cenário de fundo encontram-se muitos obstáculos pela frente, cair vezes sem conta é quase natural, mas com tempo o jogador acaba tornando-se um profissional! Com perseverança tudo se consegue. Ao longo dos 20 níveis que compõem o jogo, uns vão parecer impossíveis outros nem por isso, mas todos contribuem para que o jogador se torne um profissional de Dirt Bike Xtreme! Ler mais… ⤤

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