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Revista PROGRAMAR

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Cursores: O Bom, o Mau e o SQL…

O Bom Uma simples query SQL permite visualizar informação (retornada em formato tabular), sendo essa informação lida por um qualquer programa (app, site, etc.). Mas o que acontece se quisermos que o próprio motor SQL trate a informação? Consideremos uma tabela de colaboradores duma empresa. Todos os meses temos que processar o ordenado. Para isso executamos algo (e.g. um stored procedure), que tem toda a “magia” e complexidade lá dentro. Mas precisamos de executar tantas vezes quantos registos

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Desenvolvimento em Swift para iOS

Nesta edição vamos fazer a review do Livro Desenvolvimento em Swift para iOS escrito por Luís Marcelino e Catarina Silva, ambos professores no Politécnico de Leiria e co-autores do livro Desenvolvimento em iOS – iPhone, iPad e iPod Touch – Curso Completo, também editado pela FCA. Ao longo de dez capítulos os autores constroem uma aplicação mobile recorrendo à linguagem Swift, permitindo de uma forma didática a introdução à programação de sistemas mobile iOS e à sua linguagem. Pa

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Android: Bases de Dados e Geolocalização

Nesta edição trazemos até vós a review de um dos livros mais recentes da FCA Editora, o Android: Bases de Dados e Geolocalização de Ricardo Queirós. Como seria de esperar, este é um livro com a qualidade habitual que este autor já nos habituou. Direccionado para os profissionais de informática (e também para os entusiastas e curiosos) que queiram dar os primeiros passos na programação Android com destaque claro está para as bases de dados e geolocalização. Contudo devo dizer-vos

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Como criar um programa auto-replicativo em assembly, para GNU/Linux

A arte da criação de programas auto-replicativos parece estar perdida no tempo. Não podemos confundir um programa auto-replicativo com malware, cavalos de tróia, worms, etc. Um programa auto-replicativo não executa nenhum tipo de código para danificar hardware ou software, pelo contrário apenas tenta replicar-se de diversas formas ou métodos e é por norma escrito numa linguagem de baixo nível, como por exemplo assembly. A parte mais interessante e importante do programa ao contrário d

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Windows 10: Ferramentas de Segurança

Introdução As ameaças de segurança aos dispositivos, dados e informações são um assunto importante no dia a dia e evoluem com frequência. Por isso, é necessário contar com hardware, software e ferramentas que sirvam como uma barreira para os riscos que os utilizadores enfrentam em atividades como navegar na internet, instalar aplicações ou simplesmente ligar o computador. Ameaças como o hacking ou infeção de equipamentos com vírus e malware, acontecem tanto a nível pessoal como empresarial e,

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Modelos de Avaliação de Interface

Um dos pontos mais importantes, apontados no estudo das Interfaces Humano-Computador (IHC), é a preocupação em desenvolver sistemas voltados ao usuário a partir da premissa “desenvolver sistemas pensando e considerando o usuário em todo o seu processo” (SILVA, 2008, p. 92). É fundamental haver a preocupação do desenvolvimento do software em atender as especificidades e necessidades do usuário, a partir da ótica usada na Engenharia de Software (ES) consoante ao estudo da IHC. Silva (2008, p. 92)

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Redes neurais artificiais: o que são? Onde vivem? Do que se alimentam?

Atualmente, muito se fala em inteligência artificial. O Google investe, a Microsoft, a Amazon, a Uber, o Facebook, a Apple… E essa lista não para por aqui. Nós sabemos que é uma tecnologia pujante, que, juntamente com a correta análise do Big Data, certamente será uma das ferramentas mais poderosas que nós teremos no futuro próximo. A ideia deste artigo é falar um pouco da inteligência artificial, mais precisamente abordar os algoritmos das redes neurais artificiais (RNA), sua arquite

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Mini Maker Faire Castelo Branco

Decorreu no passado dia 10 de Junho a Mini Maker Faire em Castelo Branco. Correndo o risco de ser suspeita, uma vez que Castelo Branco será sempre a minha cidade de eleição, é com orgulho que vos digo que este foi um evento que decorreu com todo o sucesso esperado. A PROGRAMAR como Media Partner do Evento, esteve no local, e posso dizer-vos que nesse dia, todos os caminhos iam ter à Mini Maker Faire. Organizado pela AICB, a Associação de Informática de Castelo Branco, este evento teve a

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Revista PROGRAMAR nº 57 — Julho de 2017

A Revista PROGRAMAR está de volta com mais uma edição. Desta vez temos como tema de capa o artigo Raspberry Pi Alexa, da autoria de António C. Santos. Adicionalmente, nesta edição poderá encontrar mais 14 artigos, que listamos de seguida: Pseudorandom Number Generators (PRNGs) (Pedro Tavares) Algoritmo BackPropagation (Rita Peres) UP-CICLAR a velinha apareglhagem HI-FI (António Santos) Análises de Hardware: SONOFF RF (António Santos) C# -De DataTable para ficheiro CSV (mais comum do que ser

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04 Too many open files (no handles left)

Esta é a 26ª edição em que vos escrevo, fez este mês cinco anos e sete meses que tenho a honra e o privilégio de editar a Revista PROGRAMAR, tantas vezes lutando conta o tempo, escrevendo até altas horas, escrevendo mais do que seria “habitual”, fazendo mais um “git push”, esticando os limites, contornando o tempo, a disponibilidade, pedindo aos autores mais um esforço, para que se faça mais uma edição! O que seriam “demasiados ficheiros abertos”? Seriam 25 demais? Seriam antes 26? Be

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Os segredos do lado negro da BIOS

Introdução A BIOS Ao longo dos anos, muito tem sido escrito sobre possíveis vectores de vulnerabilidade utilizando a bios. No entanto, além do antigo vírus de Chernobyl, que acabou por apagar a BIOS, pouco tem sido dito. Tal como amplamente descrito, a BIOS é um firmware de arranque designado a ser executado assim que um computador recebe corrente. A função inicial da BIOS é identificar e testar os dispositivos de sistema, como a placa gráfica, as unidades de armazenamento (disco ri

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Otimizando os sistemas embebidos

Recentemente calhou em conversa com um amigo meu sobre programação de sistemas embebidos, visto que ele estava a avançar com um projeto muito interessante com um equipamento semelhante ao Arduino. Esta conversa relembrou-me os tempos em que programava em ANSI C (de 89) num LPC2106 da Phillips e aos tempos que andava a aprender ANSI C (de 89) e o belo do assembly, e surgiu a ideia para este artigo. Quando alguém começa a programar num Arduino (ou equipamentos semelhantes) vai seguindo os ex

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Tipos em Python

Python sempre foi uma linguagem fortemente tipada, para surpresa de muitos que confundem a tipagem dinâmica com a ausência de tipos. Na realidade, os tipos em Python funcionam tão bem e de forma tão automática que muitas vezes esquecemos que eles existem. Mas nem tudo é perfeito. Hoje existem programas gigantescos escritos em Python e os programadores precisam de ferramentas poderosas para entender e navegar neste código. Aí tínhamos um problema, pois ferramentas de edição mais avanc

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Gerir a Qualidade do Código

Vamos dar uma martelada? Quem nunca ouviu esta expressão enquanto trabalhava numa aplicação, quer seja no seu desenvolvimento, quer seja na sua manutenção. Este tipo de prática não abona em nada as nossas aplicações e com o tempo acaba por ser um procedimento, uma feature da aplicação que não nos conseguimos livrar. Este simples exemplo, é apenas um num enorme lote de más práticas que são realizados ao longo dos tempos em muitos projetos. Como fica a nossa aplicação, a sua per

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Cifra Feistel

Nesta edição decidimos trazer até si, caro leitor, um artigo sobre uma cifra que data ao ano de 1973. Criada por Horst Feistel enquanto trabalhava na IBM, este algoritmo pertence à criptografia simétrica. Para os leitores que não estão tão habituados a este tema, existem dois tipos de cifras. A simétrica e a assimétrica. Em termos práticos, a criptografia simétrica tende a ser mais rápida uma vez que exige menos capacidade computacional. Contudo é considerada menos segura uma vez

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NodeMCU e Telegram Bots

Introdução Existem imensas formas interessantes de colocar um equipamento a comunicar, de forma mais ou menos simples. Na edição 51, foi abordada esta temática mais focada na utilização de sockets, para comunicar com o dispositivo. Continuando um pouco a temática, desta feita, é sobre a utilização do popular software de chat Telegram, utilizando chatbots, para comunicar com o circuito. O Telegram, é um popular serviço de mensagens instantâneas, baseado na nuvem, disponível para a

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Introdução aos testes Unitários em C# com MS Unit Test

Introdução Neste artigo será apresentada uma introdução básica aos testes unitários exemplificando como os escrever na linguagem C#, usando as ferramentas que acompanham o Visual Studio Community. Escrever testes de caso é uma parte importante do teste de software. Testar software é sempre um “quebra-cabeças” para programadores e testadores pois existem imensos tipos de casos de teste possíveis. Os testes unitários são um método pelo qual pedaços de um programa, módulos ou até

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Depois da casa roubada, trancas na porta!

Muito se tem falado desde a passada sexta-feira sobre cyber-segurança, mas antes disso pouco se dizia. Isso faz lembrar o ditado português, “depois da casa roubada, trancas na porta”. Ora bem, na passada sexta-feira, um ransomware, infectou imensos sistemas, colocando os dados reféns de um resgate a ser pago aos criadores do malware. Até aqui, nada de inédito, este tipo de ataques tem sido cada vez mais co- mum! O estranho é o “pânico” gerado em volta da situação e mais estranha será a

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Android com C# – Introdução ao desenvolvimento

Nesta edição vamos fazer a review do Livro Android com C# – Introdução ao Desenvolvimento escrito por Henrique Loureiro. O livro introduz o programador que tem conhecimentos em .NET, nomeadamente em C#, ao paradigma de desenvolvimento em mobile, utilizando o Visual Studio com plataforma de desenvolvimento e utilizando o Xamarin para o desenvolvimento mobile. O livro está organizado em duas partes, a primeira mais teórica com alguns exercícios para consolidar os conhecimentos no final de

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Internet das Coisas – Introdução Prática

Desde há anos que se têm vindo a desenvolver equipamentos e soluções com ligação à internet e intranets, para as mais diversas funcionalidades. Muito do que anteriormente era conhecido como automação agora é chamado de internet das coisas. Neste livro o autor apresenta a temática da internet das coisas (IoT), mantendo um foco bastante prático ao longo dos capítulos. Começa com uma introdução, que incluiu uma breve história da internet das coisas, e procede apresentando algumas

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A interface humano-computador e a sua relação com o conceito de qualidade no desenvolvimento de software e sua percepção aos olhos do usuário (parte II)

Apesar do conceito de qualidade poder ser “mensurado” este é, em essência, abstrato. A mensuração da qualidade depende do nível de satisfação que se deseja atingir junto ao cliente. Um produto de qualidade, aos olhos do cliente é aquele que atende suas expectativas e necessidades e não necessariamente se este produto é ou não durável aos olhos de outrem. O desenvolvimento de melhores interfaces desde o início da era da computação eletrônica com o advento do computador ENIAC de 1

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Videochamada/videoconferência: o projecto SeeMe

A Gateway SeeMe pretende apresentar uma solução de baixo custo para a obtenção de videochamada, videoconferência de qualidade. No decorrer do artigo mostra-se que uma solução IP é independente das características de rede, tanto corre sobre uma rede de pacotes, como sobre uma rede de circuitos. Explicam-se as diferenças entre a comunicação de voz e a de videoconferência. Ler mais…

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Tinker Board

Hoje trago até vós caros leitores, um artigo sobre a Tinker Board. Os leitores mais acérrimos certamente sabem que sou uma fã incondicional da família Raspberry Pi. Ora a Tinker Board, é uma concorrente séria ao Raspberry Pi 3. Capaz de desviar o olhar dos fãs mais convictos, como é o meu caso. De uma forma rápida e sem rodeios, esta nova aposta da ASUS desvia-nos o olhar porque apesar de ser ligeiramente mais cara que o Pi 3, as vantagens são maiores do que a diferença de preço ent

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Programar Saturday 2017

No passado dia 1 de Abril teve lugar o Programar Saturday 2017 na Microsoft Lisbon Experience. Foram várias as sessões técnicas assim como workshops que estiveram ao dispor de todos os participantes. Cerca de cinquenta pessoas estiveram presentes, tornando este evento um sucesso. Nesta edição não podíamos deixar de deixar um agradecimento “oficial” a todos os que contribuíram desde a organização, voluntários, oradores e participantes. Ler mais…

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Windows 10: As novidades do Creators Update (Build 15063 – Version 1703)

Introdução Pouco tempo depois do lançamento do Windows 10 Anniversary Update, mais propriamente a 11 de agosto de 2016, a Microsoft lançou a Build 14901, a primeira Development Branch da “Redstone 2” e cujo nome de código que viria mais tarde a ser oficializado como Creators Update. Após 8 meses de desenvolvimento e do lançamento de 47 Builds (28 para PC e 19 para Mobile), a Microsoft deu como terminado o trabalho em torno desta atualização e anuncia o dia 11 de abril como a data da disponi

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