Ir para conteúdo

Revista PROGRAMAR – Edição 46 (Setembro 2014): Download já disponível!

* * * * * 9 votos

SAFT-PT: debate de dúvidas e ideias

• Por favor inicie sessão para responder
4490 respostas a este tópico

#2481 FernandoPereira

FernandoPereira

CRLF

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 526 mensagens

Publicado 30 de Setembro de 2013 - 17:16

Ver Mensagemnunopicado, em 30 de Setembro de 2013 - 17:09, disse:

Mas sabes porque não adiaram oficialmente?

Possivelmente ninguém aderiu ao RIC, e então "dá tempo" de ajeitar as coisas.

Outra coisa, disse-me agora um cliente que recebeu hoje um mail da AT a dizer que o SAFT 1.01 será inválido a partir de 1.10.2013.
Ou seja, ainda que no site já não diga nada, é possível que realmente não seja mais aceite o 1.
Ou então é o mail que está atrasado! :)

Bem, dos meus clientes é certo que nenhum aderiu :)

#2482 nunopicado

nunopicado

Unsigned User

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4927 mensagens

Publicado 30 de Setembro de 2013 - 17:31

No meu programa interno também nenhum aderiu! lol

Mas nos outros que vendo, também não houve vivalma que quisesse tal coisa.
E os vários gabinetes de contabilidade a que dou apoio estão todos a recomendar aos seus clientes que não adiram!

#2483 paulo brito

paulo brito

Try-Catch User

• Membro
  • PipPipPipPip
  • 390 mensagens

Publicado 30 de Setembro de 2013 - 17:32

A minha duvida é se o 1.02 tambem vai continuar e por quanto tempo.
Ou dito de outra maneira, a partir de que data o 1.03 passa a ser o unico que o sistema aceita.
BTW, tambem nenhum dos meus clientes aderiu - e segundo eles, nenhum dos clientes deles.

#2484 brunotoira

brunotoira

CRLF

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 678 mensagens

Publicado 30 de Setembro de 2013 - 17:52

Ver Mensagemnunopicado, em 30 de Setembro de 2013 - 17:31, disse:

No meu programa interno também nenhum aderiu! lol

Eu vou aderir só pra meter nojo! nem que seja só pra "testar" Prijadera e PhagaC's e Sájamos.

Editado por brunotoira, 30 de Setembro de 2013 - 17:54.

#2485 desconfiado

desconfiado

void

• Membro
  • PipPip
  • 68 mensagens

Publicado 30 de Setembro de 2013 - 18:14

Ver Mensagemnunopicado, em 30 de Setembro de 2013 - 12:28, disse:

Sim.
Tens de meter um grupo Line por cada taxa de cada documento.
Se um documento só tiver 3 taxas diferentes, tens de criar 3 lines no SAFT para esse documento.

Tens um exemplo meu de um SAFT com recibos há umas poucas páginas atrás: http://www.portugal-a-programar.pt/topic/57541-saft-pt-debate-de-duvidas-e-ideias/page__st__2320#entry526215

A sério?!? Tens que repetir a mesma linha para cada taxa de Iva?!?
Quem foi o "sujeito" que inventou esta estrutura?!? Isto é uma parvoíce total...

#2486 nunopicado

nunopicado

Unsigned User

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4927 mensagens

Publicado 30 de Setembro de 2013 - 18:16

Ver Mensagemdesconfiado, em 30 de Setembro de 2013 - 18:14, disse:

A sério?!? Tens que repetir a mesma linha para cada taxa de Iva?!?
Quem foi o "sujeito" que inventou esta estrutura?!? Isto é uma parvoíce total...

Não sei quem foi... Mas concordo contigo.
Mais valia dentro do grupo tax poder meter o valor do IVA, além da taxa, e poder repetir o grupo tax quantas vezes necessário. Isso sim era serviço.

Aliás, repetir o grupo tax está na portaria que é possível. Simplesmente o XSD não o permite.
Claro que sem poder lá meter o valor, só repetir o grupo tax não servia de nada.

Vai na volta foi o programador da AT que fez o XSD, que vendo a burrada que era não poder lá meter o valor, pensou em não permitir multiplos grupos tax. Dos males o menor, pensou ele. :P

Editado por nunopicado, 30 de Setembro de 2013 - 18:19.

#2487 marcolopes

marcolopes

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1058 mensagens

Publicado 30 de Setembro de 2013 - 19:24

Ver Mensagemnunopicado, em 30 de Setembro de 2013 - 18:16, disse:

Vai na volta foi o programador da AT que fez o XSD, que vendo a burrada que era não poder lá meter o valor, pensou em não permitir multiplos grupos tax. Dos males o menor, pensou ele. :P

Se isso for realmente verdade, e a OCDE não tiver uma palavra a dizer nas alterações à especificação, então as "guidance lines" emitidas por este organismo estão a ser adulteradas... http://www.oecd.org/ctp/administration/guidancenote-guidancefordevelopersofbusinessandaccountingsoftwareconcerningtaxauditrequirements.htm

A definição da v2 está aqui: http://www.oecd.org/tax/administration/45167181.pdf

Ora vejam lá se a OCDE permite ou não o que estão a constatar na estrutura PT.

NOTA: WorkingDocuments é uma "invenção" portuguesa (ainda não a estou a usar)

Editado por marcolopes, 30 de Setembro de 2013 - 19:42.

#2488 nunopicado

nunopicado

Unsigned User

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4927 mensagens

Publicado 30 de Setembro de 2013 - 20:16

Sabes que os tugas, nomeadamente o governo, são bons a implementar o que lhes dá jeito. O resto, ajusta-te para que dê!

WorkingDocuments também não uso, nem consigo perceber bem para que raio é aquilo. Afinal, que documentos lá são para ir?

#2489 FernandoPereira

FernandoPereira

CRLF

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 526 mensagens

Publicado 30 de Setembro de 2013 - 20:19

Ver Mensagemnunopicado, em 30 de Setembro de 2013 - 20:16, disse:

Sabes que os tugas, nomeadamente o governo, são bons a implementar o que lhes dá jeito. O resto, ajusta-te para que dê!

WorkingDocuments também não uso, nem consigo perceber bem para que raio é aquilo. Afinal, que documentos lá são para ir?

Eu utilizo as tabelas todas.
Na WorkingDocuments envio consultas de mesa e ordens de serviço.

#2490 nunopicado

nunopicado

Unsigned User

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4927 mensagens

Publicado 30 de Setembro de 2013 - 20:21

OK, faz sentido...

Mas não tenho nenhum desses no programa.

#2491 marcolopes

marcolopes

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1058 mensagens

Publicado 30 de Setembro de 2013 - 20:38

Ver MensagemFernandoPereira, em 30 de Setembro de 2013 - 20:19, disse:

Eu utilizo as tabelas todas.
Na WorkingDocuments envio consultas de mesa e ordens de serviço.

E notas de reparação, e encomendas, e facturas proforma... a intenção desta estrutura é a exportação de qualquer OUTRO documento que não esteja exportado nas outras estruturas (Diz a Portaria 274: Nesta tabela devem ser exportados quaisquer outros documentos emitidos, independentemente da sua designação, suscetíveis de apresentação ao cliente para conferência de entrega de mercadorias ou da prestação de serviços, mesmo que objeto de faturação posterior)

Como não é algo que seja comunicado mensalmente, ainda não me debruçei sobre esse assunto, mas no futuro serão exportados todos os documentos que o utilizador considere como "Documento de Conferência" - embora seja outro ponto a rever, pois o Oficio Circulado 50001 aponta que o utilizador não deve ser capaz de definir quais os documentos que podem ou não ser exportados...)

Editado por marcolopes, 30 de Setembro de 2013 - 20:45.

#2492 nunopicado

nunopicado

Unsigned User

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4927 mensagens

Publicado 30 de Setembro de 2013 - 20:40

Mas um orçamento, por exemplo... Não é para conferir uma entrega. Mesmo uma encomenda...
A factura-proforma também não me parece...

#2493 americob

americob

Try-Catch User

• Membro
  • PipPipPipPip
  • 290 mensagens

Publicado 30 de Setembro de 2013 - 20:44

Ver Mensagemnunopicado, em 30 de Setembro de 2013 - 20:40, disse:

Mas um orçamento, por exemplo... Não é para conferir uma entrega. Mesmo uma encomenda...

Na minha opinião, deve ser considerado WorkingDocument se tiver os totais que pemitam apresentar como "conta" ao cliente.

Se um orçamento, encomenda, etc, discriminar os produtos, quantidades, preços, descontos, taxa de iva, etc. mas não tiver os totais de IVA e Valor total a pagar, eu não considero que seja suscetível de ser apresentado ao cliente como "conta".

#2494 FernandoPereira

FernandoPereira

CRLF

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 526 mensagens

Publicado 30 de Setembro de 2013 - 20:49

Ver Mensagemmarcolopes, em 30 de Setembro de 2013 - 20:38, disse:

E notas de reparação, e encomendas, e facturas proforma... a intenção desta estrutura é a exportação de qualquer OUTRO documento que não esteja exportado nas outras estruturas (Diz a Portaria 274: Nesta tabela devem ser exportados quaisquer outros documentos emitidos, independentemente da sua designação, suscetíveis de apresentação ao cliente para conferência de entrega de mercadorias ou da prestação de serviços, mesmo que objeto de faturação posterior)

Como não é algo que seja comunicado mensalmente, ainda não me debruçei sobre esse assunto, mas no futuro serão exportados todos os documentos que o utilizador considere como "Documento de Conferência" - embora seja outro ponto a rever, pois o Oficio Circulado 50001 aponta que o utilizador não deve ser capaz de definir quais os documentos que podem ou não ser exportados...)

Notas de reparação não tenho.
Sim, mas encomendas e faturas proforma não são utilizadas para conferência de entrega de mercadoria ou de prestações de serviços. (à excepção de situações nas exportações).

Ver Mensagemnunopicado, em 30 de Setembro de 2013 - 20:40, disse:

Concordo.
Eu tenho encomendas e pro-formas no software e não exporto nenhum deles.

Editado por FernandoPereira, 30 de Setembro de 2013 - 20:49.

#2495 marcolopes

marcolopes

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1058 mensagens

Publicado 30 de Setembro de 2013 - 20:58

Ver Mensagemamericob, em 30 de Setembro de 2013 - 20:44, disse:

Na minha opinião, deve ser considerado WorkingDocument se tiver os totais que pemitam apresentar como "conta" ao cliente.

Se um orçamento, encomenda, etc, discriminar os produtos, quantidades, preços, descontos, taxa de iva, etc. mas não tiver os totais de IVA e Valor total a pagar, eu não considero que seja suscetível de ser apresentado ao cliente como "conta".

É este o resultado de textos "ambíguos" nas "leis". Quando o fisco der interesse a este ponto, vai sair uma nota de esclarecimento. A minha interpretação é que todo e qualquer documento que seja uma "intenção" de compra se enquadra, logo, notas de encomenda, notas de reparação, até mesmo facturas pro-forma...

Nada é dito sobre a "irrelevância" da não valorização das linhas / totais deste tipo de documentos, pelo que, não me parece ser argumento a utilizar na exportação.

Editado por marcolopes, 30 de Setembro de 2013 - 21:04.

#2496 nunopicado

nunopicado

Unsigned User

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4927 mensagens

Publicado 30 de Setembro de 2013 - 21:01

Ver Mensagemmarcolopes, em 30 de Setembro de 2013 - 20:58, disse:

É este o resultado de textos "ambíguos" nas "leis". Quando o fisco der interesse a este ponto, vai sair uma nota de esclarecimento. A minha interpretação é que todo e qualquer documento que seja uma "intenção" de compra se enquadra, logo, notas de encomenda, notas de reparação, até mesmo facturas pro-forma...

Mas a lei não fala em intenção de compra, e sim em conferência de entrega...
Até porque intenção de compra, não é compra. Se eu for reparar qualquer coisa e pedir orçamento a 5 empresas, as 5 teriam de enviar um documento por minha causa, e no fim até posso não mandar reparar a ninguém. Seriam 5 documentos pro tecto, sem interesse absolutamente nenhum.

O que te leva a assumir intenção de compra?

#2497 ruiribeiro

ruiribeiro

Try-Catch User

• Membro
  • PipPipPipPip
  • 264 mensagens

Publicado 30 de Setembro de 2013 - 21:08

Boas

Ainda tenho o meu software a gerar no formato 1.02
Se a empresa não aderir ao RIC, em Outubro ainda se pode usar o formato 1-02, ou tenho de mudar já para este mês (25 de Outubro) ???

#2498 nunopicado

nunopicado

Unsigned User

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4927 mensagens

Publicado 30 de Setembro de 2013 - 21:10

Ver Mensagemruiribeiro, em 30 de Setembro de 2013 - 21:08, disse:

Ainda tenho o meu software a gerar no formato 1.02
Se a empresa não aderir ao RIC, em Outubro ainda se pode usar o formato 1-02, ou tenho de mudar já para este mês (25 de Outubro) ???

Pelo SAFT é possível que a AT deixe entregar durante mais algum tempo a 1.02, como fez com a 1.01.

Mas lembra-te que se um cliente teu te pedir um Recibo RIC, tens de o passar.

#2499 FernandoPereira

FernandoPereira

CRLF

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 526 mensagens

Publicado 30 de Setembro de 2013 - 21:12

Ver Mensagemnunopicado, em 30 de Setembro de 2013 - 21:10, disse:

Pelo SAFT é possível que a AT deixe entregar durante mais algum tempo a 1.02, como fez com a 1.01.

Mas lembra-te que se um cliente teu te pedir um Recibo RIC, tens de o passar.
Pois, agora a questão é "Será que até dia 25 posso enviar a versão 1.03?"
Quem já tiver a 1.03 pronta, o ideal é manterem pelo menos a 1.02 ainda disponível.

#2500 paulo brito

paulo brito

Try-Catch User

• Membro
  • PipPipPipPip
  • 390 mensagens

Publicado 30 de Setembro de 2013 - 21:14

Bom, amanha vamos ver se a 1.01 - e já agora a 1.02 - foi apagada ou ainda é aceite. E tambem se aparece entrada para a 1.03.

Editado por paulo brito, 30 de Setembro de 2013 - 21:15.