Ir para conteúdo

- - - - -

S7 200 com libraria de modbus comunicar com vb6

vb6 s7 200 modbus

• Por favor inicie sessão para responder
6 respostas a este tópico

#1 sergio.costa

sergio.costa

void

• Membro
  • PipPip
  • 46 mensagens

Publicado 13 de Julho de 2012 - 01:18

Boas pessoal...
Ando a treinar comunicaçao em redes industriais mas ainda tou nos inícios...
Comecei com una rede rs 485 com 32 dispositivos escravos a comunicar com aplicativo
*.exe que criei em visual basic 6...

O protocolo que utilizei foi o ModBus RTU.
Agora queria colocar um siemens s7 200 na mesma rede e com o mesmo protocolo
E ja tenho um autómato com um mini programa e a função de comunicação com ModBus
Arranjei um programa na net "MTester" pra testar a coisa mas o programa diz que resposta dada
Pelo autómato e ilegal e quando acesso a tabela de mensegens enviadas e recebidas
Os caracteres estão todos desordenados  e em quantidade muito superior ao que pedi...

Alguém ja trabalhou com algo parecido que me possa ajudar?

Agradeço desde ja qualquer resposta...

Sergio

#2 nokPT

nokPT

CRLF

• Moderador
  • PipPipPipPipPip
  • 649 mensagens

Publicado 13 de Julho de 2012 - 12:53

Já tens 32 dispositivos em Modbus, Não é esse o limite?

Nunca usei o modbus c/ o S7-200, estás a usar as bibliotecas de Modbus do S7-200, certo?

#3 sergio.costa

sergio.costa

void

• Membro
  • PipPip
  • 46 mensagens

Publicado 13 de Julho de 2012 - 18:05

Em termos de limites nao sei porque segundo as regras eu posso usar os endereços de 1 ate 128...
os 32 dispositivos estao sem resistencias de terminaçao e os cabos tem quase 300 mts 2 pares com malha ligada á terra e a comunicação so custuma falhar à meia noite e dá um erro "overflow"
ainda nao experimetei colocar mais dispositivos
mesmo assim posso criar uma nova rede com nova porta e usar os dois pares livres
os dispositivos sao telemecanique e usam modbus rtu
pensava que se usasse a mesma linguagem conseguia comunicar com o s7/200
o automato tem no seu programa um bloco de uma livraria da siemens para modbus
tenho um conversor de usb para rs 485 que esta ligado a uma ficha de profibus que utiliza os pinos 3 e 8 para comunicar
envio uma mensagem do tipo ([02] [00] [03] [00] [01] [00] [03]+ CRC H + CRC L)
quando ele reponde devia conter  ([02] [00] [03] + os tres registos que pedi + CRC) mas nao... envia n de dados e n nunca e constante
nao percebo o que se passa...
sera que tenho de usar o cabo PPI?
pelo que sei o cabo converte rs232 do pc para rs485 do automato...
mas tenho pouco conhecimento desta area...

#4 nokPT

nokPT

CRLF

• Moderador
  • PipPipPipPipPip
  • 649 mensagens

Publicado 16 de Julho de 2012 - 12:32

Estás a usar o Cabo PPI/RS-232 ou PPI/UBS?

O cabo serto será o PPI/RS-232, ele de lado tem uns dip-switchs, (não tenho nenhum comigo, e não me lembro ao certo das configurações, configura o baudrate certo, configura como free-port, vai configurando.

Deves alterar a configuração com o cabo desligado, para ele aceitar as alterações.

O cabo é muito bom, para comunicar com os PLCs, não necessitas de alterar as configurações, mas para comunicar com consolas já necessitas, já perdi horas, porque um dip, estava na posição errada.

(mas tal como te disse nunca usei Modbus num S7-200)

Editado por nokPT, 16 de Julho de 2012 - 12:38.

#5 sergio.costa

sergio.costa

void

• Membro
  • PipPip
  • 46 mensagens

Publicado 16 de Julho de 2012 - 16:16

Pois o erro e meu certamente....
Ainda nao experimentei com o PPI, estava a utilizar um conversor USB/RS485 generico com chip FTDI...
Como PROFIBUS E MODBUS sao suportados por RS485 pensei que podia entrar na rede com o conversor generico...
Talvez tenha que mudar de marca e apostar na telemecanique...
Como ja disse tenho 32 analisadores  de energia PM9C na rede com esse conversor generico em 19200,8,n,1 e é raro falhar...

Editado por sergio.costa, 16 de Julho de 2012 - 16:20.

#6 nokPT

nokPT

CRLF

• Moderador
  • PipPipPipPipPip
  • 649 mensagens

Publicado 16 de Julho de 2012 - 17:27

Honestamente, não te sei dizer, não creio que a Siemens tivesse feito (e vendido) uma biblioteca Modbus que não funcione...

#7 nokPT

nokPT

CRLF

• Moderador
  • PipPipPipPipPip
  • 649 mensagens

Publicado 16 de Julho de 2012 - 17:51

Alguns links:

https://support.automation.siemens.com/WW/llisapi.dll?func=cslib.csinfo&objId=28767151&nodeid0=10805149&load=content&start=41&csSort=-DOCDATUMBEITRAG&subtype=133000&lang=en&siteid=cseus&aktprim=0&objaction=csview&extranet=standard&viewreg=WW

ou

https://support.automation.siemens.com/WW/llisapi.dll?query=s7-200+modbus&func=cslib.cssearch&content=adsearch%2Fadsearch.aspx&lang=en&siteid=cseus&objaction=cssearch&searchinprim=&nodeid99=&x=0&y=0