Ir para conteúdo

Revista PROGRAMAR - Edição 44 (Fevereiro 2014): Download já disponível!

- - - - -

PID no S7-1200

• Por favor inicie sessão para responder
6 respostas a este tópico

#1 dltccorreia

dltccorreia

null

• Membro
  • Pip
  • 12 mensagens

Publicado 25 de Maio de 2012 - 15:31

Boa tarde a todos.
Tenho que fazer o controlo de temperatura de uma "mini estufa" com o controlador PID.
Acontece que ja programei o PID de acordo com o manual, mas não está a funcionar nada bem... O controlador n controla a temperatura para o setpoint inserido.
Alguem ja testou algo semelhante?
Cumprimentos,
Daniel Correia

#2 nokPT

nokPT

CRLF

• Moderador
  • PipPipPipPipPip
  • 644 mensagens

Publicado 25 de Maio de 2012 - 16:16

Que versão do Tia Portal estás a usar?

Tens o PID em Auto?

Estás a fazer controlo PI ou PID?

Que parametros tens de P,I,D?

Qual o k do I e do D?

#3 dltccorreia

dltccorreia

null

• Membro
  • Pip
  • 12 mensagens

Publicado 25 de Maio de 2012 - 16:42

Ver MensagemnokPT, em 25 de Maio de 2012 - 16:16, disse:

Que versão do Tia Portal estás a usar?

Tens o PID em Auto?

Estás a fazer controlo PI ou PID?

Que parametros tens de P,I,D?

Qual o k do I e do D?

Estou a usar TIA PORTAL V11
Estou a usar o PID.
Eu não mexi nos parametros.
Print screen do meu function block:
http://imageshack.us/photo/my-images/594/pidz.jpg/

#4 nokPT

nokPT

CRLF

• Moderador
  • PipPipPipPipPip
  • 644 mensagens

Publicado 25 de Maio de 2012 - 17:04

Que versão do Tia Portal V11? Existe a V11, SP1, SP2, SP2 + Upt1, SP2 + Upt2, SP2 + Upt3. Nos últimos Updates eles têm mexido nos PIDs. Se poderes actualizar o software (atenção que algumas actualizações do software, obrigam a actualização do Firmware do PLC, tal como disse eles têm mexido)

No 1200, nunca usei o 3Steps, já usei o outro.

Deves estar a fazer algumas coisas mal, os PIDs têm que ser chamados em OBs ciclicas e devem estar sempre enable, ou alternativamente, tens que fazer software por causa do sample time.

Por outro lado, estas a usar saídas do PID como entradas no PID, nunca fiz isto, mas lá deves ter os teus motivos.

Como é que parametrizaste o PID? PI ou PID, que parametros de P, I e D tens? Quais os Ks do I e do D?

#5 dltccorreia

dltccorreia

null

• Membro
  • Pip
  • 12 mensagens

Publicado 25 de Maio de 2012 - 17:20

Ver MensagemnokPT, em 25 de Maio de 2012 - 17:04, disse:

Que versão do Tia Portal V11? Existe a V11, SP1, SP2, SP2 + Upt1, SP2 + Upt2, SP2 + Upt3. Nos últimos Updates eles têm mexido nos PIDs. Se poderes actualizar o software (atenção que algumas actualizações do software, obrigam a actualização do Firmware do PLC, tal como disse eles têm mexido)

No 1200, nunca usei o 3Steps, já usei o outro.

Deves estar a fazer algumas coisas mal, os PIDs têm que ser chamados em OBs ciclicas e devem estar sempre enable, ou alternativamente, tens que fazer software por causa do sample time.

Por outro lado, estas a usar saídas do PID como entradas no PID, nunca fiz isto, mas lá deves ter os teus motivos.

Como é que parametrizaste o PID? PI ou PID, que parametros de P, I e D tens? Quais os Ks do I e do D?
È a versao SP1 Update 2.
Eu nao parametrizei nada no PID. Fui buscar o PID já feito disponibilizado, e nao alterei mais nada. Coloquei dentro de um interrupt cycle. A saida como entrada é o feedback para comparar se o valor esta de acordo com o setpoint. Senao aquece ou arrefece...

#6 nokPT

nokPT

CRLF

• Moderador
  • PipPipPipPipPip
  • 644 mensagens

Publicado 25 de Maio de 2012 - 17:36

Acho que tens que estudar melhor o PID

Ver Mensagemdltccorreia, em 25 de Maio de 2012 - 17:20, disse:

Eu nao parametrizei nada no PID. Fui buscar o PID já feito disponibilizado, e nao alterei mais nada. ...

Tens que parametrizar/configurar o PID e depois tens que o afinar.

#7 RafaelBC

RafaelBC

null

• Novo Membro
  • Pip
  • 1 mensagens

Publicado 05 de Fevereiro de 2013 - 03:43

Olá Amigo... veja este arquivo...
Espero que o ajude porque diz sobre o sistema PID conforme você está em dúvida...
Abraço!

http://cache.automation.siemens.com/dnl/Dg/Dg0NzA2OQAA_40263542_HB/GS_STEP7Bas105esES.pdf