Ir para conteúdo

Revista PROGRAMAR - Edição 44 (Fevereiro 2014): Download já disponível!

- - - - -

Ecrã preto no monitor - placa gráfica?

• Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

#1 hristosax

hristosax

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 224 mensagens

Publicado 25 de Dezembro de 2011 - 15:35

Boas!

Tenho um HP Pavilion Slimline, um desktop media-PC, uma torre pequena. E acontece que no monitor só me aparece um ecrã preto, não aparece mais nada. O monitor detecta que há sinal (se não houver cabo com sinal aquilo diz "CHECK SIGNAL CABLE"), só que não aparece nada no ecrã. O cabo também não é o problema, já tentei com outro cabo que funciona de certeza. A única coisa que me posso lembrar que possa ser o problema é a placa gráfica - uma 9300GE da nVidia.

Agora não consigo perceber se é o driver que não funciona (duvido mesmo) ou se a placa está morta. Se a placa está morta, não percebo porque é que o monitor detecta sinal...

Alguém me pode ajudar? Se for a placa, compro uma nova por 100€ que é 5 vezes melhor do que esta velha, mas preciso de ter a certeza.

Cumprimentos

#2 bubulindo

bubulindo

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2061 mensagens

Publicado 25 de Dezembro de 2011 - 15:58

Recebeste o computador como prendinha de Natal?

Se recebeste, se calhar valerá a pena tentar abrir o computador para verificar se todas as placas estão bem colocadas nas slots. Isso já me aconteceu num computador.

Algo que me lembro de acontecer era num monitor termos de escolher a porta de entrada do sinal para vermos alguma coisa, senão dava tudo preto.
Já mexeste nos menús do monitor para escolher entre as duas entradas do monitor (se for esse o caso) ?

#3 hristosax

hristosax

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 224 mensagens

Publicado 25 de Dezembro de 2011 - 17:08

Ver Mensagembubulindo, em 25 de Dezembro de 2011 - 15:58, disse:

Recebeste o computador como prendinha de Natal?

Se recebeste, se calhar valerá a pena tentar abrir o computador para verificar se todas as placas estão bem colocadas nas slots. Isso já me aconteceu num computador.

Algo que me lembro de acontecer era num monitor termos de escolher a porta de entrada do sinal para vermos alguma coisa, senão dava tudo preto.
Já mexeste nos menús do monitor para escolher entre as duas entradas do monitor (se for esse o caso) ?

Não, não, o computador já tem uns dois anos pelo menos. E o monitor só tem uma entrada de sinal de vídeo (VGA).

#4 progster

progster

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1060 mensagens

Publicado 25 de Dezembro de 2011 - 19:20

Boa tarde.

Tal como diz o @bubulindo, dá uma vista de olhos no slot da placa gráfica, pode dar-se o caso de estar mal encaixada.

@bubulindo mesmo que não o tivesse recebido como prenda de Natal, vale sempre a pena abrir o computador.  :biggrin:

Cumprimentos.

#5 hristosax

hristosax

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 224 mensagens

Publicado 25 de Dezembro de 2011 - 19:23

Ver Mensagemprogster, em 25 de Dezembro de 2011 - 19:20, disse:

Boa tarde.

Tal como diz o @bubulindo, dá uma vista de olhos no slot da placa gráfica, pode dar-se o caso de estar mal encaixada.

@bubulindo mesmo que não o tivesse recebi como prenda de Natal, vale sempre a pena abrir o computador.  :biggrin:

Cumprimentos.

Muito bem então, já estava a ver se fazia isso hoje...

#6 progster

progster

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1060 mensagens

Publicado 25 de Dezembro de 2011 - 19:31

Boa tarde.

Lembrei-me agora...
Por acaso não estarás a ligar o cabo do monitor na entrada errada? As tantas podes ter o cabo ligado, na placa gráfica onboard (Assumindo que tem placa onboard).
Convém também verificar este ponto.

Cumprimentos.

#7 hristosax

hristosax

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 224 mensagens

Publicado 25 de Dezembro de 2011 - 20:52

Ver Mensagemprogster, em 25 de Dezembro de 2011 - 19:31, disse:

Boa tarde.

Lembrei-me agora...
Por acaso não estarás a ligar o cabo do monitor na entrada errada? As tantas podes ter o cabo ligado, na placa gráfica onboard (Assumindo que tem placa onboard).
Convém também verificar este ponto.

Cumprimentos.

Boas.

Acho que houve um mal-entendido aqui. Já usamos este computador com o mesmo monitor há pelo menos dois anos, com os mesmos cabos e mesmas entradas - a placa é uma 9300GE que só tem uma saída DVI e uma HDMI. Estou a usar um adaptador DVI -> VGA para o cabo que liga ao monitor.

E que eu saiba não tenho placa onboard.

Mais uma coisa: abri o computador, verifiquei que todas as ligações estão bem e tirei a maioria do pó acumulado. Ainda, nada. Zero, mesmo.

Também reparei que não encontrei nenhuma entrada alimentação (elétrica  ;)) na motherboard. No caso de ser a placa gráfica queimada, a única solução é por uma nova, e aparentemente não tenho onde ligar os cabos da alimentação das placas mais modernas (a 9300GE, que eu tenha visto, não usa nenhuma fonte além da entrada PCI-E 16x).

Cumps.

#8 bubulindo

bubulindo

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2061 mensagens

Publicado 25 de Dezembro de 2011 - 21:47

Ver Mensagemprogster, em 25 de Dezembro de 2011 - 19:20, disse:

@bubulindo mesmo que não o tivesse recebi como prenda de Natal, vale sempre a pena abrir o computador.  :biggrin:

LOL
Eu falo porque já tive um colega meu ao telefone com o fornecedor durante quase uma semana e quando fui ver, decidi começar do início e verificar que havia corrente por todo o lado. Descobri que quem montou aquilo decidiu poupar nos parafusos e tinha os discos desligados. Como aquilo foi enviado num contentor, lembrei-me dessa hipótese.

O computador dá barulhinhos ao iniciar?

#9 progster

progster

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1060 mensagens

Publicado 25 de Dezembro de 2011 - 21:50

Boa noite.

Convém sempre dar uma boa limpeza, e não retirar só a "maioria" do pó.

Tens conhecimentos de hardware?

Se sim, e com cuidado para não partires o encaixe, tira a pilha da motherboard espera uns segundos e volta a coloca-la.

Convém desligar o computador da corrente.

Cumprimentos.

Ver Mensagembubulindo, em 25 de Dezembro de 2011 - 21:47, disse:

LOL
Eu falo porque já tive um colega meu ao telefone com o fornecedor durante quase uma semana e quando fui ver, decidi começar do início e verificar que havia corrente por todo o lado. Descobri que quem montou aquilo decidiu poupar nos parafusos e tinha os discos desligados. Como aquilo foi enviado num contentor, lembrei-me dessa hipótese.

O computador dá barulhinhos ao iniciar?

:biggrin: Também já apanhei dessas...

#10 hristosax

hristosax

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 224 mensagens

Publicado 25 de Dezembro de 2011 - 22:25

Boas.

Conhecimentos de hardware tenho... bem... se precisasse de montar um computador com os componentes, saberia onde cada um ia, como funciona, etc. Sei distinguir (penso eu) corretamente os componentes da motherboard... Assumo que por "pilha da motherboard" te referes àquela pilha circular brilhante. Só não percebo como isso ajudaria a minha situação - só o display é que não está a funcionar, mas o computador faz boot normalmente, dá os sons normais do arranque do Windows.

Acerca do pó, não tenho em casa ar comprimido , logo soprei com cuidado para as zonas que vi que tinham pó, levemente. E por tirar a "maioria do pó" quero dizer que agora não há nenhum pó visível nos componentes.

Cumps

PS: Parece que não tenho mesmo entradas de alimentação molex livres, pelo menos não encontro nada perto da zona dos PCI-E.