Ir para conteúdo

Revista PROGRAMAR – Edição 46 (Setembro 2014): Download já disponível!

- - - - -

Osciloscopio - Analisador Lógico

• Por favor inicie sessão para responder
11 respostas a este tópico

#1 crazygod

crazygod

void

• Membro
  • PipPip
  • 51 mensagens

Publicado 01 de Novembro de 2011 - 14:51

Boas tardes...
bem, para ser sincero convosco nunca trabalhei um osciloscópio\analisador lógico, mas como ando a "estudar" os PCs a fundo, gostava de que alguém me esclarece-se umas dívidas...
   vou fazer já a principal pergunta e consoante a resposta, farei "as seguintes"...

estou interessado em comprar um destes aparelhos (apesar de estar mais inclinado para o analisador lógico), por isso fui ao google e comecei a procurar lojas/informações.....reparei que todos ou quase todos os aparelhos que eu fui vendo tinha uma frequência inferior a 1Ghz!
por isso se eu quisesse comprar um e depois "analisar" um processador (tipo 3.2 Ghz) não iria funcionar, certo???? e com sorte estourava o aparelho, certo??

sabem-me indicar onde eu possa ver alguma loja ou assim com um analisador lógico/osciloscópio que aguente tal frequência???

obrigado

#2 Pessanha24

Pessanha24

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 111 mensagens

Publicado 01 de Novembro de 2011 - 15:10

O que queres medir com o osciloscópio ? os sinais provenientes de uma motherboard?

#3 crazygod

crazygod

void

• Membro
  • PipPip
  • 51 mensagens

Publicado 01 de Novembro de 2011 - 15:30

sim....
como disse ando ainda meio a "descobrir", mas sim, quero ver que dados (valores em Hex/Binário) que passam por cada sitio, como a que frequência são transmitidos...(não sei utilizar os termos técnicos para explicar o que quero, mas por exemplo, quer ver quando é que cada camada trabalha, quando é que uma começa e acaba, em que velocidade é que passou os dados, que dados é que esta a passar por cada camada, e coisas assim)

mas é claro que inicialmente não vou começar com nada tão avançado como um processador topo xpto, mas simplesmente não gostava de adquirir um aparelho e depois ele não servir depois para coisas mais sérias por assim dizer.

#4 Pessanha24

Pessanha24

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 111 mensagens

Publicado 01 de Novembro de 2011 - 15:37

Vai ao google e procura informação sobre Osciloscópio e sobre analisadores lógicos para veres como funcionam e o que podes fazer com eles.

Pelo que escreves-te, ou não te soubeste explicar, ou não vais conseguir ter sucesso nessa tua tarefa com um osciloscópio ou com um analisador lógico.

#5 crazygod

crazygod

void

• Membro
  • PipPip
  • 51 mensagens

Publicado 01 de Novembro de 2011 - 16:09

ok, vou continuar a pesquisar, mas talvez se poderes dar uma vista de olhos nisto, http://www.saleae.com/logic/, isto faz aquilo que eu estava a tentar explicar....(agora não tenho a certeza se faz mesmo tudo, pois confesso que dei só uma leitura superficial)

#6 Pessanha24

Pessanha24

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 111 mensagens

Publicado 01 de Novembro de 2011 - 16:16

Procura também por "Frequência de Nyquist" vai ajudar a responder à tua dúvida sobre que frequência de amostragem precisas.

Convém saber exactamente o que queres amostrar.

#7 crazygod

crazygod

void

• Membro
  • PipPip
  • 51 mensagens

Publicado 01 de Novembro de 2011 - 16:21

obrigado pela dica e pelo teu tempo :D

#8 pedrotuga

pedrotuga

Stack Overflow

• Membro
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 7517 mensagens

Publicado 01 de Novembro de 2011 - 16:41

Mesmo 1GHz já é um osciloscópio todo assanhado. Tantos que só vão até 20MHz.

Não é com osciloscópios de trazer por casa que se analisa tecnologia de ponta. Isso requer equipamento à altura que custa milhões de euros e proessupõe anos de experiência e aprendizagem para saber trabalhar com tais tecnologias.
Tambem estás a tentar abater um B52 com a tua fisga.

Começa por coisas mais simples, microprocessadores por exemplo. Deopis é uma questão de extrapolar o conhecimento para coisas mais complexas.

Ou melhor ainda, o que tu queres, está neste livro:
http://www1.idc.ac.il/tecs/
Elements of Computing Systems: Building a Modern Computer from First Principles

Esse livro ensina-te tudo o que precisas para fazeres o teu próprio computador, e vem com um software de simulação para esse efeito. Eu não conheço opção mais facil para o estudo de um sistema informático.

#9 crazygod

crazygod

void

• Membro
  • PipPip
  • 51 mensagens

Publicado 01 de Novembro de 2011 - 17:19

obrigada pela dica do livro, muito útil....
Sim, nisso tens razão de os equipamentos serem caríssimos...por isso é que eu estava a colocar esta duvida.
Pois queria saber se com um aparelho de 20Mhz, era capaz de medir/analisar nos vários pontos da motherboard que passa informação.
e como eu disse, eu so estou a perguntar já "uma coisa mais complexa",mas é mais para saber depois que limitações terei com o equipamento que adquirir. Tenho a perfeita noção que primeiro tenho de começar por coisas mais básicas, por isso é que tenho o meu adruino sempre a mão :D
mas como neste momento ando a estudar (autodidacta) a arquitectura dos processares x86 e assembly, fico curioso e interessado e quero saber mais e "inventar"/descobrir certas coisas que não vêm nos livros!!!

#10 pedrotuga

pedrotuga

Stack Overflow

• Membro
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 7517 mensagens

Publicado 02 de Novembro de 2011 - 21:38

Ver Mensagemcrazygod, em 01 de Novembro de 2011 - 17:19, disse:

mas como neste momento ando a estudar (autodidacta) a arquitectura dos processares x86 e assembly, fico curioso e interessado e quero saber mais e "inventar"/descobrir certas coisas que não vêm nos livros!!!
Arranja, ou implementa o teu emulador.
Pelo que  referiste acima, eu diria que estás um pouco confuso. Analisar dados em pontos da motherboard ajudaria a perceber tecnologias e protocolos de comunicação para dispositivos externos, e não informação sobre o processador.

#11 Pessanha24

Pessanha24

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 111 mensagens

Publicado 02 de Novembro de 2011 - 22:14

Ele tem de fazer o "trabalho de casa" e pesquisar para saber exactamente o que quer medir/analisar para depois partir para a segunda parte "será que é possível"... :)

#12 crazygod

crazygod

void

• Membro
  • PipPip
  • 51 mensagens

Publicado 03 de Novembro de 2011 - 00:30

é exactamente isso pedrotuga quero para poder analisar os protocolos de comunicação e assim...

eu falei no processador (burrice minha), pois os analisadores lógicos têm uma frequência (tipo 24Mhz) e os processadores (3Ghz), então pensei que que precisava de um equipamento com a mesma velocidade para conseguir analisar.
mas vou tentar com chip que me emprestaram! tentar ler (alguma coisa ;)) de uma memoria (flash).

mas sim confesso que quando abri o tópico estava meio confuso, estava a confundir tudo, mas vocês ajudaram a ver as coisas (chamando-me a atenção do que eu queria fazer era quase impossível, ou que não era bem como eu pensava, e isso ajuda bastante este "debate"...e isto não se encontra no google)

Arranja, ou implementa o teu emulador.
e podendo fazer figura de ignorante....digo "vou tentar perceber melhor o que disseste e como fazê-lo" (digo isto mas a primeira coisa que me passou pela cabeça foi com um arduino criar um circuito qualquer em que ele passe uns bytes de uma lado para o outro, e depois com um outro chip, tentar captar o "sinal"/informação transmitida)

bem, tenham paciência pela minha falta de...(como se diz :))...experiencia no assunto :D
(mas agora a serio, eu estou aqui é para aprender...e por mais estúpidas que sejam as minha perguntas, faço-as para poder melhor e compreender melhor as coisas)