Ir para conteúdo

- - - - -

Problemas com virtualização

• Por favor inicie sessão para responder
14 respostas a este tópico

#1 mjamado

mjamado

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1693 mensagens
  • LocalizaçãoVila Real

Publicado 12 de Outubro de 2011 - 11:12

Recentemente (como em "na semana passada") mudei o SO primário da minha máquina pessoal do Win7 para Ubuntu 11.04 64 bits (kubuntu, mais propriamente). Está operacional, apesar de alguns problemas, tanto com a configuração dos dois monitores, como com a placa de som - mas sobre isso já descobri o que havia para descobrir, e resolvi na medida do possível.

Onde estou a ter o inferno é com a virtualização.

A minha máquina suporta virtualização nativa (é um Core i7, numa ASRock X58 Extreme), e as opções da BIOS relevantes estão activadas. Aliás, a virtualização funcionava 5 estrelas no Win7.

Consigo instalar tanto o VirtualBox (experimentei o OSE e o completo) como o VMware Workstation. No entanto, ao instalar o Win7 (32 ou 64 bits, é igual) em qualquer um deles, a máquina congela. Não é a máquina virtual, é a máquina toda. Nem teclado, nem rato - nada. Só mesmo fazendo reset. Não congela sempre no mesmo sítio - ontem, por exemplo, consegui levar a instalação do Win7 32bits até ao fim, e congelou quando chegou ao desktop pela primeira vez depois da instalação.

Já tentei com 2Gb e com 1Gb de Ram. Já tentei com 4 cores e com 2 cores atribuídos. Já tentei com a aceleração 3D activada e desactivada. Já experimentei umas poucas de soluções que encontrei pela 'Net, embora o problema reportado seja, normalmente, que o software de virtualização não arranque ou crashe (sozinho, sem levar o host com ele).

Nada.

Estou sem ideias... Alguém já passou por isto e tem uma solução à mão de semear?
"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

#2 bioshock

bioshock

Unsigned User

• Wiki
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3207 mensagens

Publicado 12 de Outubro de 2011 - 20:03

A única sugestão que te posso deixar para verificares de onde vem o problema é mesmo tentares com outro sistema operativo/outro .ISO diferente do que estás a utilizar para instalares o W7. Se não funcionar, é porque o problema pode advir do teu ubuntu.

Neste tipo de casos, acho que se deve optar pelas vias de exclusão.. :)

#3 mjamado

mjamado

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1693 mensagens
  • LocalizaçãoVila Real

Publicado 12 de Outubro de 2011 - 20:14

Ver Mensagembioshock, em 12 de Outubro de 2011 - 20:03, disse:

A única sugestão que te posso deixar para verificares de onde vem o problema é mesmo tentares com outro sistema operativo/outro .ISO diferente do que estás a utilizar para instalares o W7. Se não funcionar, é porque o problema pode advir do teu ubuntu.

Pá, eu coloquei o tópico na secção do GNU/Linux para quê? Não achas que eu estou cansado de saber que o problema só pode ser do host e não dos Win7?

Ademais, ambos os Win7 (32 e 64 bits) estão bons - estavam a uso. O de 64 bits foi precisamente o que foi substituído agora.
"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

#4 Th3Alchemist

Th3Alchemist

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 211 mensagens
  • LocalizaçãoBraga

Publicado 12 de Outubro de 2011 - 20:42

Já experimentaste com outras soluções de virtualização como por exemplo o KVM ?

Encontrei isto também (embora seja um post antigo na ubuntuforums):
http://ubuntuforums....ad.php?t=690330

Imagem ColocadaImagem ColocadaImagem ColocadaImagem Colocada

#5 mjamado

mjamado

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1693 mensagens
  • LocalizaçãoVila Real

Publicado 12 de Outubro de 2011 - 21:41

Ver MensagemTh3Alchemist, em 12 de Outubro de 2011 - 20:42, disse:

Já experimentaste com outras soluções de virtualização como por exemplo o KVM ?

Experimentei o QEMU, que usa o KVM - same thing...

Ver MensagemTh3Alchemist, em 12 de Outubro de 2011 - 20:42, disse:

Encontrei isto também (embora seja um post antigo na ubuntuforums):
http://ubuntuforums....ad.php?t=690330

Isso era um bug do VirtualBox que foi corrigido entretanto...

#6 Th3Alchemist

Th3Alchemist

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 211 mensagens
  • LocalizaçãoBraga

Publicado 12 de Outubro de 2011 - 22:08

Verifica o log do virtualbox, pode ser que te ajuda... Fora disso não sei, não uso VMs...

No QEMU acontece o mesmo problema suponho eu?

Ubuntu 64bits nunca foi muito recomendado por ter imensos bugs...

Imagem ColocadaImagem ColocadaImagem ColocadaImagem Colocada

#7 apocsantos

apocsantos

Unsigned User

• Staff
  • 2894 mensagens

Publicado 12 de Outubro de 2011 - 22:16

Boa noite,

Nunca tive esse problema com win7, já passei por semelhante mas com NT4, precisamente a correr numa Virtual Machine, na altura VirtualBox, e o SO Host era GNU/Linux Ubuntu. O erro que me acontecia era em tudo semelhante ao que referes, e estava relacionado com um driver, no SO Host, na altura o driver da gráfica, uma Nvidia.

Verifica os logs do SO provavelmente deves ter alguma coisa estranha segundos antes do crash. Pelo aspecto deve ser algum conflito na comunicação com o hardware.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de  código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Imagem Colocada

#8 mjamado

mjamado

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1693 mensagens
  • LocalizaçãoVila Real

Publicado 13 de Outubro de 2011 - 00:45

Ver Mensagemapocsantos, em 12 de Outubro de 2011 - 22:16, disse:

Nunca tive esse problema com win7, já passei por semelhante mas com NT4, precisamente a correr numa Virtual Machine, na altura VirtualBox, e o SO Host era GNU/Linux Ubuntu. O erro que me acontecia era em tudo semelhante ao que referes, e estava relacionado com um driver, no SO Host, na altura o driver da gráfica, uma Nvidia.

Eu também calculo que seja da gráfica - passei agora três horas do demónio, porque fiquei sem KDE, só consola. Estava a usar os drivers proprietários, mas que existem nos repositórios oficiais e tentei instalar os últimos directamente da nVidia. Well, não foi tão trivial como possa parecer... Rebentei com esta gaita toda, tive que ir enfiar o focinho no xorg.conf, que já de si estava todo alterado porque um dos meus monitores não comunica o EDID; enfim, um papelinho.

Neste momento estou de volta à estaca zero. Não faço a mais pálida ideia por onde ir a seguir e de certeza que não vou repetir a gracinha dos drivers...  :down:

#9 system_350

system_350

null

• Membro
  • Pip
  • 4 mensagens
  • LocalizaçãoPombal

Publicado 13 de Outubro de 2011 - 12:36

Ja experimentas-te actualizar o ubuntu, porque eu já vi uns problemas que depois de actualizar ficaram óptimos
Experimenta e depois diz

#10 mjamado

mjamado

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1693 mensagens
  • LocalizaçãoVila Real

Publicado 13 de Outubro de 2011 - 12:45

Ver Mensagemsystem_350, em 13 de Outubro de 2011 - 12:36, disse:

Ja experimentas-te actualizar o ubuntu, porque eu já vi uns problemas que depois de actualizar ficaram óptimos
Experimenta e depois diz

Estou no 11.04, o 11.10 ainda não saiu...

#11 system_350

system_350

null

• Membro
  • Pip
  • 4 mensagens
  • LocalizaçãoPombal

Publicado 13 de Outubro de 2011 - 12:49

Sim eu sei mas foi no 11.04 que eu ouvi dizer que avia uns problemas mas com atualizacoes resolve-se

#12 bioshock

bioshock

Unsigned User

• Wiki
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3207 mensagens

Publicado 13 de Outubro de 2011 - 14:14

Achas que é da gráfica? Então porque é que não puxas por ela?
Mas isso é muito estranho, se funcionou com W7 e não tiveste problema, mudas para o ubuntu e tens uns freezes..

#13 Gonka

Gonka

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 206 mensagens
  • LocalizaçãoViseu

Publicado 13 de Outubro de 2011 - 14:25

mjamado, já saiu :thumbsup:
Posted Image

#14 mjamado

mjamado

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1693 mensagens
  • LocalizaçãoVila Real

Publicado 13 de Outubro de 2011 - 14:37

Ver Mensagembioshock, em 13 de Outubro de 2011 - 14:14, disse:

Mas isso é muito estranho, se funcionou com W7 e não tiveste problema, mudas para o ubuntu e tens uns freezes...

Não é da gráfica em si, é dos drivers.

Ver MensagemGonka, em 13 de Outubro de 2011 - 14:25, disse:

mjamado, já saiu ;)

Se me resolvesse o problema assim de calcanhar é que era!  :thumbsup: Logo à noite já vou actualizar...

#15 mjamado

mjamado

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1693 mensagens
  • LocalizaçãoVila Real

Publicado 16 de Outubro de 2011 - 04:20

Ok, depois de alguma luta, o assunto ficou resolvido.

• Nunca, mas nunca, actualizem o Ubuntu da 11.04 para a 11.10 se alguma vez tiveram o VMware instalado. É uma known issue (aqui), mas pensei que desinstalando ficasse resolvido - não fica, e dá granel do grosso;
  • Quem tem placas gráficas nVidia, deve evitar ao máximo instalar directamente o 11.10 - o driver open-source nouveau é uma bela porcaria, e depois da instalação fica-se sem X - pelo menos eu fiquei, com a minha gráfica. Tinha consola, e muito boas contas. O caminho é instalar o 11.04, depois os drivers proprietários e só então fazer o upgrade para o 11.10;
  • Outra coisa que deu chatices foi o problema da sincronização dos repositórios - a primeira vez que tentei actualizar, o repositório português ainda não tinha todos os ficheiros necessários para a actualização, e deu asneira. É que não falha e "tente novamente", dá asneira, mesmo.

De qualquer maneira, acabei por descobrir a origem do problema, e cá fica a solução se eventualmente alguém ficar na mesma situação. Afinal, não era da gráfica, mas sim duma tecnologia de virtualização da Intel, a VT-d, ou da maneira como tanto o VirtualBox como o VMware licam com ela. Para além da tecnologia VT-x, que é necessária, e é um conjunto de soluções para virtualização no geral, a VT-d é uma solução para um problema mais concreto, relacionado com IO. Basicamente, oferece uma maneira de ter acesso directo e exclusivo aos dispositivos IO.

Vá-se lá perceber porquê, pelo menos estes dois pacotes de virtualização não gostam nem um bocadinho do VT-d. Assim que o desliguei na BIOS, ficou logo tudo a funcionar. Go figure...

De qualquer forma, resolvido!  :smoke: