Problemas com virtualização
Publicado 12 de Outubro de 2011 - 11:12
Onde estou a ter o inferno é com a virtualização.
A minha máquina suporta virtualização nativa (é um Core i7, numa ASRock X58 Extreme), e as opções da BIOS relevantes estão activadas. Aliás, a virtualização funcionava 5 estrelas no Win7.
Consigo instalar tanto o VirtualBox (experimentei o OSE e o completo) como o VMware Workstation. No entanto, ao instalar o Win7 (32 ou 64 bits, é igual) em qualquer um deles, a máquina congela. Não é a máquina virtual, é a máquina toda. Nem teclado, nem rato - nada. Só mesmo fazendo reset. Não congela sempre no mesmo sítio - ontem, por exemplo, consegui levar a instalação do Win7 32bits até ao fim, e congelou quando chegou ao desktop pela primeira vez depois da instalação.
Já tentei com 2Gb e com 1Gb de Ram. Já tentei com 4 cores e com 2 cores atribuídos. Já tentei com a aceleração 3D activada e desactivada. Já experimentei umas poucas de soluções que encontrei pela 'Net, embora o problema reportado seja, normalmente, que o software de virtualização não arranque ou crashe (sozinho, sem levar o host com ele).
Nada.
Estou sem ideias... Alguém já passou por isto e tem uma solução à mão de semear?
Publicado 12 de Outubro de 2011 - 20:03
Neste tipo de casos, acho que se deve optar pelas vias de exclusão..
Publicado 12 de Outubro de 2011 - 20:14
bioshock, em 12 de Outubro de 2011 - 20:03, disse:
Pá, eu coloquei o tópico na secção do GNU/Linux para quê? Não achas que eu estou cansado de saber que o problema só pode ser do host e não dos Win7?
Ademais, ambos os Win7 (32 e 64 bits) estão bons - estavam a uso. O de 64 bits foi precisamente o que foi substituído agora.
Publicado 12 de Outubro de 2011 - 20:42
Encontrei isto também (embora seja um post antigo na ubuntuforums):
http://ubuntuforums....ad.php?t=690330

Publicado 12 de Outubro de 2011 - 21:41
Th3Alchemist, em 12 de Outubro de 2011 - 20:42, disse:
Experimentei o QEMU, que usa o KVM - same thing...
Th3Alchemist, em 12 de Outubro de 2011 - 20:42, disse:
http://ubuntuforums....ad.php?t=690330
Isso era um bug do VirtualBox que foi corrigido entretanto...
Publicado 12 de Outubro de 2011 - 22:08
No QEMU acontece o mesmo problema suponho eu?
Ubuntu 64bits nunca foi muito recomendado por ter imensos bugs...

Publicado 12 de Outubro de 2011 - 22:16
Nunca tive esse problema com win7, já passei por semelhante mas com NT4, precisamente a correr numa Virtual Machine, na altura VirtualBox, e o SO Host era GNU/Linux Ubuntu. O erro que me acontecia era em tudo semelhante ao que referes, e estava relacionado com um driver, no SO Host, na altura o driver da gráfica, uma Nvidia.
Verifica os logs do SO provavelmente deves ter alguma coisa estranha segundos antes do crash. Pelo aspecto deve ser algum conflito na comunicação com o hardware.
Cordiais cumprimentos,
Apocsantos
"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Publicado 13 de Outubro de 2011 - 00:45
apocsantos, em 12 de Outubro de 2011 - 22:16, disse:
Eu também calculo que seja da gráfica - passei agora três horas do demónio, porque fiquei sem KDE, só consola. Estava a usar os drivers proprietários, mas que existem nos repositórios oficiais e tentei instalar os últimos directamente da nVidia. Well, não foi tão trivial como possa parecer... Rebentei com esta gaita toda, tive que ir enfiar o focinho no xorg.conf, que já de si estava todo alterado porque um dos meus monitores não comunica o EDID; enfim, um papelinho.
Neste momento estou de volta à estaca zero. Não faço a mais pálida ideia por onde ir a seguir e de certeza que não vou repetir a gracinha dos drivers... :down:
Publicado 13 de Outubro de 2011 - 12:36
Experimenta e depois diz
Publicado 13 de Outubro de 2011 - 12:45
system_350, em 13 de Outubro de 2011 - 12:36, disse:
Experimenta e depois diz
Estou no 11.04, o 11.10 ainda não saiu...
Publicado 13 de Outubro de 2011 - 12:49
Publicado 13 de Outubro de 2011 - 14:14
Mas isso é muito estranho, se funcionou com W7 e não tiveste problema, mudas para o ubuntu e tens uns freezes..
Publicado 13 de Outubro de 2011 - 14:25
Publicado 13 de Outubro de 2011 - 14:37
bioshock, em 13 de Outubro de 2011 - 14:14, disse:
Não é da gráfica em si, é dos drivers.
Gonka, em 13 de Outubro de 2011 - 14:25, disse:
Se me resolvesse o problema assim de calcanhar é que era!
Publicado 16 de Outubro de 2011 - 04:20
- Nunca, mas nunca, actualizem o Ubuntu da 11.04 para a 11.10 se alguma vez tiveram o VMware instalado. É uma known issue (aqui), mas pensei que desinstalando ficasse resolvido - não fica, e dá granel do grosso;
- Quem tem placas gráficas nVidia, deve evitar ao máximo instalar directamente o 11.10 - o driver open-source nouveau é uma bela porcaria, e depois da instalação fica-se sem X - pelo menos eu fiquei, com a minha gráfica. Tinha consola, e muito boas contas. O caminho é instalar o 11.04, depois os drivers proprietários e só então fazer o upgrade para o 11.10;
- Outra coisa que deu chatices foi o problema da sincronização dos repositórios - a primeira vez que tentei actualizar, o repositório português ainda não tinha todos os ficheiros necessários para a actualização, e deu asneira. É que não falha e "tente novamente", dá asneira, mesmo.
De qualquer maneira, acabei por descobrir a origem do problema, e cá fica a solução se eventualmente alguém ficar na mesma situação. Afinal, não era da gráfica, mas sim duma tecnologia de virtualização da Intel, a VT-d, ou da maneira como tanto o VirtualBox como o VMware licam com ela. Para além da tecnologia VT-x, que é necessária, e é um conjunto de soluções para virtualização no geral, a VT-d é uma solução para um problema mais concreto, relacionado com IO. Basicamente, oferece uma maneira de ter acesso directo e exclusivo aos dispositivos IO.
Vá-se lá perceber porquê, pelo menos estes dois pacotes de virtualização não gostam nem um bocadinho do VT-d. Assim que o desliguei na BIOS, ficou logo tudo a funcionar. Go figure...
De qualquer forma, resolvido! :smoke: