Ir para conteúdo

Revista PROGRAMAR – Edição 46 (Setembro 2014): Download já disponível!

- - - - -

Virtualizar MAC em Windows

• Este tópico está fechado Este tópico está fechado
31 respostas a este tópico

#1 Ascensao

Ascensao

CRLF

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 501 mensagens

Publicado 07 de Maio de 2011 - 16:42

Boas Pessoal mais uma vez

Já andei pela net a investigar de como se virtualizada o MAC OS X mas não tenho ideia qual a melhor e se devo fazer, por decidi vir aqui ao forum perguntar se alguém o já tinha feito e se deu certo? e já agora como é que fez?

Ando interessado ultimamente em introduzir-me a programação de aplicações para Ipod Touch e IPhone mas sei que o software de desenvolvimento só pode ser instalado num sistema operativo MAC e não vou comprar o computador da Apple só para experimentar.

#2 Rechousa

Rechousa

Unsigned User

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1246 mensagens

Publicado 07 de Maio de 2011 - 17:27

Recomendo o VirtualBox.

Vê aqui um artigo que te poderá ser útil.
(...) Removido o link após análise

#3 Ascensao

Ascensao

CRLF

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 501 mensagens

Publicado 07 de Maio de 2011 - 17:47

Ver MensagemRechousa, em 07 de Maio de 2011 - 17:27, disse:

Recomendo o VirtualBox.

Vê aqui um artigo que te poderá ser útil.
http://***/ (Removido o link após análise

Já experimentas-te?

#4 Rechousa

Rechousa

Unsigned User

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1246 mensagens

Publicado 07 de Maio de 2011 - 18:03

Ver MensagemAscensao, em 07 de Maio de 2011 - 17:47, disse:

Já experimentas-te?
Não se escreve "experimentas-te", mas sim experimentaste.  ;)

Não experimentei. Disse que recomendava pelo que li, mas vou experimentar em breve, fiquei curioso :)

#5 apocsantos

apocsantos

Unsigned User

• Staff
  • 4789 mensagens

Publicado 07 de Maio de 2011 - 21:43

Boa noite,

Correr Mac OS X em hardware "não Mac" é ilegal. Resumidamente a Apple proíbe expressamente que seja executado o Mac OS X fora de hardware Apple e o próprio SO vem com "medidas" que impedem a instalação em hardware não Apple.

Assim sendo, espero que estejas a fazer isso num Mac. Se bem que duvido que o Mac OS X funcione em maquinas virtuais.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

#6 Ascensao

Ascensao

CRLF

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 501 mensagens

Publicado 09 de Maio de 2011 - 08:39

Já realizei a virtualização de MAC OS  X com sucesso. O virtual Box já vem com uma configuração standard par MAC. Eu só quero  introduzir-me à programação de apps para iphone se gostar compro um Apple, não te preocupes apocsantos  ;).

Agora vou fazer  a virtualização de ubunto pois também nunca experimentei.

Obrigado pela ajuda.

#7 thoga31

thoga31

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 7508 mensagens

Publicado 09 de Maio de 2011 - 08:43

Ver MensagemAscensao, em 09 de Maio de 2011 - 08:39, disse:

Agora vou fazer  a virtualização de ubunto pois também nunca experimentei.

No teu lugar, experimentava o LiveCD em vez de virtualizar. O Ubuntu oferece essa possibilidade de correr o OS em CD, sem efectuar qualquer alteração ao sistema - tipo testar sem instalar, e não é "virtual". ;)

Cumpz.

#8 Ascensao

Ascensao

CRLF

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 501 mensagens

Publicado 09 de Maio de 2011 - 09:03

Ver Mensagemthoga31, em 09 de Maio de 2011 - 08:43, disse:

No teu lugar, experimentava o LiveCD em vez de virtualizar. O Ubuntu oferece essa possibilidade de correr o OS em CD, sem efectuar qualquer alteração ao sistema - tipo testar sem instalar, e não é "virtual". ;)

Cumpz.

yah eu sei, mas tudo o que eu fizer não é guardado. Sempre que inicio o cd começo do 0.

#9 apocsantos

apocsantos

Unsigned User

• Staff
  • 4789 mensagens

Publicado 09 de Maio de 2011 - 09:14

Bom dia,

O Ubuntu é virualizavel sem dificuldades absolutamente nenhumas. Quanto ao OS X volto a referir que correr o SO mesmo em maquinas virtuais sem ter uma licença apple e correr em hardware que não Apple (mesmo que seja em maquinas virtuais) é uma violação clara do EULA do Mac OS X.

Espero não ter de mencionar isto novamente.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

#10 Ascensao

Ascensao

CRLF

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 501 mensagens

Publicado 09 de Maio de 2011 - 10:03

Ver Mensagemapocsantos, em 09 de Maio de 2011 - 09:14, disse:

Bom dia,

O Ubuntu é virualizavel sem dificuldades absolutamente nenhumas. Quanto ao OS X volto a referir que correr o SO mesmo em maquinas virtuais sem ter uma licença apple e correr em hardware que não Apple (mesmo que seja em maquinas virtuais) é uma violação clara do EULA do Mac OS X.

Espero não ter de mencionar isto novamente.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

já entendi apocsantos obrigado  ;)

#11 SirDave

SirDave

Try-Catch User

• Membro
  • PipPipPipPip
  • 354 mensagens

Publicado 14 de Julho de 2011 - 22:15

Ver MensagemAscensao, em 09 de Maio de 2011 - 09:03, disse:

yah eu sei, mas tudo o que eu fizer não é guardado. Sempre que inicio o cd começo do 0.

Se usares uma pen de 8GB tens 7GB para guardar dados e programas, é o sistema operativo mais portátil de todos!

#12 thoga31

thoga31

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 7508 mensagens

Publicado 14 de Julho de 2011 - 22:19

Ver MensagemSirDave, em 14 de Julho de 2011 - 22:15, disse:

Se usares uma pen de 8GB tens 7GB para guardar dados e programas, é o sistema operativo mais portátil de todos!

Parece estar a ouvir os meus pensamentos: para não encher os meus PCs com o SO, pois eles não são assim modernos e com HDDs do melhor, estou a juntar guita para uma pen de 16GB e meter lá o Ubuntu. :thumbsup:

#13 SirDave

SirDave

Try-Catch User

• Membro
  • PipPipPipPip
  • 354 mensagens

Publicado 14 de Julho de 2011 - 22:29

É isso que torna o Ubuntu genial, tens os ficheiros e programas guardados e podes correr de onde quiseres e tens sempre tudo. E é local, não é guardado na net (tipo ChromeOS).

#14 KTachyon

KTachyon

Unsigned User

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3739 mensagens

Publicado 14 de Julho de 2011 - 22:59

Por acaso já cheguei a meter Mac OS X numa pen :thumbsup:

#15 apocsantos

apocsantos

Unsigned User

• Staff
  • 4789 mensagens

Publicado 16 de Julho de 2011 - 00:05

Boa noite,

Técnica-mente o Mac OS X até é "muito apetecível", o "se não" é que para o poder correr legalmente, tem de se utilizar hardware Apple. Eu corro o Darwin, apenas por "brincadeira", pois está bastante limitado.

Correr Mac OS X numa pen, deve ser parecido com correr GNU/Linux numa pen, ou melhor BSD numa pen, com as devidas adaptações claro, mas julgo que o OS X faz uma validação de hardware, por isso de qualquer forma tem de ser executado num Mac.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

#16 taviroquai

taviroquai

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1666 mensagens

Publicado 16 de Julho de 2011 - 10:55

Li não sei onde que correr Mac OS em cima de hardware que não é Apple... o SO fica muito lento... não dá para trabalhar como deve ser e a pessoa acaba por se desistir... corrijam-me se estiver enganado.

#17 KTachyon

KTachyon

Unsigned User

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3739 mensagens

Publicado 16 de Julho de 2011 - 13:32

Ver Mensagemapocsantos, em 16 de Julho de 2011 - 00:05, disse:

Boa noite,

Técnica-mente o Mac OS X até é "muito apetecível", o "se não" é que para o poder correr legalmente, tem de se utilizar hardware Apple. Eu corro o Darwin, apenas por "brincadeira", pois está bastante limitado.

Correr Mac OS X numa pen, deve ser parecido com correr GNU/Linux numa pen, ou melhor BSD numa pen, com as devidas adaptações claro, mas julgo que o OS X faz uma validação de hardware, por isso de qualquer forma tem de ser executado num Mac.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Pois, isso para mim não é problema. Macs não me faltam :)
O Mac OS X corre sem quaisquer alterações a partir de uma pen. Só é necessário que a pen tenha espaço suficiente.

Ver Mensagemtaviroquai, em 16 de Julho de 2011 - 10:55, disse:

Li não sei onde que correr Mac OS em cima de hardware que não é Apple... o SO fica muito lento... não dá para trabalhar como deve ser e a pessoa acaba por se desistir... corrijam-me se estiver enganado.

Não há interesse da Apple de suportar configurações de hardware que não sejam Macs, logo é normal que muitas configurações de outros computadores não sejam suportados pelos drivers incluídos no sistema.

#18 apocsantos

apocsantos

Unsigned User

• Staff
  • 4789 mensagens

Publicado 17 de Julho de 2011 - 23:13

Boa noite,

Não tenho qualquer duvida que o Mac OS X corra numa pen, desde que a dita esteja ligada a um computador Apple. :)

Compreendo perfeitamente o facto da Apple não querer suportar outras configurações de hardware que não Apple, pois por tradição eles garantem a qualidade do seu produto no seu todo (Hardware + Software), não vendendo separadamente uma coisa sem a outra.

Vá vi Microsoft Windows XP em computadores Mac, nomeadamente num Mac Book, e achei isso quase "uma barbaridade", ainda assim a maquina não era minha, por isso mesmo tive mais de respeitar. O dono comprou uma licença do Microsoft Windows XP, para ser instalado num Mac.

É sempre bom ouvir novidades sobre o Mac! :)

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

#19 bubulindo

bubulindo

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2257 mensagens

Publicado 19 de Julho de 2011 - 09:53

Ver Mensagemapocsantos, em 17 de Julho de 2011 - 23:13, disse:

Vá vi Microsoft Windows XP em computadores Mac, nomeadamente num Mac Book, e achei isso quase "uma barbaridade", ainda assim a maquina não era minha, por isso mesmo tive mais de respeitar. O dono comprou uma licença do Microsoft Windows XP, para ser instalado num Mac.

LOL, isto lembra-me o Lounge da Scandinavian Airlines em Heathrow que tem uns 10 iMac de 21 ou 24 polegadas com Windows instalado. :|

Ainda assim o mais interessante que vi em termos de utilização comercial de plataformas open source, é nos lounges da Lufthansa em Frankfurt onde usam uma distribuição linux nos terminais.

Desculpem o Off - Topic.

#20 apocsantos

apocsantos

Unsigned User

• Staff
  • 4789 mensagens

Publicado 19 de Julho de 2011 - 11:46

Bom dia,

@Bubulino: Compreendo esse teu espanto, pois hardware Apple é para tirar rendimento do software Apple, tal como o MAC OS X é para correr em hardware Apple para tirar rendimento.

Sobre terminais de aeroportos com software open-source, eu até apoio a ideia! Aqui em Portugal, existem que eu tenha conhecimento 3 grandes empresas que correm GNU/Linux tanto nos servidores como nos desktop's, POS's etc... Não cito nomes para não fazer publicidade.

Conheço igualmente algumas a desenvolver software exclusivamente para GNU/Linux, e um dos mais conhecidos softwares de POS para restauração em Portugal corre em GNU/Linux tendo sido feito de raiz em Ansi-C. Por isso não me admira tanto essa questão.

Voltando ao Mac: Desde que corra em hardware Apple não vejo dificuldade técnica nem problema de legalidade.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos