Ir para conteúdo

Revista PROGRAMAR - Edição 44 (Fevereiro 2014): Download já disponível!

- - - - -

Construir um carro RC

• Por favor inicie sessão para responder
6 respostas a este tópico

#1 ibramo

ibramo

null

• Novo Membro
  • Pip
  • 3 mensagens

Publicado 13 de Março de 2011 - 12:24

Boas pessoal,

(penso que citei a minha duvida no local correcto)

Eu preciso de construir um carro RC, mas vou começar do zero, ( ainda não tenho peças, materiais indicados, e também não percebo de electrónica), para isso queria que me dessem algumas dicas, sei que não é fácil mas estou disposto a tentar; queria uma coisa simples para começar.
A minha ideia é fazer um carro / avião / helicóptero, etc alguma coisa RC; pois tenho que apresentar um trabalho de F.Q e queria fazer uma coisa em grande e uma das matérias que escolhi foi a electrónica.

obrigado

#2 Skulltrail

Skulltrail

null

• Membro
  • Pip
  • 26 mensagens

Publicado 13 de Março de 2011 - 14:51

Parece-me uma ideia bastante engraçada e trabalhosa, mas se não percebes de electrónica estás lixado, o que podes fazer é comprar um carro RC, para desmontares. Para poderes ver os componentes e mota-los no teu carro xD

#3 ibramo

ibramo

null

• Novo Membro
  • Pip
  • 3 mensagens

Publicado 15 de Março de 2011 - 00:36

Pois se não me surgirem mais ideias vai ter de ser, mas o interesse estava em ser eu a realizar tudo X/
mas obrigado na mesma e aguardo novas dicas

#4 kaub0st3r

kaub0st3r

void

• Membro
  • PipPip
  • 53 mensagens

Publicado 12 de Maio de 2011 - 15:13

Montar do zero, tipo fazeres alguma placa controladora? E no fim assembleras tudo?

#5 ibramo

ibramo

null

• Novo Membro
  • Pip
  • 3 mensagens

Publicado 12 de Maio de 2011 - 23:46

boas
como construir o carro RC é muito complexo para mim, pensei em fazer um carro com sensores, assim quando se aproxima-se das paredes ou objectos andava em sentido contrario ou desviava-se; mas o problema agora é mais arranjar os sensores.
como eu não percebo de electrónica não sei muito bem por onde começar, isto é um trabalho que estou a realizar para a disciplina de Físico Química.
obrigado

#6 kaub0st3r

kaub0st3r

void

• Membro
  • PipPip
  • 53 mensagens

Publicado 13 de Maio de 2011 - 09:19

Pior, primeiro não é apenas arranjar os sensores, é preciso programar algo (um controlador) que coordene os sensores, etc etc, para quem não percebe nada de electrónica digo-te já que vai ser muito complicado.

Olha tenta aqueles robots da lego, são mais fáceis de programar e tens muita matéria para um relatório de físico-química.

abc.

#7 bubulindo

bubulindo

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2061 mensagens

Publicado 13 de Maio de 2011 - 11:25

Tens aqui uns conselhos...

Não me vou repetir:

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=43347

Hoje em dia é mais fácil que nunca (note-se que o grau de facilidade indicado é relativo a anos passados e não absoluto) fazer algo com electrónica. Existem imensas plataformas por onde começar, por isso com um pouco de pesquisa consegue-se dar uns bons passos no que toca à programação do microcontrolador. O exemplo é o Arduino, mas existem outras plataformas relativamente simples de começar (não tão simples como o Arduino). A parte boa do Arduino é todo o hardware que já existe e está disponibilizado. Que torna tudo muito mais simples.
Uma placa interessante para o efeito (mas algo cara) é a romeo (http://www.yerobot.com/shop/arduino/romeo-all-in-one-arduino-controller.html) pois já traz imensa coisa na placa.

Se tiveres mais dúvidas, coloca-as aqui.