Ir para conteúdo

Revista PROGRAMAR - Edição 44 (Fevereiro 2014): Download já disponível!

- - - - -

Portátil desliga-se constantemente

• Por favor inicie sessão para responder
17 respostas a este tópico

#1 Tsubas

Tsubas

null

• Membro
  • Pip
  • 16 mensagens

Publicado 07 de Fevereiro de 2011 - 22:14

Tenho um Acer 1692 LMI(sei que já é velhinho, mas ainda funca :D) a desligar-se constantemente, aparentemente do nada  :P

Não sei se já ocorreu a alguém algo parecido, se sim como resolveram  ;)

Obrigado

#2 Rui Carlos

Rui Carlos

Stack Overflow

• Staff
  • 11793 mensagens

Publicado 07 de Fevereiro de 2011 - 23:34

Há muitas possíveis causas... Problemas com aquecimento, conectores mal ligados, algum componente danificado, etc.
Sem mais informações, é difícil saber qual o problema ao certo.

#3 Super Oliks

Super Oliks

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 171 mensagens

Publicado 07 de Fevereiro de 2011 - 23:36

manutenção no hardware e atualizar os drivers, ações obvias e básicas mas de excelente resultado.

#4 Caça

Caça

Unsigned User

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4943 mensagens

Publicado 07 de Fevereiro de 2011 - 23:38

Pode ser que o transformador e bateria já não tenham potencia para alimentar o computador

#5 Tsubas

Tsubas

null

• Membro
  • Pip
  • 16 mensagens

Publicado 08 de Fevereiro de 2011 - 11:34

Aquecimento não é pois as temperaturas estão dentro do normal!

Os drivers também os tenho actualizados!

@Caça

Poderá ser que a energia fornecida pelo transformador, não seja a suficiente para alimentar o computador?

Já agora já vi programas para testar hardware, para o disco usei o speedfan, queria também testar memórias... Alguém me sugere um bom software?

#6 Caça

Caça

Unsigned User

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4943 mensagens

Publicado 08 de Fevereiro de 2011 - 12:27

Tudo tem um fim na vida e o transformador com o passar dos anos perde potencia.

#7 Tsubas

Tsubas

null

• Membro
  • Pip
  • 16 mensagens

Publicado 08 de Fevereiro de 2011 - 14:40

Vou testar com um carregador universal que tenho aqui a ver se é então do transformador! Senão se desligar, estando ligado com o universal tudo indicará que será do transformador, certo?

EDIT: Já liguei o portátil através do outro transformador e acontece o mesmo, não poderá ser mesmo a "fonte de alimentação" do portátil, isto é o componente do portátil que recebe a energia vinda do transformador que pode estar estragado?

#8 Caça

Caça

Unsigned User

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4943 mensagens

Publicado 08 de Fevereiro de 2011 - 14:54

Não sei, vai a bios ver as voltagens

#9 apocsantos

apocsantos

Unsigned User

• Staff
  • 4572 mensagens

Publicado 09 de Fevereiro de 2011 - 01:11

Boa noite,

Já li que a temperatura está dentro do normal, mas esse modelo de portátil tem uns quantos "maus vícios". Verifica se a ventoinha está a trabalhar, se estiver "encravada ou a oferecer resistência" dá sinal à board de que existe consumo excessivo de energia na ventoinha e consequentemente acontece o comportamento que descreves.

Seria também boa ideia se souberes como o fazer, fazer um reset da bios, e desligar a placa wireless (desligar fisicamente). Muitas vezes o problema que descreves acontece com esse modelo da Acer por causa de mau funcionamento da placa wireless.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

#10 thoga31

thoga31

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 6902 mensagens

Publicado 09 de Fevereiro de 2011 - 16:33

Ver Mensagemapocsantos, em 09 de Fevereiro de 2011 - 01:11, disse:

Já li que a temperatura está dentro do normal, mas esse modelo de portátil tem uns quantos "maus vícios". Verifica se a ventoinha está a trabalhar, se estiver "encravada ou a oferecer resistência" dá sinal à board de que existe consumo excessivo de energia na ventoinha e consequentemente acontece o comportamento que descreves.

Esta situação já me aconteceu, e o PC acusava, de facto, temperaturas aceitáveis. Mudei-lhe a ventoinha (a antiga estava já tão "perra" que já nem lubrificação nova fazia nada), e problem solved. Verifica se este é o problema ;)

Quando vai abaixo, mostra ecrã azul antes "de se ir"?

E, como já disseram, os PCs também acusam o peso da idade. O meu Asus já foi formatado, e, mesmo assim, continua cada vez mais lento, e tem tudo actualizado. " 'tadito", já tem bengala e tudo (base ventiladora). ;)

Cumpz.

#11 dicas3d

dicas3d

CRLF

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 576 mensagens

Publicado 14 de Fevereiro de 2011 - 15:42

Se calhar tens virus no Computador.

#12 lordfokas

lordfokas

void

• Membro
  • PipPip
  • 44 mensagens

Publicado 02 de Março de 2011 - 18:40

um virus não te desliga o PC do nada... na pior das hipoteses encerra-te o pc ou da-te um BSOD por acessos ilegais à memoria, mas actualmente acho que isso já não é possivel, o executavel simplesmente crashava.

No entanto na prática já vi coisas a acontecer que de acordo com a teoria eram impossiveis de acontecer. Como por exemplo um pc não ligar por ter a drive de disquetes na lista de dispositivos para boot.

Adiante, é mais que obvio que o problema aqui é do hardware idoso. Eu diria aquecimento ou falta de potencia, embora se o problema for falta de potencia ele nunca se aguenta muito tempo ligado, enquanto que por aquecimento é absolutamente esporádico e aleatorio (mais propriamente quando puxas pelo PC, mas não é exactamente previsivel).

#13 apocsantos

apocsantos

Unsigned User

• Staff
  • 4572 mensagens

Publicado 03 de Março de 2011 - 13:25

Bom dia

Um facto é que muita coisa que em teoria é "impossível" na pratica revela-se acontecer. Um problema "relativamente comum" e que dá algumas dores de cabeça aos "mais inexperientes", são as portas USB. Acontece algumas, quando existem "danos físicos" na porta, o pino 1 fazer contacto ao 4 (gnd), e a maquina simplesmente desliga. Já vi isto acontecer em portáteis. É pouco comum, mas acontece. Apesar de não acreditar que seja este o caso.

Neste caso creio que seja mesmo idade dos componentes moveis (ventoinhas), que tanto podem causar aquecimento, como podem causar resistência, fazendo com que a BIOS ordene um "power-off" para proteger o hardware. Se fosse falta de potência, ligado ao transformador isso não deveria acontecer, salvo se a entrada de corrente no portátil (circuito completo, incluindo carregador de bateria) estivesse danificado.

Este cenário seria "o mais chato de todos", mas ainda assim com solução. Seria conveniente ser feita por um profissional, pois carece de conhecimento e alguma "perícia", pois implica fazer um "by-pass" no circuito, anulando o carregamento da bateria, passando a alimentar directo o portátil. (Isto envolve alguns riscos e só deve ser considerado depois de medido o circuito e confirmado que o problema é efectivamente este.

A questão do vírus... é "plausível", é teoricamente possível de acontecer, mas altamente improvável. Em teoria, se um vírus conseguir ler e escrever no hardware pode indicar à bios que deve executar um power-off, sem dar o BSOD, ultrapassando as medidas de protecção do windows. Ainda assim parece-me altamente improvável.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

#14 David Pintassilgo

David Pintassilgo

Stack Overflow

• Staff
  • 8530 mensagens

Publicado 03 de Março de 2011 - 13:53

Ver MensagemTsubas, em 08 de Fevereiro de 2011 - 11:34, disse:

Aquecimento não é pois as temperaturas estão dentro do normal!
Como confirmas-te que estão dentro do normal?

Este meu portatil tem o mesmo problema, desliga-se sozinho.  No meu caso é mesmo temperatura. Se tiver ligado 2 ou 3 horas sem lhe mexer, aquece um pouco mas nunca desliga, se me meto (por exemplo) a jogar algo, ou a fazer outra coisa que puxe mais por ele,... pufffff desliga-se!.

#15 dicas3d

dicas3d

CRLF

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 576 mensagens

Publicado 03 de Março de 2011 - 15:07

Eu acabei por dizer isso porque já tive um vírus no PC que fazia isso. Tive de formatar o PC.

#16 apocsantos

apocsantos

Unsigned User

• Staff
  • 4572 mensagens

Publicado 03 de Março de 2011 - 17:41

Boa tarde,

Maior parte das situações tem a ver com sobre-aquecimento. Os portáteis nem sempre são pensados para "aguentar" o que "sofrem", desde estarem no colo, até serem pousados onde "calha". Em consequência absorvem partículas que vão deteriorando as ventoinhas, por vezes obstruindo as laminas do cooler, etc... Digo isto pelos que já passaram pela minha mão.

Uma coisa que se te de ter em conta é que as ventoinhas como são componentes moveis, não têm uma vida-útil assim tão grande. De vez em quando deve-se dentro do possível limpa-las com ar comprimido. Ainda assim elas não duram eternamente.
A temperatura é o maior inimigo da electrónica, como tal quanto mais aquece, mais rapidamente se deteriora. (Censo comum)

Uma coisa que se devia ter em conta é que quanto mais esforço se exige do portátil, maior é o desgaste, e uma base de refrigeração a puxar corrente pela porta USB está a puxar pelo circuito de corrente do portátil. Nem toda a gente tem isto em consideração.

Como já te foi dito, provavelmente será temperatura.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

#17 Rsamurai

Rsamurai

null

• Novo Membro
  • Pip
  • 10 mensagens

Publicado 04 de Março de 2011 - 21:10

Boas, eu tive ate a bem pouco tempo um portatil exactamente igual a esse, e tive de facto esse problema, o que veio a verificar-se foi de facto a ventoinha que nao estava a funcionar correctamente, so mais uma pergunta, ja abriste o pc? as vezes pode ser simplesmente sujidade, eu na altura como nao consegui encontrar um cooler novo, comprei uma placa de refrigeração externa, e durante algum tempo resolveu, mas apenas serviu para mais 6 meses... se conseguires um cooler, axo que devias tentar, eu gostava bem do meu portatil, aguentou-se sempre bem a bomboca, tirando os primeiros 2 meses que os passou na garantia....
Cumps
Rsamurai

#18 lordfokas

lordfokas

void

• Membro
  • PipPip
  • 44 mensagens

Publicado 05 de Março de 2011 - 03:31

No caso das limpezas ás ventoinhas com ar comprimido, recomendo cuidado, sobretudo se elas estiverem perras / oferecerem resistência.
Nessa situação, desmonta a ventoinha do suporte e tenta libertá-la com alguma ferramenta, mas não forces a rotação da ventoinha abrindo o ar no máximo.
Deves começar devagar, e ir aumentado, mas sem dar o ar todo, porque isso pode danificar a ventoinha. Até descobrires se ela oferece mais resistencia que o normal, não lhe dês muito ar.

Isto parece estupido, o que estou a dizer, mas tem fundamentos no meu estágio.

Certo dia fui limpar uma fan de uma placa gráfica (num desktop, obviamente), e ela estava meia encravada... eu fui abrindo o ar, para ver se ela se soltava...
Cheguei ao ponto em que abri o ar no máximo, nesse momento a fan despedaçou-se (9 bocados, ainda os tenho aqui ^^) e os pedaços fizeram ricochete dentro da caixa do PC (fez um barulho do caraças) e vieram me bater a mim. Não me valeu para o susto, os cortes na pele, explicar ao chefe, e substituir a fan.

Acontece que se a fan for velha (que é) e já estiver deteriorada (que é normalissimo num portatil antigo) o facto de o sistema a obrigar a rodar se ela estiver presa, danifica-a ainda mais.
Os meus curtos 3 meses de estágio foram mais que suficientes para me ensinar que componentes velhos e deteriorados não reagem bem á pressão.

Ok, é um testamento estupido por causa de uma ventoinha, mas se a partires pode ser complicado de a substituir (visto ser antiga, se tiver algum detalhe especial, vais te ver grego para achar uma igual).

Adicionalmente, depois de limpares a ventoinha, mete-lhe algum lubrificante. Não me lembro qual e que se usava na empresa onde estagiei, mas era proprio para componentes de PC. Era feito para repelir (a maioria das) particulas e tudo, mas não melembro do nome >.<

Continuo a dizer, da alimentação é muito improvavel que seja (felizmente para ti) porque se assim fosse o PC nunca passava muito do Boot. Bastava estar com as placas PCI, o disco, a grafica e a drive ligados (que basicamente são todos os componentes do PC) para estar a consumir o maximo de energia para o qual o circuito foi desenhado, não conseguindo fornecer tanta energia, ia-se abaixo. Como no processo de boot todos esses dispositivos são usados, muito dificilmente conseguirias passar sequer do boot. E nesse caso terias de submeter o PC aquela chatice que o apocsantos disse, de fazer um bypass ao circuito, que alem de complicado acarreta sempre riscos (um técnico não é perfeito, e não tem como conhecer exactamente o circuito. fazendo um bypass para um ponto a frente de alguma protecção electronica, ja estas a correr riscos).

Sem mais nada a acrescentar,
Uma boa sorte com isso!

LordFokas