Publicado 05 de Março de 2011 - 02:31
No caso das limpezas ás ventoinhas com ar comprimido, recomendo cuidado, sobretudo se elas estiverem perras / oferecerem resistência.
Nessa situação, desmonta a ventoinha do suporte e tenta libertá-la com alguma ferramenta, mas não forces a rotação da ventoinha abrindo o ar no máximo.
Deves começar devagar, e ir aumentado, mas sem dar o ar todo, porque isso pode danificar a ventoinha. Até descobrires se ela oferece mais resistencia que o normal, não lhe dês muito ar.
Isto parece estupido, o que estou a dizer, mas tem fundamentos no meu estágio.
Certo dia fui limpar uma fan de uma placa gráfica (num desktop, obviamente), e ela estava meia encravada... eu fui abrindo o ar, para ver se ela se soltava...
Cheguei ao ponto em que abri o ar no máximo, nesse momento a fan despedaçou-se (9 bocados, ainda os tenho aqui ^^) e os pedaços fizeram ricochete dentro da caixa do PC (fez um barulho do caraças) e vieram me bater a mim. Não me valeu para o susto, os cortes na pele, explicar ao chefe, e substituir a fan.
Acontece que se a fan for velha (que é) e já estiver deteriorada (que é normalissimo num portatil antigo) o facto de o sistema a obrigar a rodar se ela estiver presa, danifica-a ainda mais.
Os meus curtos 3 meses de estágio foram mais que suficientes para me ensinar que componentes velhos e deteriorados não reagem bem á pressão.
Ok, é um testamento estupido por causa de uma ventoinha, mas se a partires pode ser complicado de a substituir (visto ser antiga, se tiver algum detalhe especial, vais te ver grego para achar uma igual).
Adicionalmente, depois de limpares a ventoinha, mete-lhe algum lubrificante. Não me lembro qual e que se usava na empresa onde estagiei, mas era proprio para componentes de PC. Era feito para repelir (a maioria das) particulas e tudo, mas não melembro do nome >.<
Continuo a dizer, da alimentação é muito improvavel que seja (felizmente para ti) porque se assim fosse o PC nunca passava muito do Boot. Bastava estar com as placas PCI, o disco, a grafica e a drive ligados (que basicamente são todos os componentes do PC) para estar a consumir o maximo de energia para o qual o circuito foi desenhado, não conseguindo fornecer tanta energia, ia-se abaixo. Como no processo de boot todos esses dispositivos são usados, muito dificilmente conseguirias passar sequer do boot. E nesse caso terias de submeter o PC aquela chatice que o apocsantos disse, de fazer um bypass ao circuito, que alem de complicado acarreta sempre riscos (um técnico não é perfeito, e não tem como conhecer exactamente o circuito. fazendo um bypass para um ponto a frente de alguma protecção electronica, ja estas a correr riscos).
Sem mais nada a acrescentar,
Uma boa sorte com isso!
LordFokas