Ir para conteúdo

- - - - -

Disco Externo - Recuperação de Dados

• Por favor inicie sessão para responder
13 respostas a este tópico

#1 yyajsayy

yyajsayy

Try-Catch User

• Membro
  • PipPipPipPip
  • 313 mensagens

Publicado 07 de Janeiro de 2011 - 19:21

Boas Pessoal, hoje trago aqui uma questão para que alguém com mais experiência em hardware me possa esclarecer.

É o seguinte, tenho uma pessoa amiga que tem um disco externo danificado, onde tinha seus dados pessoais, é possível recuperar essa informação de alguma forma? (eu sei que é)

Há uma questão importante, pelos vistos uma loja de hardware parece que leva à moça 100€ para a recuperação ...

Uma nota: "O Disco ainda está dentro da Garantia".

Gostava de ouvir as vossas opiniões e de que forma agiriam e que fariam ....

Cumprimentos  ;)

#2 yoda

yoda

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5520 mensagens

Publicado 07 de Janeiro de 2011 - 19:24

É o disco que está danificado ou a ligação?

#3 yyajsayy

yyajsayy

Try-Catch User

• Membro
  • PipPipPipPip
  • 313 mensagens

Publicado 07 de Janeiro de 2011 - 19:29

Eu não vi o disco, mas a minha cara amiga levou o disco a uma loja de informática, e o que os senhores técnicos lhe fizeram parecer foi que o "disco estava danificado" e se ela quisesse recuperar toda a informação teria de pagar uma quantia de 100€.

Há forma de fazer essa recuperação, sem por em causa a integridade do mesmo? (mesmo estando danificado, visto que está na garantia ..)

#4 yoda

yoda

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5520 mensagens

Publicado 07 de Janeiro de 2011 - 19:59

A garantia, pelo que sei, não cobre recuperação de dados (e esse serviço pode ascender a valores muito superiores que esse que indicas-te). Sem saber do que se trata a avaria, é complicado ajudar, mas para fazer recuperação de dados não é estritamente necessário pagar esse valor. Existem casos em que basta comprar alguns componentes (baratos) para ficar de novo a funcionar, depende o caso.

#5 thoga31

thoga31

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 7291 mensagens

Publicado 07 de Janeiro de 2011 - 20:04

Caso o disco não esteja danificado, falando a nível de hardware, então o Windows Vista ou o 7 poderão ajudar através da Linha de Comandos. Com um segundo disco externo, copia-se toda a informação do disco da tua amiga para o outro. Formata-se o primeiro e volta-se a copiar tudo de novo para este.

Admitindo que o disco da tua amiga é a unidade G e o segundo disco a unidade H:

1º passo
Código :
robocopy "G:\" "H:\disco" /E
Realiza a cópia integral de pastas, subpastas e ficheiros de G para H:\disco (a pasta tem de ser previamente criada).

2º passo
Código :
format G: /FS:NTFS /V:disco
Depois da cópia realizada, formata-se G, dando o nome "disco" e cujo sistema de ficheiros será NTFS.

3º passo
Código :
robocopy "H:\disco" "G:" /E
Volta a copiar toda a informação de H para G, agora formatado.

Espero que possa ser uma ajuda. :)

Cumpz. ;)

#6 yyajsayy

yyajsayy

Try-Catch User

• Membro
  • PipPipPipPip
  • 313 mensagens

Publicado 07 de Janeiro de 2011 - 20:45

Hum, Obrigado pelas vossas sugestões :)
;)

#7 M6

M6

[ Empreendedor | Inovador ] Pragmático

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 6015 mensagens

Publicado 07 de Janeiro de 2011 - 21:14

Ver Mensagemthoga31, em 07 de Janeiro de 2011 - 20:04, disse:

Caso o disco não esteja danificado, falando a nível de hardware, então o Windows Vista ou o 7 poderão ajudar através da Linha de Comandos. Com um segundo disco externo, copia-se toda a informação do disco da tua amiga para o outro. Formata-se o primeiro e volta-se a copiar tudo de novo para este.

Admitindo que o disco da tua amiga é a unidade G e o segundo disco a unidade H:

1º passo
Código :
robocopy "G:\" "H:\disco" /E
Realiza a cópia integral de pastas, subpastas e ficheiros de G para H:\disco (a pasta tem de ser previamente criada).

2º passo
Código :
format G: /FS:NTFS /V:disco
Depois da cópia realizada, formata-se G, dando o nome "disco" e cujo sistema de ficheiros será NTFS.

3º passo
Código :
robocopy "H:\disco" "G:" /E
Volta a copiar toda a informação de H para G, agora formatado.

Espero que possa ser uma ajuda. :)

Cumpz. ;)
Tens a certeza quanto a isso?
É que tanto quanto sei, o robocopy é apenas um xcopy mais evoluído, não tendo qualquer funcionalidade relacionada com erros de hardware de disco.

#8 JD557

JD557

CRLF

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 599 mensagens

Publicado 09 de Janeiro de 2011 - 17:52

O hiren's bootCD (http://www.hirensbootcd.org/) contém algum software para recuperação de dados. Normalmente algumas coisas perdem-se (especialmente as pastas e os nomes de ficheiros, os ficheiros podem ficar todos ao monte e com nomes esquisitos), mas já deve dar para recuperar umas coisas.
Para além disso, como é tudo num CD, não tens de instalar nada, e assim não escreves por cima de ficheiros do disco por acidente  :thumbsup: (Se bem que, como é um disco externo, isso não é lá grande problema)
Deves ter de formatar o disco, correr o software, e deve funcionar.
Se bem me lembro, para usar o software de recuperar ficheiros, tens de usar o CD como se fosse um CD normal e não como um bootCD.
Obviamente, se forem estragos físicos, isto provavelmente não vai funcionar. Isto só funciona melhor com ficheiros apagados.

Tendo em conta que é necessário formatar o disco, é melhor tentares outras coisas primeiro.

#9 filipe3632

filipe3632

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 142 mensagens

Publicado 10 de Janeiro de 2011 - 12:06

Pesquisa no google e saca o programa easy recovery, tens é de ligar o disco danificado através de alguma coisa externa, e copias as cenas para o disco que tens no pc, esse programa recupera tudo.

E depois de recuperares mandas o disco pa garantia, e voilá tens um novo... XD

#10 apocsantos

apocsantos

Unsigned User

• Staff
  • 4652 mensagens

Publicado 19 de Janeiro de 2011 - 00:10

Boa noite,

Existem optimos programas de recuperação gratuitos disponíveis na net, que te recuperam a informação, lendo o disco a "baixo nível", basta procurar um pouco. Vê no google que encontras pela certa. Eu uso uma ferramenta que comprei a licença uma vez que perdi dados de um disco rigido e preferi gastar 80 US Dollars, do que pagar para me recuperarem os dados. :thumbsup:

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

#11 thoga31

thoga31

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 7291 mensagens

Publicado 19 de Janeiro de 2011 - 23:25

Ver MensagemM6, em 07 de Janeiro de 2011 - 21:14, disse:

Tens a certeza quanto a isso?
É que tanto quanto sei, o robocopy é apenas um xcopy mais evoluído, não tendo qualquer funcionalidade relacionada com erros de hardware de disco.

What?
Ou não leste tudo o que disse, ou já estou a anhar. :thumbsup:
Eu, segundo o exemplo que dei, disse para utilizar o robocopy para copiar: para resolver o problema em si fiz o format, que faz a formatação: "disco a zeros", como costumo dizer :thumbsup:
Para resolver problemas, poderia utilizar outro comando, mas o provável seria adiar o problema, ou resolver uma parte e a outra ficar "adormecida" durante uns tempos... ;)

Cumpz.

#12 GaaF

GaaF

void

• Membro
  • PipPip
  • 34 mensagens

Publicado 21 de Janeiro de 2011 - 17:08

ha programas na net q fazem isso....

mas 100 euros para recuperar dados nao e caro

#13 apocsantos

apocsantos

Unsigned User

• Staff
  • 4652 mensagens

Publicado 21 de Janeiro de 2011 - 18:27

Boa tarde,

Dependendo do ponto de vista 100€ para o tempo que demora, e o trabalho que dá pode ou não ser considerado um valor aceitável. Não posso pronunciar-me sobre isso sem saber qual a extensão e tipo de danos, sofridos pelo disco. Tanto pode ser demasiado caro, como demasiado barato.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

#14 bubulindo

bubulindo

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2158 mensagens

Publicado 21 de Janeiro de 2011 - 22:52

Isto pode ser a típica história do fusível no televisor.

Se o disco for de abertura fácil e acima de tudo se não perderes a garantia ao abri-lo, seria de dar uma espreitadela lá dentro para ver se não será o interface do disco que pifou. Nesse caso, talvez fosse possível trocar a placa de interface USB e manter os dados. Claro está que depende do tipo de disco, se for um todo xpto, provavelmente não será tão simples assim.

Como é que eles fizeram o troubleshooting do disco? Consegues aceder ao disco? Ele dá sinal de vida quando o ligas à porta USB? Porque se for o interface USB, eles também terão de o abrir para recuperar os dados, a coisa não vai lá com software.

Experimenta as sugestões dadas pelo resto do pessoal para recovery de dados com software e se funcionar, então é mesmo o disco a precisar de uma formatação ou troca e não o interface com o computador.