Ir para conteúdo

- - - - -

Certificação de software

saft-pt

• Por favor inicie sessão para responder
347 respostas a este tópico

#1 Manhoso

Manhoso

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 148 mensagens

Publicado 30 de Julho de 2010 - 14:40

De acordo com os meus post nesta thread, vou começar a por ideias mais técnicas aqui.

Como disse ao undercover, a DGCI quer que enviemos o certificado gerado pelo openssl (ou pelo menos é essa a minha interpretação). Mas o busilis para quem trabalhar com .NET é que a M$ não trabalhar no mesmo formato. Continuo sem saber o porque deste desvio do standard de SSL.

Por causa disso, fiz um "parser" para a chave privada, no formato hex. Este formato   obtém-se da seguinte forma, depois de gerada a chave privadaa (PEM):
Código :
openssl rsa -in privada.key -text -noout

Obviamente não postar o código, pois estou no contexto de empresa...

Protocolo de testes: Gerar a encriptação em VB e decriptar usando openssl (linux)

O que sucede é que encriptação e decriptação funciona as mil maravilhas...Mas cedo reparei que não é isso que a DGCI quer. O que eles querem é a assinatura da hash SHA1. Tudo bem, a partir do momento em que tinha uma chave válida (penso eu, uma vez que consigo encriptar e decriptar), consigo gerar a assinatura da hash sem problemas.

O problema surge em validar a assinatura no linux (openssl). As assinaturas geradas não só não são dadas como válidas, como a assinatura gerada pelo openssl é completamente diferente, para os mesmos dados (deveria ser igual).

Ideias?
Hasta,

#2 undercover

undercover

void

• Membro
  • PipPip
  • 98 mensagens

Publicado 30 de Julho de 2010 - 16:39

Penso que se consegue fazer toda esta parte através de command line e system calls no VB.NET

Vou estudar bem o OpenSSL

#3 Manhoso

Manhoso

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 148 mensagens

Publicado 30 de Julho de 2010 - 16:42

Poder pode... Mas era uma situacao a evitar. Por razoes de segurança e tal...
Além de que o open ssl no linux e em windows dá hashes diferentes. Nem estou a falar de hashes assinadas, as hashes dos dados dão diferentes.

Estou a estudar a tua sugestão, undercover. A da bouncy castle...Até agora ainda não está a fazer nada de jeito :S

#4 undercover

undercover

void

• Membro
  • PipPip
  • 98 mensagens

Publicado 30 de Julho de 2010 - 17:48

Eu acho que já consegui alguma coisa, apenas usando o OpenSSL  :D

gerei um par de chaves

a privada

Código (Bash):
openssl genrsa 1024 > private.key

e a pública

Código (Bash):
openssl rsa -in private.key -pubout -out public.key

depois assinei um ficheiro

Código (Bash):
openssl sha1 -sign private.key -out hash.bin Portaria_363_2010.pdf

e para verificar usei

Código (Bash):
openssl sha1 -verify public.key -signature hash.bin Portaria_363_2010.pdf

em principio deveria ser este o processo que a DGCI devia usar  :)

no entanto o campo onde vai estar a hash tem 200 caracteres de texto e por este processo é gerado um ficheiro binário com 128 bytes, será que se tem de colocar a assinatura em base64 ?  :hmm:

Além de que o open ssl no linux e em windows dá hashes diferentes

Vou testar, mas não devia acontecer ...

Poder pode... Mas era uma situacao a evitar. Por razoes de segurança e tal...

Penso que não haja grande problema em usar esta via, em ultimo caso posso inserir algumas medidas de segurança, mas o meu objectivo é por esta coisada a funcionar ... pois o nosso negócio não é andar a trabalhar para a DGCI  :wallbash: vou seguir o caminho do menor esforço, todo o tempo que eu perder com isto é tempo perdido em outras coisas mais úteis / lucráveis  :) 

#5 car4321

car4321

CRLF

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 603 mensagens

Publicado 30 de Julho de 2010 - 18:22

Ver MensagemManhoso, em 30 de Julho de 2010 - 14:40, disse:

Como disse ao undercover, a DGCI quer que enviemos o certificado gerado pelo openssl (ou pelo menos é essa a minha interpretação).

Eles não querem o certificado. Juntamente com a declaração de Setembro a enviar online deverá ir um ficheiro .txt exclusivamente com a chave pública em PEM.

#6 car4321

car4321

CRLF

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 603 mensagens

Publicado 30 de Julho de 2010 - 18:29

Ver MensagemManhoso, em 30 de Julho de 2010 - 14:40, disse:

O problema surge em validar a assinatura no linux (openssl). As assinaturas geradas não só não são dadas como válidas, como a assinatura gerada pelo openssl é completamente diferente, para os mesmos dados (deveria ser igual).

Ideias?
Hasta,

Manhoso, tenho algumas respostas na manga, mas preciso saber como é que assinaste em VB. É que há mil razões que não estarmos a assinar o texto/ ficheiro que pretendíamos.

Há algumas semanas que estou a fazer uma bateria de teste em vários campos.

Optei finalmente por implementar tudo com linhas de comando chamados a partir do VB, funciona tudo na perfeição e já posso pedir a certificação logo que possa cruzar teste com mais alguém. No entanto, para futuro, seria bom, implementar com o próprio VB. Para isso, preciso realmente de "companhia" nos aspectos técnicos.

#7 car4321

car4321

CRLF

• Membro
  • PipPipPipPipPip
  • 603 mensagens

Publicado 30 de Julho de 2010 - 18:36

Undercover, escreveste
openssl sha1 -sign private.key -out hash.bin Portaria_363_2010.pdf
mas tens de acrescentar o encoding em base64:

openssl enc -base64

Não estás a usar a especificação das regras técnicas ?

#8 undercover

undercover

void

• Membro
  • PipPip
  • 98 mensagens

Publicado 30 de Julho de 2010 - 18:48

Não estás a usar a especificação das regras técnicas ?
encontrei os links da FAQ e das especificações técnicas à cerca de 1/2 hora :)
tudo o que apresentei antes era baseado apenas na portaria

thanks pela dica da base64  :)

#9 undercover

undercover

void

• Membro
  • PipPip
  • 98 mensagens

Publicado 30 de Julho de 2010 - 19:54

Bem, depois de ler a documentação técnica da DGCI, o processo é simples em qualquer linguagem de programação.

Para isso usa-se o OpenSSL via linha de comandos, seja em Windows ou Linux, através de system calls no VB.NET/C#, no caso do PHP existe uma lib especifica para isso portanto os conceitos são os mesmos.

1º Criar chave privada encriptada (necessita password)
Código (Bash):
openssl genrsa -des3 -out private.pem 1024

2º Criar chave publica
Código (Bash):
openssl rsa -in private.pem -passin pass:minha_password -out public.pem -outform PEM –pubout

3º Criar Hash
Código (Bash):
echo "2010-05-18;2010-05-18T11:22:19;FAC 001/14;3.12; " | openssl dgst -sha1 -sign private.pem -passin pass:minha_password | openssl enc -base64 > hash.txt

4º Verificação (Opcional) -> deve dar Verified OK
Código (Bash):
type hash.txt | openssl enc -base64 -d > hash.bin
echo "2010-05-18;2010-05-18T11:22:19;FAC 001/14;3.12; " | openssl sha1 -verify public.pem -signature hash.bin

5º Entregar o public.pem à DGCI e implementar os system calls da vossa aplicação

PS: A chave privada ser encriptada é opcional, no entanto temos de assegurar que a chave não se sabe facilmente, o algoritmo pode ser mudado para outro para além do DES

#10 Manhoso

Manhoso

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 148 mensagens

Publicado 01 de Agosto de 2010 - 23:22

Desculpem não ter dito nada no fim de semana, mas entretanto na sexta, consegui implementar o mecanismo como a DGCI quer. A cena de não andarmos a trabalhar para a DGCI para mim é treta...pois se não fizermos o mecanismo de cerrtificação, não temos a dita e por conseguinte vende-se menos...

A abordagem via sys calls chegou a estar em cima da mesa, mas apenas como último recurso, pois na minha opinião isso é estar a martelar. E para martelos já chegam os que são precisos para por o sw a funcionar.

Agora, passando a coisas práticas:

1º - Usando OpenSSL, gerar chave privada:

Código (Bash):
openssl genrsa -out privada.key 1024

2º - Gerar chave pública

Código (Bash):
openssl rsa -in privada.key -pubout -out publica.key

Agora, aqui temos várias hipoteses:
a) usar uma lib para traduzir de openssl para .NET(XML): Bouncy castle ou outra;
b)fazer a vossa propria lib para traduzir;
c) system calls (menos elegante);

Eu segui a via b) traduzindo a versão hexadecimal da chave privada. Primeiro obtive-a com:
Código (Bash):
openssl rsa -in privada.key -noout -text -out privada.hex

Esta abordagem tem a vantagem de não ter de me preocupar com endianess.

A partir dai é gerar a hash assinada e tá feito.

Com os testes preliminares que fiz ontem, as hashes estão válidas.
Amanha vou fazer os testes como deve ser.

Se usarem a abordagem com system calls não se esqueçam que o resultado tem de ir para a BD e não ficar num ficheiro de texto ;)

Resumindo, acho que até se consegue responder bem aos requisitos da DGCI...o texto que eles produziram é que não é dos mais claros... :P

Hasta

#11 undercover

undercover

void

• Membro
  • PipPip
  • 98 mensagens

Publicado 02 de Agosto de 2010 - 13:09

A cena de não andarmos a trabalhar para a DGCI para mim é treta...pois se não fizermos o mecanismo de cerrtificação, não temos a dita e por conseguinte vende-se menos...
Sim, mas não te vai aumentar as vendas, certo !?

A abordagem via sys calls chegou a estar em cima da mesa, mas apenas como último recurso, pois na minha opinião isso é estar a martelar. E para martelos já chegam os que são precisos para por o sw a funcionar.
Bem em relação a martelos, tens razão e não tens razão, se temos um SO e uma aplicação amplamente difundida como o OpenSSL que até a aconselhada e exemplificada pela DGCI, porque não usá-los em conjunto para chegarmos ao nosso objectivo, em vez de estarmos a reinventar a roda

Esta abordagem tem a vantagem de não ter de me preocupar com endianess.
Com base 64 tb não te precisas de preocupar daí ser amplamente usado em sistemas de rede de computadores

Se usarem a abordagem com system calls não se esqueçam que o resultado tem de ir para a BD e não ficar num ficheiro de texto
Sim isso está implícito na parte em que se tem de se "implementar os system calls da vossa aplicação"

o texto que eles produziram é que não é dos mais claros
A portaria está muito pouco clara, no entanto a FAQ e a documentação técnica está muito clara em relação a tudo, tenho pena de só ter encontrado estes dois documentos já no final da implementação.

A tua solução é muito boa no entanto não é nada útil à comunidade, pois a parte mais importante não é revelada, logo para quem queira fazer algo não vai encontrar na tua solução um caminho visível, só vai encontrar uma meia solução

#12 Manhoso

Manhoso

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 148 mensagens

Publicado 02 de Agosto de 2010 - 21:09

Como disse anteriormente, apenas entrei nesta discussão para dar algum contributo, por muito minimo que seja. Agora, mais que isto não posso dar, pois a implementação, pese embora ter sido eu a fazer, não me pertence, mas sim a empresa para a qual trabalho...

Peço desculpa por não poder dar mais pormenores...Espero que compreendam.

#13 shotman

shotman

null

• Novo Membro
  • Pip
  • 5 mensagens

Publicado 03 de Agosto de 2010 - 10:29

Undercover, pelo teu método encriptando a chave privada, não há problema se os ficheiros contendo essa chave privada e respectiva pública estiverem disponíveis do lado do cliente, visto que está encriptada e não têm a nossa password? Obrigado.

#14 mganilho

mganilho

null

• Membro
  • Pip
  • 13 mensagens

Publicado 11 de Agosto de 2010 - 19:38

Boa tarde,
Já li e reli os vossos posts úteis, mas continuo com algumas dúvidas relacionadas com a assinatura que coloco a vossa consideração (se tiverem paciência para me responder  :cheesygrin:).

Utilizo VB.Net e já testei as mais variadas abordagens ao problema:
- system calls ao openssl:
Código (vb.net):
Dim procAssin As New Process()
        With procAssin.StartInfo
            .UseShellExecute = False
            .RedirectStandardOutput = True
            .RedirectStandardError = True
            .StandardOutputEncoding = Encoding.GetEncoding("Windows-1252")
            .FileName = "cmd.exe"
            .WorkingDirectory = "C:\OpenSSL-Win32\bin"
            .Arguments = "/c echo " & Chr(34) & Me.txtIn.Text & Chr(34) & " | openssl dgst -sha1 -sign C:\OpenSSL-Win32\bin\fzPrivateKey.pem -r | openssl enc -base64"
        End With
        procAssin.Start()
        procAssin.WaitForExit()
        Dim strErro As String = procAssin.StandardError.ReadToEnd()
        Dim strAssinatura As String = procAssin.StandardOutput.ReadToEnd()
        Me.txtOut2.Text = "Assinatura:" & _
                         vbCrLf & strAssinatura & strErro

- um dll da Chilkat (muito baseado no exemplo http://www.example-code.com/vbdotnet/rsa_openssl_sign.asp)

- a library System.Security da 2.0 (nomeadamente o Namespace System.Security.Cryptography), utilizando a PrivateKey gerada no OpenSSl e exportada para XML:
Código (vb.net):
Dim privateKey As RSACryptoServiceProvider
        Dim pkxml As String

privateKey = New RSACryptoServiceProvider
        pkxml = ReadXMtoString("c:\fzPrivateKey.xml")
        privateKey.FromXmlString(pkxml)

Dim buffer As Byte() = Encoding.Default.GetBytes(Me.txtIn.Text)
        Dim hash As Byte() = SHA1Managed.Create().ComputeHash(buffer)
        Dim formatter As RSAPKCS1SignatureFormatter = New RSAPKCS1SignatureFormatter(privateKey)

formatter.SetHashAlgorithm("SHA1")

Dim signature As Byte() = formatter.CreateSignature(hash)
        dt = New Data()
        dt.Bytes = signature

Me.txtOut.Text = Me.txtOut.Text & _
                         vbCrLf & "Base64:" & dt.Base64 & _
                         vbCrLf & "Hex:" &  dt.Hex

Estas duas últimas opções são as que me agradam mais porque não tenho que instalar/distribuir os componentes do OpenSSl, nem o Microsoft Visual C++ 2008 Redistributable Package. E obviamente é mais interessante a última opção porque o Chillkat RSA é pago. Contudo, nas duas últimas opções não consigo obter a mesma assinatura (assim o acho na minha ignorância) que o openssl. Já testei com a versão 1.0.0a e 0.9.8odo Openssl, já mudei configurações e nada.

Alguém tem alguma sugestão? Uma vez que as regras técnicas da portaria referem a utilização do Openssl, não queria investir mais num sistema que não devolve resultados idênticos.

Já me ocorreu que o problema esteja relacionado com a versão do PKCS#1, que no .Net 2.0 é a v1.5 e no OpenSll actual é a v2.0 (acho eu). Fará isto sentido?

Obrigado pela atenção.

#15 Manhoso

Manhoso

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 148 mensagens

Publicado 12 de Agosto de 2010 - 09:50

Também encontrei esse problema. para testar a assinatura tive que primeiro por num ficheiro, e gerar a hash desse ficheiro.

#16 undercover

undercover

void

• Membro
  • PipPip
  • 98 mensagens

Publicado 12 de Agosto de 2010 - 12:22

Código (vb.net):
        Dim buffer As Byte() = Encoding.Default.GetBytes(Me.txtIn.Text)
        Dim hash As Byte() = SHA1Managed.Create().ComputeHash(buffer)
        Dim formatter As RSAPKCS1SignatureFormatter = New RSAPKCS1SignatureFormatter(privateKey)

formatter.SetHashAlgorithm("SHA1")

Dim signature As Byte() = formatter.CreateSignature(hash)

Sem ter visto muita coisa sobre o teu código, parece-me que estás a fazer a mesma operação 2 vezes, posso estar enganado é só uma sugestão sem ter feito nenhum teste, tu vais buscar o texto no Me.txtIn.Text e convertes para bytes, portanto aqui tens um problema de encodings, devias não usar o Encoding.Default mas sim o Encoding.GetEncoding("Windows-1252"), depois disto tu crias logo a Hash mas se reparares o RSAPKCS1SignatureFormatter já faz isso quando defines qual o algoritmo de Hash que queres, aqui formatter.SetHashAlgorithm("SHA1"), penso que deverias gerar a assinatura apenas assim formatter.CreateSignature(buffer) e retirar a linha  Dim hash As Byte() = SHA1Managed.Create().ComputeHash(buffer).

#17 mganilho

mganilho

null

• Membro
  • Pip
  • 13 mensagens

Publicado 12 de Agosto de 2010 - 17:25

Muito obrigado ao manhoso e ao undercover pelos posts, foram de grande ajuda.

Também encontrei esse problema. para testar a assinatura tive que primeiro por num ficheiro, e gerar a hash desse ficheiro
Manhoso, tens toda a razão. Não utilizando o comando echo e assinando em vez disso um txt com a string, fica igualzinho ao output do .net. O mais engraçado é que depois de andar  :wallbash: e de tomar a informação das regras técnicas como certa, hoje ao almoço saiu este aditamento no site das DGCI:
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/84B18C77-577B-4581-A846-2DB0201B0FB4/0/1_Aditamento_Especificaca_regras_tecnicas.pdf
E nem contempla a tua solução. Além disso, ainda acrescentam o que também descobri esta manhã: é necessário o argumento "-A" no comando "enc" para que o output seja todo em linha (sem line-feeds).

, parece-me que estás a fazer a mesma operação 2 vezes, ... penso que deverias gerar a assinatura apenas assim formatter.CreateSignature(buffer)
Undercover, na realidade o comando "RSAPKCS1SignatureFormatter.CreateSignature" destina-se apenas a assinar um hash e não o produz. Contudo, o teu post levou-me a rever o código e a descobrir que o objecto "RSACryptoServiceProvider" (que utilizo para suportar  a privatekey) possui um método para assinar, o "SignData" (este sim calculando o hash implicitamente). Assim, o código que apresentei no meu post anterior simplifica-se para:
Código (vb.net):
'referenciando o System.Security e importando o namespace System.Security.Cryptography
                 Dim privateKey As RSACryptoServiceProvider
        Dim pkxml As String
        Dim dt As Data

privateKey = New RSACryptoServiceProvider
        pkxml = ReadXMtoString("c:\fzPrivateKey.xml") 'aqui pode ficar embutida a string da privatekey em vez de ler dum xml
        privateKey.FromXmlString(pkxml)

Dim buffer As Byte() = Encoding.GetEncoding("Windows-1252").GetBytes(Me.txtIn.Text)
        Dim signature As Byte() = privateKey.SignData(buffer, "SHA1")

dt = New Data()
        dt.Bytes = signature

Me.txtOut.Text = "Signature:" & _
                vbCrLf & "Base64:" & vbCrLf & dt.Base64 & _
                vbCrLf & "Hex:" & vbCrLf & dt.Hex

...tens um problema de encodings, devias não usar o Encoding.Default mas sim o Encoding.GetEncoding("Windows-1252")...
Na realidade o meu Encoding.Default não produzia problemas, mas realmente fica muito melhor com uma referência explícita ao ("Windows-1252".

Mais uma vez, obrigado  :cheesygrin:.

#18 shotman

shotman

null

• Novo Membro
  • Pip
  • 5 mensagens

Publicado 13 de Agosto de 2010 - 11:37

Boas, seguindo o exemplo do mganilho, consigo gerar a hash correctamente com a private key (xml) e depois consigo validar essa hash com a public key correspondente (xml).
Agora tenho uma duvida. Por exemplo, quero encriptar a palavra XPTO; em windows, linux, e nesta abordagem em vb net, gerou-me 3 hash's diferentes.
Tenho uma versão (usando system calls no openssl) já implementada, mas precisa que a chave privada esteja disponível na pasta da aplicação, ainda que encriptada (já que sem a password ninguém consegue fazer nada dela).
Mas gostaria de ir pela última, usando a key exportada para XML. Só que a minha dúvida, é que pelo openssl, a frase XPTO dá origem a uma hash, e indo pelo vb net com a chave em xml gera-me outra hash totalmente diferente.

Depois como é para os senhores da dgci validarem? É que se lhes der uma hash gerada no VB, e eles a validarem com a chave publica em openssl, dá verification failure.

Obrigado desde já pela ajuda...

EDIT: OK esqueçam... já está tudo ok...

#19 baguera

baguera

void

• Membro
  • PipPip
  • 81 mensagens

Publicado 25 de Agosto de 2010 - 14:07

Boas, estou a trabalhar na certificaçao do Software mas estou a usar o VB6, a minha duvida é a seguinte qual a melhor forma, system calls, pois em VB6 não estou a ver outro jeito.
Agradeço a ajuda.

#20 mganilho

mganilho

null

• Membro
  • Pip
  • 13 mensagens

Publicado 25 de Agosto de 2010 - 15:28

Boa tarde baguera,
Podes utilizar perfeitamente o código .Net, desde que utilizes a técnica de Visual Basic Fusion explicada no artigo:
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms364069(VS.80).aspx

Ou seja, crias um wrapper em VB.Net que depois podes referenciar em VB6 e utilizar normalmente.
Para tal basta:
  • criar um projecto "Class Library" em VB.Net
  • apagar a classe de defeito
  • inserir uma classe nova utilizando o template "COM Class" (não disponível em VS Express que te posso enviar por email se quiseres, já nem sei se o saquei há anos do artigo acima citado)
  • implementar o código normalmente
  • assinar o projecto (opcional mas tenho tido muito melhores resultados assim). Simplesmente fazer My Project>Signing, marcar "Sign the assembly" e criar uma nova chave (no combo seleccionar "<New...>"). Esta assinatura não tem nada a ver com o problema da encriptação que estamos a falar, utilizo-a em todos os wrappers que faço.
  • compilar o projecto (que origina automaticamente o registo do assembly como COM através da ferramenta regasm.exe (explicada mais à frente)
  • em VB6, na lista das referências COM, surge uma entrada para cada COM Class registada, basta seleccioná-la (também é possivel registar manualmente o ficheiro tlb que surge ao lado do dll)

A visibilidade COM das Classes .Net é conseguida pela utilização da ferramenta regasm.exe, embutida na .Net Framework desde a versão 1.1. Esta ferramenta regista o assembly .net, emulando o COM com base nos GUID's existentes no cabeçalho da COM Classs (por isso, não copiar uma COM Class sem os alterar, o template gera-os sempre de novo).

Para registar o dll noutro pc, ou noutra localização, utilizar um bat semelhante a este:
Código (DOS):
path=%path%;C:\WINDOWS\Microsoft.NET\Framework\v2.0.50727

regasm /u "criptoWrapper.dll"
regasm /codebase /tlb "criptoWrapper.dll"

pause

Boa sorte  :D.