Ir para conteúdo

Revista PROGRAMAR – Edição 46 (Setembro 2014): Download já disponível!

- - - - -

i-dobusiness

• Por favor inicie sessão para responder
19 respostas a este tópico

#1 yoda

yoda

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5520 mensagens

Publicado 04 de Maio de 2010 - 17:25

Titulo do Projecto : I-DoBusiness

Bem, isto é a concepção de um jogo que tenho na gaveta à uns 5 anos, e que na altura até se tentou fazer alguma coisa mas as pessoas envolvidas foram-se afastando e foi descontinuado quase no início.

Estou portanto a oferecer a ideia a quem quiser pegar nela, por várias razões, nomeadamente falta de tempo e interesse.

A ideia geral é simular uma economia mundial, com mercado e bolsa de valores. Nada de guerras.

O workflow seria o seguinte :

Inicialmente um jogador teria um certo montante para poder iniciar um negócio, de entre muitos à escolha, para começar a poder contribuir para as necessidades do país em que se quisesse alojar inicialmente e visando respeitar as necessidades desse mesmo país. A população de um país (valor simbólico sem real interacção, tirando o seu crescimento ou recuo em número) serviria para distribuir essas necessidades.
Por exemplo, Portugal com 1 milhão de habitantes precisava de 2 milhões de garrafas de água diárias. Seria inteligente da parte de quem iniciava o jogo averiguar se o actual mercado (outros jogadores) dava resposta a essa necessidade, e caso estivesse aquém das necessidades do povo, o novo jogador poderia optar por iniciar um negócio de embalagem de água, comprando uma propriedade, edificando os edifícios necesários e preenchendo postos de trabalho que viriam da população desse país. O crescimento ou recuo do número de habitantes de cada país estaria então directamente relacionado tanto com os postos de trabalho ocupados como a resposta positiva às necessidades do mercado. Isto seria o início.

Seria possível gerir os trabalhadores (aumentar o nível de conhecimento no ramo e consequentes resultados laborais), gerir maquinaria (visando aumentar a produtividade e comprando viaturas para exportação) e gerir instalações (aumentar o espaço para a maquinaria / postos de trabalho / armazenamento de recursos).

Em relação aos produtos, seriam compostos. Fazer um martelo por exemplo, implicaria arranjar metal e madeira, e aqui entrava a interacção entre jogadores, onde poderiam fazer contratos temporários com outros jogadores para a compra desses materiais de "menor nível" de modo a poder eles mesmos dar continuidade à produção dos seus materiais. Claro que aqui existe influência da procura / oferta, quando há muita oferta os preços são mais baixos, e quando há pouca oferta os preços podem subir.

A partir desta fase inicial, e com o crescimento do negócio deste jogador, ao atingir um certo património poderia entrar na bolsa de valores com a sua empresa, colocando as suas acções à venda, e gerando a partir daqui um negócio paralelo de compra e venda de acções para aumentar o capital de cada jogador, e ultimamente adquirir os 51% de certas empresas de modo a passar a ser proprietário das mesmas por maioria. Escusado dizer que um jogador poderia ter as empresas que quisesse, desde que tivesse capital para tal.

Noutra fase, 3ª portanto, seria possível a um jogador de um país exportar para outro país os seus produtos, caso existisse mercado nesses países para o que ele tinha a vender.

O objectivo é ver quem consegue fazer a melhor gestão do seu património e subir o mais alto possível, sem guerras e coisas do género que é que mais há nos jogos de hoje.

Acho que dá para ter uma ideia do que se trata :)

Na altura vi alguns jogos "semelhantes" a isto, mas muito aquém desta ideia, baseavam-se na compra e venda de produtos e pouco mais.

Se alguém tiver interesse em pegar nisto, estão á vontade. :)

#2 yoda

yoda

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5520 mensagens

Publicado 05 de Maio de 2010 - 20:40

Pensava que ia aparecer alguém interessado, afinal nem um comment, mesmo sendo isto um projecto que estou a dar a quem quiser ..

Suponho que seja por não envolver guerras ou outro método que possa envolver trocas verbais entre jogadores ou aumentar o ego de quem joga.

Se puser isto lá fora de certeza que aparece alguém interessado .. é triste :D

#3 softklin

softklin

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3949 mensagens

Publicado 05 de Maio de 2010 - 21:40

Bem, eu gosto da ideia de um jogo sem guerras, apenas voltado para o desenvolvimento, mas tens de ter em conta que estás a direccionar o produto para um público muito específico (tenho ideia de que a guerra será a parte favorita de grande fatia dos jogadores).

Ainda só passou um dia, e nem toda a gente está aqui para projecto sem fins lucrativos, infelizmente. Alguém acabará por ficar interessado, afinal querem-se jogos com novos desafios, novas vertentes :D

#4 yoda

yoda

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5520 mensagens

Publicado 05 de Maio de 2010 - 22:34

A mim pouco interessa se alguém tem interesse ou não, estou a dar a ideia gratuitamente e não vou participar sequer disto. Apenas pensei que houvesse interesse num jogo sem guerras, porque isso é um aspecto estúpido num jogo ..

#5 Knitter

Knitter

Stack Overflow

• Membro
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 6135 mensagens

Publicado 05 de Maio de 2010 - 22:58

A ideia é interessante, não nova, mas interessante, basicamente é um SIM financeiro. Até poderia ser interessante implementar uma ideia dessas mas vamos estar a bater no mesmo problema: falta de recursos. Por muito que queiras "oferecer" a ideia, a verdade é que é difícil pegar num projecto, especialmente com as aspirações em nível de complexidade que este precisaria de ter para se distinguir, e conseguir implementá-lo.

Para mim, é uma ideia que poderei ter em mente para implementar, mas para já não será possível iniciar qualquer actividade em torno da mesma, como tantas outras ideias sofre da falta de recursos :D

#6 M6

M6

[ Empreendedor | Inovador ] Pragmático

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 6015 mensagens

Publicado 06 de Maio de 2010 - 10:45

Isso é interessante. Se é um facto de que não é uma ideia nova, não quer dizer que não tenha o seu espaço.
Mas eu só jogo se puder montar uma empresa em off-shore! :D

#7 F_Correia

F_Correia

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 152 mensagens

Publicado 06 de Maio de 2010 - 14:33

é a tal coisa, é um projecto bastante engraçado e agradável mas falta-me tempo para pegar num desses, alem de que para um jogo com essas dimensões teria de se ter uma equipa sólida e forte conhecimentos.

Abraços

#8 yoda

yoda

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5520 mensagens

Publicado 08 de Maio de 2010 - 00:45

Ver MensagemM6, em 06 de Maio de 2010 - 10:45, disse:

Isso é interessante. Se é um facto de que não é uma ideia nova, não quer dizer que não tenha o seu espaço.

O conceito é mais complexo do que os existentes, pelo menos na altura em que vi, e não existe nada disto tuga .. A ideia não é nova, vem em parte do SimCity e do outro que nao me lembro o nome lol, mas acho que era uma lufada de ar fresco para os jogos.

Este tópico foi criado também para analisar a tendência das pessoas, e até ver, elas querem é guerra, tristemente ..

#9 Knitter

Knitter

Stack Overflow

• Membro
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 6135 mensagens

Publicado 08 de Maio de 2010 - 11:06

Ver Mensagemyoda, em 08 de Maio de 2010 - 00:45, disse:

Este tópico foi criado também para analisar a tendência das pessoas, e até ver, elas querem é guerra, tristemente ..
Dificilmente consegues determinar qualquer tendência aqui, mesmo com o jogo implementado há muitas coisas que influenciam a decisão de jogar e não tens qualquer garantia de que o factor de combate seja o mais relevante. Vi muitos jogadores em jogos com "guerra" onde eram forçados a jogar essa componente porque gostavam do resto do jogo.

Além disso, o tópico no local onde está, apenas te poderá dar a indicação da possibilidade de alguém, dentro da comunidade do P@P, poder ter interesse em implementar a ideia ou dar algumas sugestões, pessoalmente acho que é  o tipo de tópico que atrai poucas respostas, não porque as pessoas não gostem, mas simplesmente pelo tipo de tópico.

No fundo, a única coisa que o tópico te pode mostrar, é que a ideia não suscita muito interesse, quer para comentários quer para desenvolvimento, isso não tira mérito à ideia nem mostra que os utilizadores só gostam de guerra.

Da minha parte, tendo sido um utilizador que pediu que explicasses a ideia num tópico, não comentei mais porque na verdade não tenho muito a acrescentar ou a perguntar, percebi a ideia, sei que mais pormenores seriam importantes se se pretendesse implementar o jogo, mas sem pensar em implementar, explorar o conceito mais não é algo que tenha possibilidade.

#10 yoda

yoda

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5520 mensagens

Publicado 08 de Maio de 2010 - 11:09

Ver MensagemKnitter, em 08 de Maio de 2010 - 11:06, disse:

No fundo, a única coisa que o tópico te pode mostrar, é que a ideia não suscita muito interesse, quer para comentários quer para desenvolvimento, isso não tira mérito à ideia nem mostra que os utilizadores só gostam de guerra.

Não me expliquei, mas por pessoas entendia mesmo as que seguem este quadro, nomeadamente pessoas interessadas em projectos e ligadas ao gamedev.

#11 rippp

rippp

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 170 mensagens

Publicado 10 de Maio de 2010 - 16:19

boas,

Eu não me importo de participar no desenvolvimento deste jogo se houver uma equipa porreira :) mas desde ja aviso que se participo é numa de aprender ( e mesmo nao sabendo muito ensinar alguma coisa). Se alguem tiver interesse que diga e que linguagem estao a pensar usar.

Tenho interesse em ser desenvolvido em java pois é nessa area que me quero especializar.

Abraco

#12 any

any

null

• Novo Membro
  • Pip
  • 2 mensagens

Publicado 18 de Maio de 2010 - 15:40

Há alguns anos atras ( 7 mais propriamente ) em conjunção com a minha turma de um CET Nivel 4, fizemos algo deste genero para mostrar no Concurso Nacional de Software da Microsoft, na altura ficamos em 2º Lugar na categoria de escolas.

Infelizmente já não tenho acesso ao codigo no entanto o site ainda se encontra nos confins da internet, se eventualmente ajudar em algo

http://web.archive.org/web/*/http://www.strategy-simulator.com/

#13 taviroquai

taviroquai

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1659 mensagens

Publicado 02 de Junho de 2010 - 01:03

Isso parece-me micro e macro economia... pode dar "pano para mangas" que for dada alguma profundidade...

Ver Mensagemsoftclean, em 05 de Maio de 2010 - 21:40, disse:

... estás a direccionar o produto para um público muito específico (tenho ideia de que a guerra será a parte favorita de grande fatia dos jogadores).

Precisamente.

Parece-me que dificil é reunir equipa de desenvolvimento e depois... ainda mais dificil, investir (tempo e dinheiro), se o objectivo for ao nível dos grandes MMO.

Esta ideia (ou apenas parte dela) ficava bem na parte comercial do projecto onde participo :D

#14 fabiomiguel3

fabiomiguel3

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 186 mensagens

Publicado 27 de Fevereiro de 2011 - 09:38

Boas.
Axei uma ideia fixe tens mais alguma coisa em gaveta sobre este projeto?
Isto é uma especie de e-republik mas sem guerras :)
manda me uma pm.

#15 axer

axer

null

• Membro
  • Pip
  • 25 mensagens

Publicado 27 de Fevereiro de 2011 - 17:38

Boas, é uma excelente ideia sim senhor.

Vou então conceber o projecto.

Depois crio outro post sobre o mesmo.

Cumprimentos,

António Pinheiro

#16 BrunoT

BrunoT

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 120 mensagens

Publicado 04 de Março de 2011 - 18:06

Dependendo da linguagem a utilizar, posso estar interessado em ajudar, mas nunca liderar o projecto  :P

#17 XsTeAl

XsTeAl

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 112 mensagens

Publicado 12 de Março de 2011 - 12:00

Pegando na tua ideia, tive outra ideia, parecida, talvez complicada, vou analisa-la melhor e se vir que "dá frutos" posto aqui!

#18 watt

watt

Try-Catch User

• Membro
  • PipPipPipPip
  • 481 mensagens

Publicado 18 de Março de 2011 - 16:07

boa tarde pessoal,

se quiserem posso-vos dar alojamento na net para publicarem o jogo.
Se quiserem pode ficar inserido no meu projecto Weguu (uma rede social, e forneço serviços para quem desenvolve aplicações/jogos).
Se estiverem interessados digam.

Boa sorte para o projecto, parece-me muito aliciante.

#19 ribeiro55

ribeiro55

Unsigned User

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3056 mensagens

Publicado 21 de Novembro de 2011 - 00:41

@yoda

Ainda tens alguma coisa disto?
Tive recentemente uma ideia para um jogo original que se poderia acoplar a este projecto de uma maneira 5 estrelas.
Infelizmente, a ideia passa por "armas" e "guerrinhas", das quais eu também não sou adepto, mas já sabes como é: se não os vences, junta-te a eles.

#20 yoda

yoda

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5520 mensagens

Publicado 21 de Novembro de 2011 - 01:07

Não tenho nada escrito da ideia inicial, apesar de me lembrar de praticamente tudo. Estás à vontade para usar a ideia / nome.