Ir para conteúdo

Revista PROGRAMAR – Edição 46 (Setembro 2014): Download já disponível!

- - - - -

Programa para calcular frequência absoluta, relativa e representar graficamente

• Por favor inicie sessão para responder
6 respostas a este tópico

#1 dsac23

dsac23

null

• Novo Membro
  • Pip
  • 11 mensagens

Publicado 21 de Março de 2010 - 05:55

Boas pessoal.

Eu sou estudante do ISEL, e após Bolonha vi-me forçado a fazer uma cadeira do 3º semestre chamada EDA.

O meu problema é que eu já tinha feito duas cadeiras de programação antes de Bolonha, mas eram de Turbo Pascal e a cadeira de iniciação ao C++ do pós Bolonha tive equivalência. Agora deparo-me com uma cadeira onde é suposto saber alguma coisa de C++ pois existe a tal cadeira onde tive equivalência e como tal não tive as bases de C++.

Commprei um livro da FCA, sobre o assunto, mas a leitura está lenta e os resultados para executar o programa pretendido não estão a surgir...

O que gostaria de executar é um programa com a seguinte descrição:

Implemente um programa que peça ao utilizador uma amostra de valores inteiros e os armazene
num array. O número máximo de valores é 50 e cada valor deve estar compreendido entre 0 e 9.
Após o preenchimento do array o programa deve apresentar numa tabela:

• Coluna com a frequência absoluta (número de ocorrências de cada valor distinto).

• Coluna com a frequência relativa (percentagem de ocorrências de cada valor distinto
relativamente ao total de amostras)

• Coluna com a representação gráfica da distribuição, usando asteriscos para
representar cada ocorrência de um valor.
Utilize funções na implementação do programa.
Exemplo:

• Amostra de dados:

2, 3, 5, 9, 8, 4, 6, 5, 5, 4, 5, 6, 7, 3, 2, 6, 4, 0, 6,5, 3, 7, 5, 7, 6, 4, 5, 5, 6, 4

• Tabela a apresentar:

Valor                           Freq.Absoluta                   Freq.Relativa                      Representação Gráfica