Ir para conteúdo

Revista PROGRAMAR - Edição 44 (Fevereiro 2014): Download já disponível!

- - - - -

PORQUE JSP

• Por favor inicie sessão para responder
32 respostas a este tópico

#1 cristpate

cristpate

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 157 mensagens

Publicado 02 de Julho de 2009 - 16:56

o JSP utiliza o servidor TOMCAT?
nao e muito pesado?
porque criar paginas em JSP e nao em PHP? qual e a vantagem?

#2 magician

magician

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2917 mensagens

Publicado 02 de Julho de 2009 - 17:42

JSP uma tecnologia que permite criar conteúdos web dinâmicos, não é obrigatório o uso do servidor tomcat, podes usar jboss ou glassfish.
Pesado... É relativo lol a meu ver não acho.
JSP ou PHP isso tudo depende do que queres fazer, se queres fazer uma pagina ou duas JSP não compensa!!
A grande vantagem a meu ver do JSP é poderes criar toda uma plataforma em Java e depois integra-la na web a partir das JSP.

#3 yoda

yoda

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5438 mensagens

Publicado 03 de Julho de 2009 - 00:21

Ver Mensagemmagician, em 02 de Julho de 2009 - 17:42, disse:

JSP uma tecnologia que permite criar conteúdos web dinâmicos, não é obrigatório o uso do servidor tomcat, podes usar jboss ou glassfish.
JSP ou PHP isso tudo depende do que queres fazer, se queres fazer uma pagina ou duas JSP não compensa!!
A grande vantagem a meu ver do JSP é poderes criar toda uma plataforma em Java e depois integra-la na web a partir das JSP.

Dando um exemplo da sua utilidade :

Se decidires criar um CMS, JSP permite-te criar um sistema drag-n-drop de imagens e ficheiros para o servidor, através do browser (funcionalidade bastante útil)

:)

#4 IceBrain

IceBrain

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1241 mensagens

Publicado 03 de Julho de 2009 - 01:47

Também podes fazer uma applet simples que faça upload para um script PHP, não é preciso usar Java no servidor.

#5 yoda

yoda

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5438 mensagens

Publicado 03 de Julho de 2009 - 02:11

Ver MensagemIceBrain, em 03 de Julho de 2009 - 01:47, disse:

Também podes fazer uma applet simples que faça upload para um script PHP, não é preciso usar Java no servidor.

Pois, mas não sei qual é o mais leve nesse caso.

#6 djthyrax

djthyrax

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 15505 mensagens

Publicado 03 de Julho de 2009 - 03:23

Ver Mensagemyoda.pt, em 03 de Julho de 2009 - 02:11, disse:

A m*rda é a mesma, quer dizer, talvez tenhas menos overhead com JS em vez de uma Java applet no cliente, no servidor não sei, mas deve estar de igual para igual.

#7 cristpate

cristpate

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 157 mensagens

Publicado 03 de Julho de 2009 - 08:41

ta certo, entao muito depende do projecto que se quer desenvolver.

#8 falco

falco

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3425 mensagens

Publicado 03 de Julho de 2009 - 12:08

Não se trata apenas do que é mais leve... Trata-se também de fazer, ou não fazer sentido ter isso do lado do servidor. Eu acho que seriam poucas as situações em que faria sentido ter isso do lado do servidor.

#9 IceBrain

IceBrain

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1241 mensagens

Publicado 03 de Julho de 2009 - 12:22

Eu não sei como é que se faz em JSP, mas qualquer método que se use pode-se usar com PHP, porque tem que ser uma solução que corra no browser.

#10 yoda

yoda

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5438 mensagens

Publicado 03 de Julho de 2009 - 15:02

Ver MensagemIceBrain, em 03 de Julho de 2009 - 12:22, disse:

Eu não sei como é que se faz em JSP, mas qualquer método que se use pode-se usar com PHP, porque tem que ser uma solução que corra no browser.

O exemplo que dei não consegues com php e js, só com java (drag-n-drop), mas já há ferramentas feitas para o efeito a correr do lado do cliente com essa funcionalidade (um bocado pesado e arrasta-se demasiado para o meu gosto)

#11 falco

falco

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3425 mensagens

Publicado 03 de Julho de 2009 - 15:07

O exemplo que dei não consegues com php e js, só com java (drag-n-drop)

Consegues...

#12 yoda

yoda

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5438 mensagens

Publicado 03 de Julho de 2009 - 16:53

Ver Mensagemfalco, em 03 de Julho de 2009 - 15:07, disse:

Consegues...

Dá aí um exemplo sff :)

#13 djthyrax

djthyrax

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 15505 mensagens

Publicado 03 de Julho de 2009 - 17:37

Drag&drop de onde para onde?

Movido para Desenvolvimento Web.

#14 IceBrain

IceBrain

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1241 mensagens

Publicado 04 de Julho de 2009 - 00:59

Ver Mensagemyoda.pt, em 03 de Julho de 2009 - 16:53, disse:

Dá aí um exemplo sff :confused:

Só com PHP & JS, não, mas o que eu disse é que não precisas de JSP (ou seja, de Java a correr no servidor). E podes usar Flash em vez de Java no lado do cliente, ficando PHP + Flash: http://digitarald.de/project/fancyupload/2-0/

#15 pedrotuga

pedrotuga

Stack Overflow

• Membro
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 7517 mensagens

Publicado 04 de Julho de 2009 - 01:35

Ver Mensagemmagician, em 02 de Julho de 2009 - 17:42, disse:

Não sou grande expert nem num nem noutro. Mas pelo que sei o jboss e o glassfish são servidores aplicacionais enquanto que o tomcat é um servidor web. Os primeiros dois são implementações do J2EE, o último não.
No jboss e no glassfish podes colocar EJBs (classes java compiladas com características especiais) e no tomcat não.
Posto isto, e como já disse, não conheço as funcionalidades todas dos servidores aplicacionais, talvez peles suportem eles próprios containers que sejam applicações web. Não sei. Nos deployments todos que tenho visto té hoje, tipicamente, quando se trata de uma aplicação web, usa-se o tomcat e deixam-se os beans no jboss/websphere/glassfish/etc. Mas tambem não tenho assim tanta experiencia nestas tecnologias.

Abordando agora o tema de abertura do tópico:
São tecnologias que podem ser usadas para o mesmo fim, sim. Em muitos casos é efectvamente uma questão de escolha daí a pergunta ser bem pertinente, ainda que muita gente ache que não se deve comparar PHP com JSP.

As vantagens do tomcat para o apache (httpd) por exemplo. Bem, são os dois mantidos pela Apache software foundation, penso que partilham parte das suas implementações, mas não tenho a certeza. Pessoalmente olho para os dois como tendo nichos diferentes e não como duas alternativas para a mesma coisa. No fim de contas usa o tomcat quem precisa de usar java. Quem não precisa usa o outro, ou outros que por aí andam.

A linguagem usada tambem é uma escolha que deve ser cuidada.
Na minha modesta opinião, o PHP permite o desenvolvimento de aplicações para deployments de pequeno e médio porte de forma muito mais célere. É uma linguagem de mais alto nível que o java e que têm boas performances em grande parte dos casos. Outra coisa importante é existe muita documentação a todos os níveis.
O Java e as suas JSP obrigam-te a programar de uma forma um pouco mais antiquada, mas permitem-te interagir com basicamente toda a plataforma JAVA que tem muito mais que se lhe diga.

Um exemplo é o clustering. Usando o J2EE (abordado acima) é possível fazer deployment de uma aplicação já existente em múltiplas máquinas de forma relativamente fácil. Já se for uma aplicação em PHP não tens como o fazer. Há quem divida partes do site por servidores, quem divida a base de dados, mas não há nenhuma solução oficialmente suportada e que não exiga hacks improvisados.

A linguagem Java está bem documentada, JSP em particular não se pode dizer que esta mal documentado tambem, mas há muita coisa tipo bibliotecas e taglibs que não têm grande documentação.
Em PHP há por norma boa documentação para praticamente tudo, e mesmo o código fonte costuma ser mais facil de seguir. Não é documentação muito formal nalguns dos casos, mas está lá é eficaz.

Escrever PHP tambem tem muito menos pressupostos, isto claro se não estiveres já habituado ao Java obviamente.

Para um projecto pressoal sinceramente acho o PHP claramente mais vantajoso. As vantagens do Java só começam a aparecer para aplicações com algumas dezenas de milhares de euros de investimento.

Mas não olhes para o que eu digo de forma acrítica. Lê mais opiniões e mais informação e escolhe baseado na tua situação.

#16 falco

falco

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3425 mensagens

Publicado 04 de Julho de 2009 - 14:52

Só com PHP & JS, não

Só com php e js SIM!!!

Por exemplo:
http://www.sitepoint.com/blogs/2004/03/31/drag-and-drop-with-javascript/

E bata procurar no google que arranjas mais.

#17 IceBrain

IceBrain

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1241 mensagens

Publicado 05 de Julho de 2009 - 11:29

Não, a função descrita era: "sistema drag-n-drop de imagens e ficheiros para o servidor, através do browser ".

O Javascript, por questões de segurança, não pode detectar quando um ficheiro é largado em cima da página.

#18 falco

falco

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3425 mensagens

Publicado 06 de Julho de 2009 - 11:32

Não, a função descrita era: "sistema drag-n-drop de imagens e ficheiros para o servidor, através do browser ".
Não tinha entendido isso... Tinha entendido outra coisa...

#19 magician

magician

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2917 mensagens

Publicado 06 de Julho de 2009 - 12:13

Ver Mensagempedrotuga, em 04 de Julho de 2009 - 01:35, disse:

Não sou grande expert nem num nem noutro. Mas pelo que sei o jboss e o glassfish são servidores aplicacionais enquanto que o tomcat é um servidor web. Os primeiros dois são implementações do J2EE, o último não.
No jboss e no glassfish podes colocar EJBs (classes java compiladas com características especiais) e no tomcat não.

Ainda n trabalhei com JBoss mas posso dizer que o Glassfish é excelente! Simples de usar e configurar, carradas de opções é para mim sem duvida a primeira opção quando se trata de desenvolver aplicações JEE. Quanto ao tomcat n suportar JEE não é verdade até porque Servlets, JSP, JSF etc... faz parte do JEE xD
Pessoalmente acho o glassfish o ideal tanto para web como beans, n gosto muito de tomcat, a meu ver deixa a desejar em algumas coisas.

#20 yoda

yoda

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 5438 mensagens

Publicado 06 de Julho de 2009 - 23:45

Ver MensagemIceBrain, em 04 de Julho de 2009 - 00:59, disse:

Só com PHP & JS, não, mas o que eu disse é que não precisas de JSP (ou seja, de Java a correr no servidor). E podes usar Flash em vez de Java no lado do cliente, ficando PHP + Flash: http://digitarald.de/project/fancyupload/2-0/

Flash não é a melhor das hipóteses, mas se funciona, pronto .. é uma hipótese :cheesygrin: