Ir para conteúdo

Revista PROGRAMAR - Edição 44 (Fevereiro 2014): Download já disponível!

- - - - -

Glossário do Java...

• Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

#1 Jeronimus Linuxius

Jeronimus Linuxius

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 233 mensagens

Publicado 31 de Janeiro de 2009 - 00:00

Hum... não acham que alguns termos que estão no Glossário do Java [1] são muito gerais? Por exemplo, o que é que "ASCII" tem a ver com o Java?

[1] http://wiki.portugal-a-programar.org/java:glossario

JJ

#2 Knitter

Knitter

Stack Overflow

• Membro
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 6053 mensagens

Publicado 31 de Janeiro de 2009 - 13:34

Ver MensagemJeronimus Linuxius, em 31 de Janeiro de 2009 - 00:00, disse:

Hum... não acham que alguns termos que estão no Glossário do Java [1] são muito gerais? Por exemplo, o que é que "ASCII" tem a ver com o Java?
Esse foi um dos que escapou, é comum o suficiente para não estar lá. Mas esse é capaz de ser o único.

O glossário está é bastante incompleto já que tive tempo apenas de o começar e não consegui ainda colocar os restantes termos.

#3 djthyrax

djthyrax

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 15505 mensagens

Publicado 31 de Janeiro de 2009 - 16:34

Digo o mesmo de API, UML e XML.

#4 Knitter

Knitter

Stack Overflow

• Membro
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 6053 mensagens

Publicado 31 de Janeiro de 2009 - 19:58

Esses, embora não sejam exclusivos de Java, estão bastante ligados ao Java, sendo as tecnologias XML bastante expressivas na plataforma, base até de muito coisa em Java.

#5 djthyrax

djthyrax

Stack Overflow

• Moderador
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 15505 mensagens

Publicado 31 de Janeiro de 2009 - 21:52

Mas não deixa de ser um conceito geral, não é uma coisa Java-only ou usada principalmente no Java. No entanto, dependendo do uso que o Java lhe dá, pode ou não merecer menção (como as keywords relacionadas com OOP, que não são exclusivas de Java mas são parte-chave do desenvolvimento em Java).

#6 Jeronimus Linuxius

Jeronimus Linuxius

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 233 mensagens

Publicado 31 de Janeiro de 2009 - 22:39

Acho que UML é aceitável (mas eu sou suspeito, porque fui eu que a inseri lá ainda há bocado).
UML está intimamente relacionado com o Java, que é uma linguagem concebida especificamente tendo em conta o paradigma OO. Como o UML é uma farramenta indispensável ao planeamento orientado a objectos, acho que se encaixa.

ASCII é muito mais genérico. O ASCII é obsoleto e devia ser proibido. :) Duvido que o Java tenha alguma coisa que ver com o ASCII, a não ser talvez, por coincidência, o conjunto de caracteres aceitável nas keywords ser semelhante ao conjunto dos caracteres defiinidos no ASCII.

Agora, XML? O que é que isso tem a ver com Java? Ainda se fosse XMI, podia fazer sentido.

Sabes o que é que eu tenho a dizer? MARKETING! O marketing associou estupidamente uma data de conceitos com o Java, e as pessoas engoliram.
API, por exemplo, tem tanto a ver com o Java como a portabilidade.

JJ

#7 Betovsky

Betovsky

Unsigned User

• Membro
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1872 mensagens

Publicado 31 de Janeiro de 2009 - 22:47

Acho que estás a ver isso do lado errado.

A ideia do glossário é para aquelas pessoas que estão a aprender JAVA e encontram uma palavra que não sabem o significado. É perfeitamente possível estar-se a apreder JAVA e deparar com os termos anteriormente referidos.

E o ASCII nunca irá estar obsolento. Maior parte das comunicações com dispositivos electrónicos usam ASCII como encoding.

PS: nunca é uma palavra demasiado forte mas prontos dá para passar a ideia...

#8 Jeronimus Linuxius

Jeronimus Linuxius

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 233 mensagens

Publicado 31 de Janeiro de 2009 - 22:50

Ver MensagemKnitter, em 31 de Janeiro de 2009 - 19:58, disse:

sendo as tecnologias XML bastante expressivas na plataforma,
Se calhar a ignorância é minha.

base até de muito coisa em Java.
Bem... isso não conta...
Por exemplo, as tecnologias TCP/IP também são a base de muita coisa em C, e no entanto não passava pela cabeça de ninguem falar de TCP/IP quando ensina C.

Percebeste a ideia? Quero dizer que o facto de muitos problemas em Java trabalharem com XML não significa que o XML seja importante para o Java. (se calhar, é ao contrário: o Java é que é importante para o XML. eheheh!)

JJ

#9 Jeronimus Linuxius

Jeronimus Linuxius

Boolean User

• Membro
  • PipPipPip
  • 233 mensagens

Publicado 31 de Janeiro de 2009 - 22:58

Ver MensagemBetovsky, em 31 de Janeiro de 2009 - 22:47, disse:

E o ASCII nunca irá estar obsoleto. Maior parte das comunicações com dispositivos electrónicos usam ASCII como encoding.

Sim, sem dúvida o ASCII irá sobreviver como "superclasse" (já que estamos a falar de uma linguagem OO) do Unicode e afins.
Também há meios de comunicação em que, por acaso, porque dá jeito, os caracteres admitidos são um subset do ASCII.
Mas eu não chamaria a isso "usar ASCII".

A ideia do glossário é para aquelas pessoas que estão a aprender JAVA e encontram uma palavra que não sabem o significado. É perfeitamente possível estar-se a apreder JAVA e deparar com os termos anteriormente referidos.

Hum... não concordo. Isso faria sentido num glossário de um livro, mas num glossário "algures na net", que se diz ser "sobre Java", falar de ASCII está um bocado fora de contexto.

JJ

#10 Knitter

Knitter

Stack Overflow

• Membro
  • PipPipPipPipPipPipPip
  • 6053 mensagens

Publicado 01 de Fevereiro de 2009 - 00:25

Bem, no caso do XML podemos ter ideias diferentes, XML em Java é base para muita tecnologia, há coisas que não podes fazer se não soubres como funciona XML, é quase tão importante como saber a linguagem.

Mas o glossário é baseado no glossário oficial, que está a ser traduzido e ao qual estão a ser removidos alguns termos mais comuns, não é um glossário para quem está a aprender mas sim um glossário de todos os termos associados à tecnologia, não quer dizer que sejam exclusivos da tecnologia, apenas associados. Claro que, como já disse, os que se considerarem muito comuns serão removidos.

Caso existam dúvidas sobre algum termo é só fazer a discussão sobre o mesmo e chegamos a um consenso :).