Ir para conteúdo


Revista PROGRAMAR - Edição 45 (Maio 2014): Download já disponível! Visita também o novo website da revista.

- - - - -

[Tutorial] Como Escolher um Portátil


  • Por favor inicie sessão para responder
Sem respostas a este tópico

#1 Tutorialz-Machine

Tutorialz-Machine

    null

  • Novo Membro
  • Pip
  • 2 mensagens

Publicado 10 de Maio de 2008 - 22:13

      [Hardware] Como Escolher um Portátil

      Actualizado a 12/03/2008

      Citar

      Introdução[/color]"]A aquisição de um novo portátil é sempre um passo importante na vida de todos nós. Primeiro porque é uma ferramenta que muitos já consideram indispensável, depois porque geralmente implica um investimento acentuado, um esforço financeiro que, por um lado queremos que corresponda ao que nós pretendemos e que, por outro, nos dê mais funcionalidades e melhor qualidade pelo preço mais reduzido possível.

      Foi com base nesta necessidade que decidi criar este Tutorial. O objectivo é que, no final da leitura do tópico, sejam capazes de, por vós mesmos, "atirarem-se" ao mercado e procurar as melhores soluções para o que pretendem.

      Ao longo do tópico vou tentar ser o mais claro possível e utilizar uma linguagem simples, para que todos percebam.


      Citar

      Antes de começarem a perguntar quais os melhores modelos e marcas' date=' quais as melhores lojas, especificações e preços, convém pararem para pensar um pouco [u']no que é que vocês querem[/u].

      Devem procurar o portátil que se adeqúe às funções que querem que ele desempenhe e não o contrário: não devem ir atrás de modelos que ouviram dizer que eram excelentes, bonitos e maravilhoso.

      Nesta fase, têm de colocar uma série de perguntas a vós mesmos (aconselho literalmente a apontarem-na antes de começarem a procurar):

      • Quanto quero gastar?

      • O destino do portátil vai ser ficar em cima da secretária, ou vai transportá-lo de um lado para o outro?

      • Que tamanho quero que o portátil tenha?

      • Que tipo de aplicações e jogos quero que o portátil corra?

      • O design da máquina é importante?

      • Que espaço de disco necessito?

      • Que sistema operativo quero?

      • Quanto tempo espero utilizar o portátil?

      • Quanto tempo necessito que o portátil corra a bateria?

      • Tenho alguma preferência ao nível de marca?

      • O portátil tem de ter algum perifério em especial? (Webcam, leitor de cartões, ...)


      Só uma vez dada resposta a todas estas perguntas (ou a grande parte delas), é que tens clara consciência do que procuras na tua nova máquina. Estás pronto para começar! :Y:


      Citar

      Processador[/color]"]Começa, então a árdua tarefa de escolher o portátil ideal para nós. Um dos primeiros elementos a que se olha, no momento de seleccionar a máquina é o processador.

      De forma rápida, o processador é o "núcleo" de um computador. É sobre ele que todos os outros componentes "giram". Ele é responsável por receber todas as mensagens que lhe são enviadas dos vários componentes e processá-las, por forma a que o que o utilizador pede à máquina para fazer (seja uma conta 2+2 ou dar um tiro num jogo), seja satisfeito.

      Actualmente são estes os modelos que se encontram mais no mercado.

      Citar

      Processador (cont.)[/color]"]Obviamente que uma pessoa que utiliza o PC para ver e-mails e uma pessoa que convertem filmes na máquina, necessitam de configurações bem diferentes ao nível do processador.

      Se me pedissem uma classificação rápida dos segmentos de processadores de cada um dos fabricantes, seria assim que eu responderia:

        Intel

        • Série X9x00 - Processadores de elevadíssimo desempenho;

        • Série T9x00 e T7x00 - Processadores de elevado desempenho;

        • Série Tx500 - Processadores de desempenho mediano;

        • Série T2x00 e abaixo - Processadores de baixo desempenho;

        • Séries Uxxxxx - Processadores de baixo consumo;



        AMD

        • Série TL-60 a TL-50 - Processadores de elevado desempenho;

        • Série TK-57 - Processadores de desempenho médio;

        • Série Sempron - Processadores de baixo desempenho;


      Citar

      Memória RAM[/color]"]Ao nível de memória, não há muito que se lhe diga. Actualmente dar preferência a modelos que tragam 2GB de origem, com expansibilidade até 4GB.

      Uma nota importante: quando adquirem uma máquina, ter 2 sticks de 1GB é diferente de a máquina ter 1 stick de 2GB. Duas memórias de 1GB a funcionar em Dual-Channel têm mais desempenho que uma a funcionar a 2GB.

      Relembro também que o Windows XP 32bits não suporta muito mais de 3GB de memória, pelo que se estão a pensar em adquirir 4GB de memória para uma máquina com XP, esqueçam.

      Obviamente, vão atrás de memórias DDR2 (na altura em que escrevi o tutorial :P), actualmente a funcionar a 667Mhz.


      Citar

      Placa Gráfica[/color]"]O grande "bicho" de um portátil. Porque é um componente que fica desactualizado muito rapidamente, têm de lhe dar especial atenção no momento em que escolhem a vossa máquina.

      A placa gráfica, num portátil costuma estar soldado à Motherboard, pelo que a gráfica que adquirirem vai ser a gráfica que vai acompanhar o vosso portátil até ele ir para o lixo. Nesta perspectiva, disse e volto a afirmar: comprar um portátil para jogar é disparate.

      Outro aspecto a ter em consideração é o facto da gráfica partilhar, ou não, memória RAM. Gráficas partilhadas utilizam a memória RAM para armazenar os dados a serem processados pelo GPU, "roubando" memória RAM que, noutras condições, estaria alocado a qualquer outro processo.

      Por esta razão, é sempre melhor terem uma placa gráfica com memória dedicada no vosso portátil.

      Neste momento, é isto que anda no mercado:



      Obviamente não foram englobadas todas as placas gráficas que estão actualmente no mercado (apenas as mais vendidas). Quem quiser comparações e benchmark's, recomendo:



      Citar

      Ecrã[/color]"]Outro componente que vai afectar (e muito) o vosso leque de opções. Isto porque o tamanho do ecrã do portátil, geralmente nos diz o seu tamanho, peso e... preço. Ou seja, a sua portabilidade.

      A este nível existem ecrãs com 20'', 17'', 15,4'', 14,4'', 13,3'', 12,1''.


      Citar

      Bateria[/color]"]Outra questão fundamental para quem necessita de mobilidade na sua máquina é a autonomia da mesma - a quantidade de horas que consegue trabalhar nela sem recorrer ao carregador.

      Este espaço temporal em que a máquina tem capacidade de correr sobre a bateria é influênciado não só pela qualidade da bateria, como pelo consumo efectivo de energia dos diferentes componentes constituintes da máquina.

      Obviamente, também a bateria afecta a autonomia. Geralmente é-nos dada a possibilidade de escolher uma bateria de iões de lítio, de 6 ou 9 células. Tem-se que as baterias de 6 células são mais compactas, mas têm uma autonomia cerca de 30% ~ 35% inferior às baterias de 9 células.


      Citar

      Armazenamento[/color]"]Ao nível do armazenamento, existem diversos factores que são relevantes. Actualmente o armazenamento de dados em memórias não voláteis, nos PC's, é feita através de discos rígidos magnéticos que são pesados, barulhentos, de leitura lenta e pouco fiáveis (é o componente num computador mais "atrasado").

      Existe aí uma nova geração de discos rígidos (chamados SSD Solid State Disks), que no fundo não são mais que aquela tecnologia que vemos nos cartões de memória das cameras fotográficas mais desenvolvida. No entanto ainda são extremamente caros e existem muito poucos modelos que já recorrem a esta tecnologia (geralmente encontram-se no segmento dos ultra-portáteis).

      Citar

      Portanto' date=' por ora, temos de nos contentar com os [b']HD[/b]. Assim sendo e neste momento, o que temos de decidir é a capacidade do disco (obviamente), assim como a velocidade do mesmo.

      Encontram-se no mercado soluções a 5.400rpm e 7.200rpm. Os discos de 7.200rpm apresentam um desempenho maior nos tempos de leitura e escrita, no entanto consomem mais energia, fazem mais barulho e aquecem mais.


      Citar

      O componente que pesa mais num portátil é' date=' por norma, o monitor. Assim sendo e, logicamente, o monitor tem uma grande influência ao nível do peso final da máquina. Obviamente, também os materiais utilizados no [i']chassis[/i] da máquina, influenciam grandemente o seu peso final.

      Pessoalmente considero que um portátil é adequado para ser transportado numa base regular se tiver um peso nunca superior a 2Kg ~ 2,5Kg. Acima disto, começa a custar andar com a máquina às costas.

      Por alto, a regra é a seguinte:

      • 13,3'' ou inferior - < 2Kg
      • 14,1'' - de 2 Kg a 2.5Kg
      • 15,4'' - de 2.5Kg a 3Kg
      • 17'' - + 3.5Kg


      Citar

      Ok' date=' isto é importante e é um promenor que cada vez mais é deixado de parte. [b']Antes de adquirirem o que quer que seja, certifiquem-se de que existem controladores para o sistema operativo que querem instalar na máquina[/b].

      Com a saída do Vista, existem já muitos modelos que nunca vêem controladores a serem desenvolvidos para o Windows XP  (por exemplo). É bom que, por um lado, salvaguardem que a máquina vem já com uma licença para o sistema que quere e que, por outro, certifiquem-se que existem controladores para outro sistema, caso não estejam seguros de que não vão alterar o SO que vem por defeito.


      Citar

      Outras Características[/color]"]Finalmente existem um outro conjunto de características às quais quem compra deve estar atento e que, mais uma vez, devem ir contra as necessidades do mesmo.

      Falo de Leitores de Cartões de Memória, portas e-Sata, saídas HDMI\DVI, saídas S-Vídeo, portas USB, WebCam, etc...

      Uma chamada de atenção especial para a placa de rede. Quem procura um portátil, procura acima de tudo mobilidade. Assim sendo, a placa de rede wireless toma um carácter extremamente importante. Neste aspecto é necessário verificarem que tipo de padrão de ligação existe, nos locais onde costumam aceder à Internet: 802.b, 802.g e começa a aparecer a 802.n.


      Citar




      Principais Fabricantes:
      http://www.acer.pt
      http://www.arima.com.tw
      http://www.whiteboxworld.com/asmobile
      http://pt.asus.com
      http://www.clasus.pt
      http://www.clevo.com.tw
      http://www.compal.com
      http://www.ecs.com.tw
      http://welcome.hp.com/country/pt/pt/welcome.html
      http://www.msi-portugal.com
      http://www.packardbell.com
      http://www.quantatw.com/Quanta/english/Default.aspx
      http://www.samsung.com/pt
      http://www.sony.pt
      http://www.toshiba.pt
      http://www.tsunami.pt

      Autor: proactiv3
      Edição no BBCode: TutorialzMachine
      Fonte: Wareztuga

NOTA:
Este texto foi editado por violar as regras do fórum. A edição foi considerada apenas após o utilizador não ter respondido aos pedidos de alteração feitos pela moderação.

O moderador, Knitter.