Re: SAFT-PT: debate de dúvidas e ideias

Vitor Pereira
    Por Vitor Pereira,
    1 hora atrás, PHonorato disse:

Eu tenho clientes que enviam mais que um SAF-T. Acho que não fazem nada de errado. Até porque 1 deles é lojas com artigos completamente diferentes, com base de dados diferentes em termos de artigos, clientes, etc etc.

Penso que seja legal fazer isso.

Não existe qualquer problema em enviar SAF-T´s individuais por cada estabelecimento.

O Campo 1.13 - Identificação do estabelecimento (TaxEntity)   é que tem de ser preenchido corretamente

• 5608 respostas

paulo brito
    Por paulo brito,

Yep, é mais um mecanismo de escape do que sofrer. Pode nem ser para este ano. Eu confesso que sou um pouco malandro - espero que alguém resolva a parte difícil olho para como resolveu e avanço depois. Isto, se o tempo der para isso. Se não, chafurdar na coisa que remédio.

• 5608 respostas

nunopicado
    Por nunopicado,
    1 minuto atrás, chesser disse:

Calminha aí, meus amigos. :) Este ano só vou ter 15 dias de férias, mas quero-os sossegadinhos, nada de pensar na AT e nas suas ideias. Vamos tentar não sofrer já por antecipação.

Nem um pouco...
    Já cheguei a uma fase que é assim:
    Quando chegar a alteração, chegou. Nessa altura começo a trabalhar nela, e quando estiver pronta, implemento.
    Se for impossível que esteja pronta a horas para mim, com certeza também o será para outros.

• 5608 respostas

chesser
    Por chesser,
    3 minutos atrás, nunopicado disse:

Acho que eles não precisam de ideias... Têm que chegue.
    Só podiam era dizer logo, para um gajo ir implementando, ao invés de termos de esperar por 15 de Dezembro para entrar em vigor a 1 de Janeiro...

Calminha aí, meus amigos. :) Este ano só vou ter 15 dias de férias, mas quero-os sossegadinhos, nada de pensar na AT e nas suas ideias. Vamos tentar não sofrer já por antecipação.

• 5608 respostas

nunopicado
    Por nunopicado,

Naaa, 15, para sair a lei.
    O ofício circulado a explicar é que só aparece lá para dia 7...

• 5608 respostas

paulo brito
    Por paulo brito,

15 ? Isso se tivermos sorte. Será mais a 24 ou 26.

• 5608 respostas

nunopicado
    Por nunopicado,
    46 minutos atrás, paulo brito disse:

Não deiam muitas ideias aos meninos. Se calhar puseram aquilo ali e estão a espera das nossas ideias para ver qual a melhor maneira de usar o campo, lol.

:D

Acho que eles não precisam de ideias... Têm que chegue.
    Só podiam era dizer logo, para um gajo ir implementando, ao invés de termos de esperar por 15 de Dezembro para entrar em vigor a 1 de Janeiro...

• 5608 respostas

paulo brito
    Por paulo brito,

Não deiam muitas ideias aos meninos. Se calhar puseram aquilo ali e estão a espera das nossas ideias para ver qual a melhor maneira de usar o campo, lol.

• 5608 respostas

carlos sousa 2015
    Por carlos sousa 2015,
    16 minutos atrás, nunopicado disse:

Excelentes questões... 

Cheira-me a revolução se realmente for essa a ideia deles para o campo. 

Ou então haverá simplesmente ligação entre o ATCUD e o local de facturação indicado no header, passando a ser um número sequencial por loja/local. 

para mim vai ser assinatura online... tal como acontece com as guias de transporte, mas com tempo mais alargado as guias de transporte antes do inicio de transporte e os outros documentos até o dia seguinte....ou qq coisa assim. :)

• 5608 respostas

nunopicado
    Por nunopicado,

Excelentes questões... 

Cheira-me a revolução se realmente for essa a ideia deles para o campo. 

Ou então haverá simplesmente ligação entre o ATCUD e o local de facturação indicado no header, passando a ser um número sequencial por loja/local. 

• 5608 respostas

PHonorato
    Por PHonorato,

Eu tenho clientes que enviam mais que um SAF-T. Acho que não fazem nada de errado. Até porque 1 deles é lojas com artigos completamente diferentes, com base de dados diferentes em termos de artigos, clientes, etc etc.

Penso que seja legal fazer isso.

• 5608 respostas

paulo brito
    Por paulo brito,

Para nem falar nas que tem postos de venda em varios locais do pais - não ligados entre si. O saft dessas - no meu caso - é criado agregando todas as series mais tarde no sistema central.

• 5608 respostas

karlynhuz
    Por karlynhuz,

Supondo que é mesmo essa a intenção da AT para o campo ATCUD, eu até posso entender o motivo deles, mas não estou a ver isso ser praticável. 

Eu tenho firmas com terminais a trabalhar em "modo offline", com séries de numeração exclusivas para cada terminal. Dados que depois são replicados para a base de dados principal de onde é feito um único ficheiro SAFT mensal. Ora, como raio é que eu vou conseguir interligar várias séries sem ter tudo sincronizado ao milissegundo? Andamos para trás no tempo e passo a fazer como fazia antigamente; um ficheiro SAFT por cada terminal? Não me parece que isso fosse assim tão linear e principalmente para as empresas que funcionam com imensos terminais (caso dos hipermercados), a implementação de tal coisa é um bocado surreal. 

• 5608 respostas

Re: Licença

D3POD
    Por D3POD,
    Em 2017-7-22 às 18:31, D3POD disse:

Boa tarde, o que me aconselham para registar a data na chave de ativação?

Por exemplo para criar uma licença com renovação online, como fariam?

Cumprimentos

Já resolvi a situação criando uma encriptação SHA1 ;)

Cumprimentos

• 4 respostas

Re: Sorteio de palavra através de um ficheiro - jogo da forca

HappyHippyHippo
    Por HappyHippyHippo,

tens razão, o que não faltam são erros no código. no entanto o que terás de fazer não é mais do que o seguinte :

- determinar a  quantidade de palavras existentes no ficheiro

- escolher um número aleatório entre 0 e o número de palavras possíveis (exclusivo)

- ler a palavra do ficheiro (isto para não teres as palavras todas em memória)

- correr o jogo

boa sorte

• 2 respostas

Re: Manipulação de arquivos

HappyHippyHippo
    Por HappyHippyHippo,

a causa é tu não perceberes que quando fazes uma escrita no ficheiro (stream), tu não estás a injectar bits no meio do que já existe. o que estás a fazer é escrever sobre os bits que já lá se encontram.

nem me dei ao trabalho de analisar o segundo código (parece demasiado convoluto), mas se dizes que funciona, parabéns.

• 1 resposta

nunopicado
    Por nunopicado,

Também tenho ideia de ser isso, e aqui entre nós, faz sentido mesmo por essa malta que elimina séries inteiras

Mas para mim, o ideal era ser um campo numérico, que depois era acrescentado à hash actual. 
    Fazia mais sentido (embora fosse ser um bico de obra para validar hashes com e sem isso :D

• 5608 respostas

Vitor Pereira
    Por Vitor Pereira,
    2 horas atrás, chesser disse:

Penso que isso ainda está no segredo dos Deuses... mas tenho um pressentimento que ainda nos vamos divertir muito por causa desse campo.

Funcinou!
    Obrigado.

Faltava alguns campos também, como o "ATCUD".

Alguém faz ideia do que possa a vir a ser este campo?

Boas

O ATCUD ( Autoridade Tributaria Código Único Documento ), pelo que me informaram irá ser legislado para entrar em vigor em Janeiro.

Trata-se de um Numero Sequencial  crescente  ( pode também vir a ser um código Hash ) que vai linkar os documentos mesmo que sejam de tipos ou séries diferentes.

Como devem lembrar alguns meses atrás passou no Telejornal que algumas Software-Houses tinham ferramentas informáticas para apagar faturação numa série que era criada com esse objectivo ( só quando um cliente final não pedi a NIF o documento automaticamente vinha cair nesta série ), que mais tarde era trabalhada, assinada corretamente com novo hash  e então enviada para SAF-T.

Com o ATCUD não vai ser possível ( pelo menos sem deixar vestígios evidentes ), pois uma Fatura da Serie A ficará ligada a uma Nª de Credíto da Serie B, que fiacará ligada a um Orçamento, que ficará ligado a uma Encomenda, etc, etc.

Como resumo, cada documento para alem do numero que já possui, assim como o código hash, passará também a ter mais este código, que é registado em qualquer tipo de documento por ordem cronológica:

Exemplo de diversos registo por ordem cronológica:

DATA              HORA         DOCUMENTO                          ATCUD

15/07/2017     09.11.20      Fatura FT A/1000                -        1

15/07/2017     09.12.45      Orçamento  OR 20171540    -      2

16/07/2017     10.01.34      Fatura FT A/1001  -                      3

16/07/2017     10.23.45      Encomenda  EN  1/1255    -         4

16/07/2017     10.23.49      Nª Credito NE  A/560     -             5

16/07/2017     10.24.23      Fatura FT A/1002   -                     6    

Assim como acontecia até hoje com o Código Hash que controlava e lacrava a Fatura anterior, o ATCUD vem interditar que alguém apague documentos mesmo que sejam de outra Série ou mesmo outro Tipo de Documento, pois iria quebrar a cadeia, o que facilmente seria detetado no Servidor da AT.   

NOTA:   Como no Manual da AT para o SAF-T 1.04 o ATCUD vem 100 carateres de comprimento, podem estar a preparar também um código Hash para este campo ( seja um sequencial ou Código Hash, a função será a mesma que é Linkar os documentos criando uma corrente que não pode ser interrompida )

Agora é aguardar a sua legislação, e melhores explicações técnicas.

• 5608 respostas

nunopicado
    Por nunopicado,

Demora muito? Não tenho tido nada para fazer e dava-me jeito mais trabalho! :cheesygrin:

• 5608 respostas

chesser
    Por chesser,
    10 horas atrás, George De Luca disse:

Faltava alguns campos também, como o "ATCUD".

Alguém faz ideia do que possa a vir a ser este campo?

Penso que isso ainda está no segredo dos Deuses... mas tenho um pressentimento que ainda nos vamos divertir muito por causa desse campo.

• 5608 respostas

1. Ver Mais Actividade
Portal by DevFuse · Based on IP.Board Portal by IPS