Ir para conteúdo


Revista PROGRAMAR - Edição 45 (Maio 2014): Download já disponível! Visita também o novo website da revista.

Tópico de Ajuda: Colocação de Código


Blocos de código são mais fácil de ler se tiver syntax highlight. Os nossos sites têm disponível uma ferramenta de syntax highlight, que os utilizadores devem usar ao escreverem as suas mensagens.
Existem várias formas de ter acesso a esta funcionalidade.
  • Botão "Código" ("< >")
    Na barra de ferramentas do editor avançado tem um botão contendo o símbolo "< >". Se clicar nesse botão, uma nova área irá aparecer onde pode colocar o seu código. Depois de escrever/colar o código desejado, clique em OK, e o código será colocado na mensagem.
  • Botão "BBCode Especial"
    Na barra de ferramentas do editor avançado tem o botão "BBCode Especial", que lhe permite depois seleccionar o ítem "Código". Em baixo terá uma área onde pode colocar o seu código. Depois de escrever/colar o código desejado, clique em OK, e o código será colocado na mensagem.
  • Usar Tags Directamente
    Pode também colocar directamente na mensagem o bloco código entre as tags "code".

Definir a Linguagem
Todas as opções descritas anteriormente irão colocar o bloco de código entre as tags "code". Adicionalmente, é ainda necessário especificar a linguagem usada para se ter syntax highlight. A linguagem é definida através de uma opção da tag "code". Por exemplo, para indicar que está a usar código C++, deverá usar a tag da seguinte forma:

[code=cpp]// o código aqui[/code]

Neste caso, a opção "cpp" indica que estamos a usar código C++. Um grande número de linguagens é suportado. Entre as opções disponíveis temos: actionscript, asp, c, cpp, csharp, css, delphi, haskell, html, java, javascript, matlab, pascal, perl, php, python, ruby, sql, vb, vbnet, e xml.


Destacar Linhas
Para além da linguagem, pode especificar opções adicionais que lhe permitem destacar determinadas linhas no seu bloco de código. Para tal, é só especificar as linhas as destacar depois da linguagem, separando as linhas por vírgulas, sendo também possível especificar intervalos. Por exemplo, no seguinte caso

[code=cpp,2,4-6,11]// o código aqui[/code]

seriam destacadas as linhas 2, 4, 5, 6, e 11.

NOTA: esta funcionalidade apresenta alguns bugs, pelo que em caso de dificuldade, pode utilizar a ferramenta de denunciar mensagens, para solicitar ajuda ao staff.