• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

silva.samuel

Como usar JavaHelp

5 mensagens neste tópico

Boas tardes

Eu tenho de criar um código em java usando o swing.

Até aí não tenho problemas, quer dizer até tenho com os layouts, mas são coisas que se resolvem passando algum tempo, alterando as propriedades resolve-se.

A minha questão prende-se com o facto de querer disponibilizar no programa ajuda.

Estava a pensar usar o javahelp, mas não sei como depois vou importar para o meu código usando o netbeans.

O javahelp está disponível em:

http://java.sun.com/products/javahelp/

Quem souber de uma forma para disponibilizar ajuda usando outra ferramenta, também será bem-vinda essa informação.

Pensei em usar CHM, mas não sei até que ponto depois não tenho problemas de integração, para começar, provavelmente, com os tradicionais problemas de portabilidade.

CHM, é o tipo de ajuda disponibilizada por ficheiros que usam Windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não te posso dizer como usar o JavaHelp, mas penso que será apenas necessário adicionar as bibliotecas ao teu projecto. Não tive ainda tempo de ler a documentação, embora também vá precisar de usar essa API.

Posso indicar-te outra forma de fornecer documentação de ajuda. Crias um "site" isto é um sistema html "self-contained" com toda a ajuda, depois podes usar o BrowserLauncher2 para abrires o ficheiro index.html, ou o que entenderes como entrada no site, no browser do utilizador.

É a forma que conhecço mais simples de disponibilizar ajuda. Entretanto também devo estar para usar o JavaHelp mas ainda vai demorar uma semanita até chegar a essa parte do projecto... talvez faça umas spikes para ver como isso funciona...

O BrowserLauncher2 pode ser encontrado no sourceforge, se não estou em erro, mas não tenho comigo o link, tenho a bibioteca mas não me lembro do link de onde a saquei, mas procura no goolge, que é fácil de achar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já adicionei a biblioteca ao meu projecto.

De referir que o meu projecto é uma aplicação Desktop.

Quando souber que código tenho de incluir no meu projecto digo alguma coisa.

Deu uma vista de olhos muito rádida pelo BrowserLaucher2 e acho que não me serve.

Mas brigado na mesma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O meu primeiro sistema de ajuda foi feito com o BrowserLaucher2, fiz um "site" e apontava o url para o ficheiro no disco, mas era bastante limitado. Estou a tentar usar o JavaHtml, já conseguiste fazer alguma coisa?

Vou estar a ler a documentação esta tarde, para já encontrei dois programas que permitem criar o sistema de ajuda a partir de html, da mesma forma que se criam os ficheiros .chm do sistema HTML Help. Os dois programas, o JHelpMaker e jhelpdev, que podes encontrar no sourceforge, são bastantes parecidos e ainda não sei que diferenças existem entre os dois, na verdade parecem clones.

Se souberes mais alguma coisa avisa, vou tentar ter até ao fim do dia de hoje uma spike com a implementação de um sistema de ajuda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já consegui resolver o meu problema, e vou apresentar o javahelp, tanto quanto sei.

Ainda não sou perito a usar o javaHelp. Mas vou-me safando, e dá muito trabalho, porque eu fiz tudo à mão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora