• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

S7sRuss

Projecto - Base de Dados em JAVA

9 mensagens neste tópico

ProjectO: Simulador de BDs em Java com GUI. Criação de um tipo de variáveis (Type Pascal, Objectos em Java) para os armazenar num vector desse tipo de dados. Efectuar consulta (devolução de características segundo a introdução de vários parâmetros – únicos?!), trocar posições, inserir no início, inserir no final, código auto-incrementado.

Não estou a ver como fazer. Alguém me pode dar umas ideias?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O objectivo deste projecto é criar um programa em JAVA com GUI gera bases de dados. Eu escolhi fazer um para ter uma base de dados dos documentários que tenho. O programa deve conseguir introduzir novos itens, por exemplo, inserir os documentários "Timor Lorosae", "Monumentos Históricos", "Romance and Reality" e os respectivos dados sobre eles, autor, editor, data, etc.

Também deve ter uma espécie de motor de busca que procure documentários segundo determinados parâmetros.

Deve também poder ordenar e visualizar os itens segundo determinados parâmetros e efectuar operações de modificação dos dados.

Deve também ter uma opção de "Actualizar base de dados" que é uma espécie de guardar, que regista todas as alterações efectuadas.

Sou novo em JAVA e gostava que dessem ideias para me ajudar neste projecto. Pode ser ideias sobre uma pequena parte do programa como a operação de ordenação ou sobre o funcionamento geral.

Qualquer comentário é bem-vindo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Novo em Java e meter já isto tudo?

Espero sinceramente que já domines bem o POO do Java, porque para alem disso vais precisar ainda de aprender a usar JDBC para a BD, SWING ou SWT para o GUI e mais uma ou outra coisa que venha a ser precisa.

Talvez para começar fosse bom fazeres as coisas por etapas, "desenhar" as bases de dados, depois fazer a interacção JDBC só com consola e depois disso juntar com o GUI.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora bem, isso é mais um *simples* programa de gestão.

Antes de começares a programar deves começar por determinar que dados queres guardar, depois que sistema de persistência queres usar, se queres usar uma base de dados, xml, ou até simples serialização. No teu caso aconselho simples serialização, não tens de aprender nada de especial e funciona muito bem.

Base de dados e ficheiros de texto e/o xml seria talvez demais para o que queres.

Aconselho-te também o uso do NetBeans IDE, (já estou a imaginar o magician a rebolar e entrar em defesa do Eclipse ;)), mas penso que neste caso é o IDE que se adapta mais, muitos wizards e o editor de interfaces gráficas de certo te vai facilitar a vida.

Quanto a saberes POO, bem, na verdade, e novamente com serialização, isso é simples de fazer.

No entanto

criar um programa em JAVA com GUI gera bases de dados
não explica bem o que queres :P

Se entendi bem, queres fazer uma aplicação desktop que te permita gerir documentários. A aplicação deve possuir uma interface gráfica. É isto?

Sobre a ordenação, possuo umas classes que te podem ajudar. Implementação de listas ligadas simples e duplas ordenadas que é algo que o Java não tem, se não me engano. Dá para ordenar pelo critério que quiseres, nome, número, o que for.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eclipse :P

Pá se queres usar Swing pronto usa o Netbeans  (Nem acredito que acabei de dizer isto.) Pá mas aconselho SWT ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O kniter já te aclarou as ideias.

Parece-me que para alem de java tambem há alguma leitura a fazer acerca de bases de dados. Não interpretes isto como um ofensa por favor.

Mas começando pelo principio:

Não percebi se queres fazer um GUI para aceder a uma base de dados tua. Ou se queres um GUI que aceda a qualquer base de dados.

O segundo caso é um pouco complicado.

Mas quando a bases de dados não precisas de criar o teu sistema... andam por aí muitos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, é para fazer uma aplicação com interface gráfica que me permita gerir documentários. Para simplificar, o programa acede uma base de dados em ficheiros de texto criada por mim.

Até hoje só tinha conhecimento do NetBeans. Mas como o magician apoia o Eclipse, vou arranjá-lo e experimentá-lo.  ;)

Knitter, só ontem comecei a estudar Java, ainda não tenho domínios para ler classes. Assim que acabar de ler o manual todo e de programar bastantes exercícios que me permitam ter um base aceitável para a compreensão do funcionamento de sistemas em JAVA então só nessa altura gostava de ver as tuas classes de ordenação. ;)

magician: "Espero sinceramente que já domines bem o POO do Java."
O que é o POO?  :P

P.s: Estou a tentar acabar o projecto antes do dia 4 de Junho  :lamo: ;D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

POO, Programação Orientada a Objectos, a base do Java, por melhor que conheças a plataforma e a linguagem não vais a lado nenhum sem saberes POO.

Quanto ao IDE, usa aquele ao qual te adaptares mais facilmente.

Quanto à base de dados, ou é XML, ou um motor de bases de dados ou é serialização, se vais fazer isso em ficheiros de texto vais estar a perder tempo com coisas que não interessam e não ajudam em nada. Se é para aprender, aconselho-te, para já, serialização. É um conceito importante em Java e se o souberes logo de início é uma ajuda. Mesmo que nunca mais o uses explicitamente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora