• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

_deXter

Fundador de Ubuntu não considera Microsoft maior ameaça

1 mensagem neste tópico

Fundador de Ubuntu não considera Microsoft maior ameaça

Mark Shuttleworth, fundador do projecto Ubuntu, afirmou que a Microsoft não é a maior ameaça ao Linux.

No seu blogue, Shuttleworth abordou a recente polémica de patentes que envolve a Microsoft e o Linux. Segundo ele, a Microsoft não é a maior ameaça. «Tenho certeza de que, em poucos anos, a Microsoft será contra as patentes de software», disse.

A razão, de acordo com Shuttleworth, é que o negócio da Microsoft é produção de software, altamente dependente da questão das patentes. «A cada novo lançamento de software, a Microsoft arrisca-se a pisar nessas minas terrestres, que são as patentes. Cada uma delas representa um potencial processo», argumenta o executivo. Shuttleworth acrescenta que a Microsoft actualmente já gasta uma quantia considerável para resolver questões de patente.

Segundo o fundador do Ubuntu, as maiores ameaças ao Linux podem partir de empresas pequenas. «A ameaça real pode estar em pessoas ou empresas que não desenvolvem software, mas possuem patentes de conceitos que podem estar em projectos do GNU e também em aplicações da Microsoft», explica.

Na conclusão do post, Shuttleworth esclarece que não pretende demonizar os detentores das patentes. Argumenta que essas empresas ou pessoas não são exploradores, mas apenas bons inventores que conseguiram investimento e actuam dentro da lei. «O problema não está nos detentores de patente, mas sim no sistema de patentes», conclui.

Fonte: http://exameinformatica.clix.pt/noticias/software/215306.html

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora