• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

KrAzZY-MeM

Iniciação

12 mensagens neste tópico

Olá! Vou iniciar-me neste mundo de C (ou C++) e quero que me digam qual é que hei-de usar, C ou C++ e porquê.

Já programo PHP, JavaScript, Visual Basic e outros  há algum tempo, portanto já tenho umas boas bases de programação.

Existe algum 'C' que se aproxima de alguma destas linguagens que referi?

Para programar / trabalhar vou usar Visual C++ Express ou se optar por C  Visual C Express.

http://msdn.microsoft.com/vstudio/express/visualc/

http://msdn.microsoft.com/vstudio/express/visualcsharp/default.aspx

O que pretendo fazer com isto?

Um programa de gestão de coisas várias, com ligação a várias bases de dados, desde Access, mssql, mysql, oracle, etc.

Antecipadamente grato pela vossa atenção!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estás dividido entre C e C++ ou entre C(++) e C#? É que o IDE da Microsoft para C e C++ é o mesmo, e apresentaste foi o de C#.

Se programas em VB, talvez o C# seja uma melhor opção.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá! Como não percebo muito disto, posso ter escrito mal alguma coisa. Bom, o que vou programar, está nos dois sites que disse, C# e C++.

Como trabalho com VB C# dizes que será mais fácil, correcto? Mas em termos de potencialidade, o C++ não é mais potente que C# ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se estas a trabalhar em microsoft a diferença é quase nula, isto porque provavelmente o C++ que vas trabalhar é C++/CLI

E esta versão de C++ utiliza-se praticamente da mesma forma que programando em C#. C# adapta-se melhor a esta forma de programar (com referências e GC).

Para aquilo que tu quere, e estando a trabalhar em Microsoft não faz muito sentido C++.

Não estou a tentar-te deviar de C++ até porque sou adepto desta linguagem.

C++ também se encaixa-se em projectos desse tipo, mas não com a framework da Microsoft.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu pretendo usar uma linguagem em que depois não tenha de andar a trocar (começar tipo com C# e depois precisar de fazer qualquer coisa a mais e ter de ir pro C++), começar por começar prefiro começar numa linguagem já potente mesmo que seja mais difícil. Sim vai ser para desenvolver para sistemas Windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É uma questão de necessidade. Embora possas encontrar uma linguagem que faz tudo, existe sempre outra que para um conjunto de aplicações, faz melhor e é mais produtiva.

Para não estar a baralhar-te muito aconselhava começares C#.

Se queres brincar um pouco com programação, não vaz precisar de mais. Se pretendes formar carreira, então, é praticamente impossivel nos dias de hoje ficares exclusivamente só com uma linguagem.

A boa noticia, algumas delas são muito parecidas. E C++/CLI e C# são efectivamente muito parecidas.

Com alguma arrogância digo que C# poderia muito bem não existir.

Porque não ao contrario? Por um só motivo a meu ver, podes misturar bibliotecas que já existem em C++ com a framework .NET, embora o desafio fique só acessivel para quem já tem bastante experiência no assunto. Porque não é nada facil andar a fazer estas misturas.

Parece uma contradição do que disse anteriormente, mas para quem está a começar aponto mesmo C#, já que existe aproveitem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também pretendo começar a utilizar a linguagem c++ porque é uma versão evoluída de c segundo o que li é mais fácil, e não vb porque só é utilizado para windows, é possivel fazer os programas em c++ e facilmente adapta-los para os outros sistemas operativos com compiladores para esses sistemas?

A borland tem um programa de c++ para o windows parecido com o do visual basic, um programa feito ai com a sua interface e o seu código dá para depois se adaptar ao linux por exemplo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também pretendo começar a utilizar a linguagem c++ porque é uma versão evoluída de c segundo o que li é mais fácil, e não vb porque só é utilizado para windows, é possivel fazer os programas em c++ e facilmente adapta-los para os outros sistemas operativos com compiladores para esses sistemas?

A borland tem um programa de c++ para o windows parecido com o do visual basic, um programa feito ai com a sua interface e o seu código dá para depois se adaptar ao linux por exemplo?

Programas em C/C++ só são portáveis se utilizares funções definidas no standard da linguagem e/ou bibliotecas portáveis entre os sistemas que queres. Quanto a esse programa da Borland, deves-te estar a referir ao C++ Builder e acho que não é portável. Mas tens outras alternativas portáveis no que toca ao desenvolvimento de programas com interface gráfica. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

cr1st0

O programa que referes deve ser um IDE.

A portabilidade depende das bibliotecas que usas e não do IDE. A confusão é compreensível porque algumas instalações de IDE's instalam também bibliotecas da empresa que fornece o software, e que pode não ser portavel.

A Borland além do STL (portavel) traz também Borland C/C++ Runtime Library (não sei se é portavel)

Tens de ter em atenção à portabilidade das bibliotecas usadas. Não te sei dizer sobre a Borland, não uso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então que IDE me sugerem com interface gráfica e de preferência grátis para windows que seja portátil?

Eu encontrei este g++ http://math.claremontmckenna.edu/ALee/g++/g++.html mas é só em linha de comandos acho eu.

O que eu quero resumidamente é o IDE mais utilizado para programar de forma a fazer versões dos meus programas para os vários sistemas operativos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora