• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nazgulled

Sajax vs Xajax vs XMLHttpRequest vs Outro?

11 mensagens neste tópico

Bem, estou a preparar-me para uma nova era em tudo que faço à volta do PHP e está na hora de juntar AJAX a isso... Não é nada de especial, mas estou a começar a fazer um pequeno script para áreas de administração. Ou seja, eu faço um script, faço um site à medida, faço o meu site, whatever, provavelmente vou precisar de ter uma área de administração para gerir os conteúdos e estou a fazer um script para isso. O script será simples e muito básico para já, mas é o que eu pretendo para todos os meus projectos não ter que estar a criar um design e a programar sempre as mesmas coisas como um login por exemplo.

Introdução feita, preciso de sugestões mas com prós e contras e não apenas este ou aquele porque sim... Estou a pensar a usar o Xajax porque parece-me o mais simples e mais eficaz para implementar AJAX rapidamente. O Sajax provavelmente também seria igual, mas li algures que o Xajax era um pouco melhor devido a alguns factores e como nunca usei nenhum e tenho de escolher um, vou começar pelo Xajax.

No entanto, queria a vossa opinião... O que já usaram, porquê que continuam a suar dessa forma e/ou porquê que não usam outro método, etc...

P.S: O titulo pode não ser o indicado, mas o XMLHttpRequest foi mais para designar algo diferente de AJAX Frameworks para PHP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca utilizei nenhum desses frameworks mas já li em alguns fóruns e que o Xajax é um bocado melhor que o Sajax mas o Sajax é mais estável.

Por acaso começei a trabalhar com Ajax a semana passada mas fiz tudo a mão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas eu para aprender tudo à mão não me apetece... eu gosto de aprender a sério e não tou com paciência pa aprender, apenas quero fazer, um dia, talvez, mas agora não quero...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas eu para aprender tudo à mão não me apetece... eu gosto de aprender a sério e não tou com paciência pa aprender, apenas quero fazer, um dia, talvez, mas agora não quero...

Não tem nada que saber, é só saberes a referência do objecto que não é assim tão complexa... Tens aqui uma cábula: http://www.ilovejackdaniels.com/javascript_cheat_sheet.png
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu nunca utilizei nenhuma em nenhum projecto meu mas já testei umas poucas.

O xajax foi a que me agradou mais. É só exportar a função para o javascript ( uma linha de código ) e tá a andar de mota, acede-se a tudo via php.

Não é preciso andar a escrever javascript.

Se alguma vez usar uma biblioteca ajax uso esta.

Quanto a fazer pedidos assincronos a mão... não aconselho pela simples razão de não ser preciso quando se usa uma bilbioteca tipo xajax

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@djthyrax

isso não é assim tão linear... para quem não tem quase conhecimentos nenhuns em ajax e poucos em javascript, essa cabula não adianta de nada... e é o que eu digo, eu pa aprender tem de ser a sério porque se não depois venho para aqui com dúvidas estúpidas que eram facilmente respondidas por mim se eu tivesse aprendido como deve ser. O mesmo se passa em tudo, já vi por aqui dúvidas de PHP (e outras) que enfim, nem mereciam resposta, porque são coisas básicas que qualquer um se sabe se tivesse aprendido o básico de PHP, mas é só um exemplo.

Talvez vá optar por xajax... logo se vê.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ja trabalho à uns bons meses com AJAX e sempre trabalhei "a mão", agora estou a começar/aprender a utilizar esta library que faz montes de cenas interessantes e tambem ja inclui uma componente de AJAX:

http://developer.yahoo.com/yui/

Existe tambem o prototype (+ scriptaculous)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O scriptaculous n é uma biblioteca  de javascript simples? por 'simples' quero dizer que nao faz pedidos assincronos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou aproveitar que o Drone falou nas bibliotecas prototype e yahoo ui para recomendar umas das melhores bibliotecas o Dojo :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O scriptaculous n é uma biblioteca  de javascript simples? por 'simples' quero dizer que nao faz pedidos assincronos.

sim tens razao, so mencionei o script que faz sincronismos é o prototype o scriptaculous é uma biblioteca auxiliar podemos assim dizer para fazer animações e etc..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Outra coisa que me esqueci de referir. O scriptaculous pode fazer mil e uma coisas mas... 150kb de overhead. E a documentação dele? viste-a?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora