• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

so_simple

Fazer mudar de PT para EN

11 mensagens neste tópico

Estou a fazer um site em dreamweaver e tenho de fazer com duas linguas, PT e EN, e estava a pensar em fazer uma bd para PT e outra bd para EN mas nao sei como hei-de fazer para quando um utilizador visitar a pagina ver a pagina em EN ou seja com a bd EN...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar acho que não deves usar uma BD para as linguagens... além de lento para que gastar espaço na BD ? Se meteres tudo num file, com as vars é bem mais facil :D

Para meteres uma pessoa a ver logo uma lingua usa sessions :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se a página tiver todo o conteudo nas duas linguas acho que o melhor a fazer é mesmo uma base de dados com tabelas para EN e PT...

para o utilizador visualizar a página sempre em PT ou sempre em EN utiliza por exemplo uma página de entrada onde o utilizador escolhe o idioma e depois, como o QuickFire disse utiliza sessions para controlar o idioma escolhido...

(Just my opinion...)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema é que sou newbie nisto e não sei utilizar as sessions para fazer isso! Não sabem nenhum tutorial ou qq coisa que me possa ajudar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Conseguem arranjar-me uns tutorials de como criar um file de linguagem (PT e ENG por ex.) e como chamar esses ficheiros num file xhtml ou seja, a pessoa clica em qq lado e ele vais buscar as variáveis correspondentes a essa linguagem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

crias um file do tipo pt.php e outro com en.php

nesse file defines as variaveis do texto em varias linguas, e poes o seguinte codigo:

$lang = $_GET['lang'];

switch $lang {
case "en":
include "en.php";
break
default:
include "pt.php";
}
//e aqui poes o resto do conteudo

ATENCAO:

NUNCA ponhas:

$lang = $_GET['lang'];
include $lang;

isto representa um risco de seguranca elevadissimo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Percebi aquilo que queres dizer, só não percebo como é que faço a ligação às páginas xhtml do site aos files de linguaguem que dizes. E como faço a mudança de lingua? Sorry mas o meu php é muito fraquinho  :down:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois, se queres usar a funcao da lingua, todas as tuas paginas têm que ser em php...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então mas posso incluir no html o php, e dizer que quando ele muda a lingua todas as variáveis mudam para a lingua escolhida ou não? Faço a chamada das linguas no html e coloco as variáveis a substiuir os textos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tipo, no ficheiro de lingua, defines tudo o que e texto que vai aparecer no user, imagens, etc, poes o codigo html disso numa variavel (no en.php, ou pt.php), e depois e so fazeres um echo dessa variavel, que o php vai buscar quando fazes o include

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora