• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

David Pintassilgo

Linguagem de Programação para linux/windows.

46 mensagens neste tópico

Boas.

Gostava de saber qual/quais a/as linguagem/s ideal para programar em linux mas que dê para compilar para rodar quer em windows quer em linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tem de ser mesmo compilado? Se não tiver de ser, Python. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

C, Java, Ruby

C não! C tens APIs diferentes dependendo do SO.

Penso que a alto nível só tens mesmo Java e talvez python embora não goste muito de python porque tens de ter bué "addons".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há e tens C# que com o Mono se pode considerar multi plataforma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pá,.. eu queria me meter de volta de uma linguagem nova qualquer para programar em linux, mas que de no fim para o programa ser instalado e rodar em sistemas windows também.

Desde que passei de vez para ubuntu comecei a dar uma vista de olhos em [wiki=gambas]GAMBAS [/wiki] mas aquilo não dá para o que quero.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pá,.. eu queria me meter de volta de uma linguagem nova qualquer para programar em linux, mas que de no fim para o programa ser instalado e rodar em sistemas windows também.

Desde que passei de vez para ubuntu comecei a dar uma vista de olhos em [wiki=gambas]GAMBAS [/wiki] mas aquilo não dá para o que quero.

Aconselho-te Python então. Porta-se de linux para windows e vice-versa sem se modificar praticamente nada ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por acaso já tenho ouvido falar muito bem disso.. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Java Java Java ;)

Ou então se quiseres moer a cabeça :D tenta C :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há e tens C# que com o Mono se pode considerar multi plataforma.

Pegando na tua outra resposta creio que o ANSI C com directivas de compilação para cada SO especifico acaba por ser mais portável do que a compatibilidade que o Mono oferece ao C#...

Mas posso estar enganado...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por acaso já tenho ouvido falar muito bem disso.. :D

Nunca programei em Java (nem sequer olhei para código em Java), mas pelo que já fiz em Python, sei do que falo. O contador que a PyTeam fez para Linux adaptou-se em Windows mesmo muito facilmente ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Java Java Java ;)

Subscrevo. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hummm não sei actualmente o Mono esta muito desenvolvido, já suporta quase .NET 2.0 na totalidade e a nivel de C# já começa a ter funcionalidades de .NET 3.0, mas é claro que não é o mesmo que o MS Framework.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por acaso já tenho ouvido falar muito bem disso.. :)

Nunca programei em Java (nem sequer olhei para código em Java), mas pelo que já fiz em Python, sei do que falo. O contador que a PyTeam fez para Linux adaptou-se em Windows mesmo muito facilmente :D

O que não gosto no python é o desempenho :S e a enorme capacidade de criar dependências que ela tem ;) Mas é claro nada é perfeito, Java tem melhor performance mas tem uma VM mais pesada que o python.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Java Java Java ;)

Naaaa... :) moer muito a cabeça é que não pá....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então Java ;)

Eu programo em Java há 3 anos e cada dia que passa descubro novas coisas nesta linguagem, dá para fazer tudo e mais alguma coisa.

É ao programar Java sabes que tudo o que desenvolvas, vais correr em sem problemas em pelo menos 3 S.O.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E o belo do Ruby, ninguem diz nada, é mesmo do mais facil de adaptar, e é bastante fácil de aprender.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Temos pena, o d_pintassilgo já tá a dar-lhe bem no Python, o gajo aprende depressa ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se queres uma linguagem porreira para te divertires e não para te moer a cabeça, aprende Python. Se precisares de algo com mais velocidade, podes usar C/C++ e/ou Java. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para multi-plataforma aconselho Java, porque corre sobre uma máquina virtual.

Apesar de ser muito defensor do C tenho que concordar com algumas opiniões, porque o C tens de compilar em cada máquina. Também há Python mas aí já não posso dizer muito porque não percebo nada. ;)

Conclusão, aprende Java e não te vais arrepender.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para multi-plataforma aconselho Java, porque corre sobre uma máquina virtual.

Apesar de ser muito defensor do C tenho que concordar com algumas opiniões, porque o C tens de compilar em cada máquina. Também há Python mas aí já não posso dizer muito porque não percebo nada. ;)

Conclusão, aprende Java e não te vais arrepender.

Java não é uma linguagem fácil de aprender, porque é toda orientada a objectos. Python é uma linguagem mais intuitiva e como tem um interpretador, torna-se divertida de aprender.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também não estamos a discutir facilidade ou estamos?

E sim, Java é difícil para quem não sabe nada de POO. mas difícil não é impossível.

Agora é como disse, nesse aspecto se calhar Python leva vantagem. Mas não sei até que ponto Python é portável por isso não posso responder.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também não estamos a discutir facilidade ou estamos?

E sim, Java é difícil para quem não sabe nada de POO. mas difícil não é impossível.

Agora é como disse, nesse aspecto se calhar Python leva vantagem. Mas não sei até que ponto Python é portável por isso não posso responder.

Estamos, o d_pintassilgo disse que não quer matar a cabeça lol. Ele vem de VB, Python parece-me o indicado para ele. ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se vem de VB.NET Java é muito semelhante no que toca a POO.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tens sempre o Haskell ;)

agora a sério, se fosse eu escolheria o Java.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora