• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

_deXter

Censura da Internet está a aumentar

1 mensagem neste tópico

Censura da Internet está a aumentar

Um estudo das universidades de Harvard, Toronto, Oxford e Cambridge revelou que 25 de 41 países analisados utilizam filtros que impedem o acesso a conteúdos da Net.

O estudo desenvolvido em parceria por universidades dos EUA, Canadá e Inglaterra, incidiu sobre países onde se suspeita de práticas censórias levadas a cabo por governos ou entidades estatais.

Os autores do estudo referem que no início do século o número de países que censuravam o acesso à Net era mínimo, noticia a BBC.

Face ao panorama agora identificado, os investigadores estão a ponderar o desenvolvimento e distribuição de ferramentas que permitem evitar os filtros da censura na Web.

«Uma vez iniciada, a filtragem é aplicada a um grande gama de conteúdos e pode ser usada para expandir o controlo dos governos do ciberespaço. Tornou-se um espaço estratégico para a concorrência entre os estados, bem como entre cidadãos e estados», sublinha Jonathan Zittrain, Professor da Universidade de Oxford.

Eis a lista negra da censura na Web: Azerbeijão, Bahrein, Myanmar (Birmânia), China, Etiópia, Índia, Irão, Jordânia, Líbia, Marrocos, Oman, Paquistão, Arábia Saudita, Singapura, Coreia do Sul, Sudão, Síria, Tajiquistão, Tailândia, Tunísia, Turquemenistão, Emiratos Árabes Unidos, Uzbequistão, Vietnam e Iémen.

Fonte: http://exameinformatica.clix.pt/noticias/internet/215272.html

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora