• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

AMD anuncia plataforma Puma para concorrer com Santa Rosa, da Intel

1 mensagem neste tópico

No encalço da rival Intel, a AMD anunciou nesta sexta-feira (18/05) que pretende lançar seu próprio conjunto de processadores móveis e chipsets, apelidado de Puma, para competir com a recém-lançada plataforma Santa Rosa para notebooks.

A plataforma vai combinar o processador móvel Griffin com o novo chipset RS780 para permitir que os fabricantes produzam notebooks com melhor gerenciamento de energia, eficiência de memória e processadores com maior largura de banda que a atual plataforma Turion.

A AMD também vai permitir que o os chips Griffin sejam usados com chipsets de terceiros, mas neste caso alguns recursos de gerenciamento de energia não estarão disponíveis.

Com o lançamento, a AMD pretende recuperar parte do mercado perdido desde 9 de maio, quando a Intel lançou a atualização Santa Rosa para a popular plataforma Centrino para notebooks.

No entanto, a empresa tem como adversário o tempo, já que os componentes da plataforma Puma só devem chegar aos fabricantes no final de 2007, o que significa que os notebooks equipados com a tecnologia só chegarão às lojas em meados de 2008.

Apesar do atraso, o Puma terá vantagens sobre os rivais Centrino Duo e Centrino Pro, como a capacidade de processar gráficos DirectX 10 enquanto o Santa Rosa suporta apenas DirectX 9, disse o analista Samir Bhavnani, da Current Analysis West.

Com o lançamento do chip Griffin, a AMD pretende responder à demanda por capacidades gráficas, tirar vantagem dos recursos de economia de energia do Windows Vista e melhorar o uso da bateria.

Ben Ames - IDG News Service

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora