• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

xplode_me

SpeedTouch 330 USB (Alcatel/Thompson) em RedHat Linux

20 mensagens neste tópico

Com este Tutorial poderá aprender a instalar o Modem SpeedTouch 330 USB (Alcatel - roxo ou Thompson - cinzento) em distribuições RedHat Linux. Penso que funcionará em outras distribuições, mas caso isso não aconteça você terá de recompilar o Kernel com os módulos necessários. O Kernel do Fedora (qualquer versão), já traz esses módulos devidamente compilados e prontos a serem usados, por isso é tão fácil instalar como poderá constatar. A distribuição RedHat Fedora Core 3 está muito boa, apesar de inicialmente ser necessário umas pequenas alterações para deixar o sistema à nossa maneira.

Então vamos lá começar, é muito simples...

Entrar em modo root (administrador) com o comando “su -

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Atenção que o tutorial n é meu como podem ver pelo final do post. Apenas postei aqui porque sei q pode vir a dar jeito a mt gente.

A mim já não dá porque as marradas já tão dadas. Quando instalei Linux + Speedtouch foi um desastre.... Tinham começado a aparecer os modems cinzentos e ngm se apercebeu q era outro firmware...

Andei eu 1 semana de volta deste problema! :\ Até q descobri o firmware correcto na net e pimba funcionou logo! B)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Atenção que o tutorial n é meu como podem ver pelo final do post. Apenas postei aqui porque sei q pode vir a dar jeito a mt gente.

A mim já não dá porque as marradas já tão dadas. Quando instalei Linux + Speedtouch foi um desastre.... Tinham começado a aparecer os modems cinzentos e ngm se apercebeu q era outro firmware...

Andei eu 1 semana de volta deste problema! :\ Até q descobri o firmware correcto na net e pimba funcionou logo! B)

Mesmo não sendo teu, o trabalho de encontrar e postar é significativo e demosntra empenho....(como é de esperar sempre....)

Isso vai servir-me é a mim para instalar o meu Speedtouch em Linux....

Mesmo não sendo no Red Hat, esta instalação serve para as outras distros?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse firmware dá jeito disse-o a um amigo meu e funcionou.

Mt bem

fkem bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas

Segui este tutorial com a maior das alegrias, visto andar para montar a net em casa no Fedora Core 3 há tempos e tempo...(Speedtouch 330 - roxo)

O que sucede é muito simples...sigo tudo á risca e no fim quando só falta fazer 'adsl-start' , aí é que o gajo se espalha...

sinceramente não percebo o erro que estou a cometer, sabendo porem que sou um analfabeto em questões de redes em Linux, por isso é obvio que tou a marrar em algum sitio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas,eu como sou um Noob nisto queria fazer umas perguntinhas:

olha o que esses pacotes fazem é mudar o firmware(software interno) do modem de modo a que este possa ser utilizado pelo linux, não é ??Isso não é um bocado arriscado?

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Boas

Segui este tutorial com a maior das alegrias, visto andar para montar a net em casa no Fedora Core 3 há tempos e tempo...(Speedtouch 330 - roxo)

O que sucede é muito simples...sigo tudo á risca e no fim quando só falta fazer 'adsl-start' , aí é que o gajo se espalha...

sinceramente não percebo o erro que estou a cometer, sabendo porem que sou um analfabeto em questões de redes em Linux, por isso é obvio que tou a marrar em algum sitio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ricardo, q erro tens? consegues correr todos os outros comandos sem erros?

Cumps! B)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente consigo seguir todo o tutorial se nenhuma espécie de erro, copio o ficheiro .eni (renomeando-o), descompacto e instalo ambos os pacotes e consigo definir as especificações relativas á conta ADSL.

A seguir reiniciando a máquina 'devia' funcionar.

Aí faço 'adsl-start' (penso ser este o comando para efectuar a ligação) e neps...rebenta...

A mensagem de erro que dá é a seguinte:

/sbin/adsl-start: line 217:      7897 Terminated       $CONNECT "$@" >/dev/null 2>&1

Abraços!! ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

procura no google por eci-adsl

nao sei se eh a mesma coisa, mas fuincionar ate nos siemens santis, portanto tem de dar em todos.....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
procura no google por eci-adsl

nao sei se eh a mesma coisa, mas fuincionar ate nos siemens santis, portanto tem de dar em todos.....

Esse já tentei, mas o meu Modem não consta na lista dessa configuração.

Estou farto de procurar e de tentar de varias formas e não há maneira de montar este 'bicho' roxo... :?

Não há por aí ninguem que o tenha conseguido, em Fedora Core 3 ?

Abraços!! ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ha por aí tanta distro que suporta esses modems.... pk k enbirram todos com fedora!? eu n gosto :X

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
ha por aí tanta distro que suporta esses modems.... pk k enbirram todos com fedora!? eu n gosto :X

Já agora ... que distros é que suportam este modem?? (sem ser o Caixa Mágica nem o Mandrake)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
ha por aí tanta distro que suporta esses modems.... pk k enbirram todos com fedora!? eu n gosto :X

Gostos são gostos...

Mas já agora podias dizer/aconselhar distribuições que suportem esse modem ?

Abraços !!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

kurumin

Eh uma distro brazileira baseada no knoppix (base debian) que tem um suporte extraordinario!!! Ate o siemens santis consegui por a dar (e quem tem estes modems e linux sabe que as vezes eh complicado)

Nas minhas preferencias neste momento estao:

- Debiam (sakem o sarge e dp instalem pela net)

- Kurumin

- tugux (ainda tou ah espera duma revolucao deste OS)

Abraços! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas

Experimentei o Kurumin e realmente está muito bem conseguido, principalmente todos aqueles scripts para variadas tarefas incluindo a instalação do Speedtouch 330 :P

Confesso que peca por não trazer o emacs de origem... :cry:

Queria só perguntar-te redhat, visto que usas esta distribuição...se tiveste algum problema com o layout do teclado.

O problema é o caractér '@', não consigo escrever este caractér de maneira nenhuma, já mudei o layout para PT para acentos, etc...

Abraços!!

PS: Como instalei a beta da versão 5.0, pode muito bem ser apenas um bug...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
(...)

O problema é o caractér '@', não consigo escrever este caractér de maneira nenhuma, já mudei o layout para PT para acentos....

Já experimentaste mudar o layout do teclado para 105 ou 106 teclas, costuma resolver quando há problemas com os acentos, por isso também deve dar para o '@'.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

People eu tbm precisava duma ajudinha nisto.

O kernel do meu linux esta na versao 2.4.x e eu gostava muito, mas mesmo muito de por o adsl a trabalhar la (com o bicho rocho). A minha distribuição é o damn small linux (um distro pa pc's mais velhotes de 47mb). Nao disponho de kualker ferramentas de programaçao como os tais "make", e os "gcc".

o tuturial graças a isto (ou nao) nao funciona.

Será ke alguem me ajuda.

P.S.: ja agr aki ta um screenshot do meu sistemazito :D

http://img108.echo.cx/img108/5115/mydsl5sx.jpg

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora