• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

midnight2k

[Ajuda] Estrutura da Base de dados

6 mensagens neste tópico

Boas,

tou a criar uma base de dados para um trabalho na escola com o objectivo de um aluguer de carros para isso estruturei a minha base de dados da seguinte maneira em baixo.

Estou agora na duvida se esta correcta ou nao e se nao preciso de mais nada para o desenvolvimento da base de dados.  :)

Aqui esta a estrutura recente

dbdj1.jpg

Qua acham?

cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não te interessa saber quando é que o aluguer foi efectuado? A data?

O Código de Carro DEVERÁ ser a Matricula. É um dado inequívoco que permite distinguir duas viaturas iguais. Tal como o CodCli poderia ser o BI.

No que respeita à estrutura, parece-me um trabalho simples. Não sei qual o grau de complexidade pretendido, mas para o que apresentas está bom :)

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim talvez tenhas razao irei substituir o codcarro e codcli pela matricula e bi respectivamente quanto á data do aluguer efectuado acho uma boa ideia.. (porque é que inda nao tinha pensado nisso xD) esse campo sera entao na tabela aluguer certo?

mais uma pergunta quanto aos campos chaves pensei que seriam entao:

Clientes - CodCli (BI)

Aluguer - NumAluguer ; CodCli e Codcarro

Carros - Codcarro

estara bem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não é um caso de pensar como será, mas sim o resultado da análise ao diagrama :) E sim, é isso ;)

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois eu não acho que seja boa ideia usar esses dados para referência.

Nem acho sequer que chaves primárias e estrangeiras devessem aparecer no diagrama.

Já sei que isso é o que ensinam na teoria. Mas em termos práticos separa-se os dados da estrutura dos dados referenciais.

Simplifica-te a vida.

Exemplo: O Cliente da aplicação engana-se a fazer um registo. Enganou-se no BI, quer alterar.  A alteração não se faz só com um simples UPDATE se o BI for chave primária.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Aluguer deve ter pelo menos data e hora de levantamento e entrega, pode também contemplar extras como "cadeira de bebé", "condutor extra", "tipo de seguro", etc..

O Carro deve ter pelo menos uma categoria.

O Cliente deve ter pelo menos o BI, número de carta de condução e a data de nascimento.

Consulta alguns sites de aluguer de carros e faz uma simulação de aluguer para teres uma ideia mais real.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora