• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vbmaster

Exames do Secundário

9 mensagens neste tópico

Conclusão do 12º ano com aprovação a Português e noutros três exames

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira alterações ao regime de avaliação do ensino secundário, exigindo para a conclusão do 12º ano a aprovação num exame de português e noutros três exames de disciplinas específicas.

Em conferência de imprensa, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, disse que o decreto-lei que hoje foi aprovado pelo Governo mantém o número de exames na lei em vigor (quatro), mas exige que apenas um seja de português e os outros três sejam de disciplinas de formação específica.

Anteriormente, estava previsto que dois dos exames fossem de formação geral (português e filosofia) e os outros dois de formação específica.

«O objectivo do ajuste é valorizar as competências específicas dos diferentes cursos», explicou Maria de Lurdes Rodrigues.

Deste modo, todos os alunos do 12º ano que frequentam os cursos gerais terão de realizar exame nacional à disciplina, independentemente da área em que estão.

Esta regra deve vigorar já no presente ano lectivo.

Além disso, o Conselho de Ministros aprovou também a medida já anunciada segundo a qual os alunos dos cursos tecnológicos e artísticos especializados deixarão de se submeter a exames nacionais no final do secundário, a não ser que queiram candidatar-se ao ensino superior.

Ficou também decidido que nos cursos do secundário os alunos podem escolher livremente a língua estrangeira que querem estudar, favorecendo-se «o melhor posicionamento dos jovens e dos adultos face aos desafios da competitividade na economia do conhecimento», pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros.

Diário Digital / Lusa

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=208896

Será que isto quer dizer o que eu estou a pensar?

Será que o EXAME DE FILO FOI MESMO COM OS PORCOS?  :D :D :D :D :D :D :D :D :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ouvi isso na rádio... mas fico a pensar... Temos o de português, matemática, no meu caso física, e qual é o outro?! será que vamos ter mesmo de escolher outra disciplina ? ou é a tal história em que fazemos os dois este ano e os dois para o ano? fica em aberto :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ouvi isso na rádio... mas fico a pensar... Temos o de português, matemática, no meu caso física, e qual é o outro?! será que vamos ter mesmo de escolher outra disciplina ? ou é a tal história em que fazemos os dois este ano e os dois para o ano? fica em aberto :D

Acho que te enganas QuickFire. Física só escolherás para o ano e o exame nacional não será obrigatório, a menos que no curso onde queiras entrar este seja um requisito. Eu vou fazer exame de Físico-química (este ano), Português, Matemática e Geometria Descritiva (que foi a disciplina que escolhi este ano..).

Comigo acho que vai funcionar assim e mesmo que escolha Física para o anoa não necessitarei do exame nacional para entrar na FEUP, quer em Engenharia Informática, quer em Gestão e Engenharia Industrial que são os cursos nos quais estou na dúvida. E acredita que de nada me importaria de mudar o raio do exame de Físico-Química deste ano pelo de Física de 12º...mesmo sendo Física a disciplina que mais queda de médias provoca no 12º ano a nível nacional (mais ainda que a Matemática...)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que deve ser matemática 12º, física-química ou biologia-geologia 11º, e depois o exame das diciplina que escolheres no 12º....

sendo assim qual contará para a universidade? os de 11º, ou os de 12º?...é que se for os de 12º o pessoal deixa de poder fazer a "disciplina mais fácil" :D

P.S.: mas de qualquer maneira não temos exame de filosofia.... íupiiiii :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que deve ser matemática 12º, física-química ou biologia-geologia 11º, e depois o exame das diciplina que escolheres no 12º....

sendo assim qual contará para a universidade? os de 11º, ou os de 12º?...é que se for os de 12º o pessoal deixa de poder fazer a "disciplina mais fácil" :D

P.S.: mas de qualquer maneira não temos exame de filosofia.... íupiiiii :D

Não percebi a pergunta "Qual contará mais para a universidade?" . Do que eu sei depende dos requisitos do curso onde te quiseres inscrever...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro deathseeker, mas idependentemente disso..

Por exemplo, LEEC no IST,  precisas de matemática e física.

Mas não sei até que ponto o site do ist está de acordo com o novo programa pelo que este física poderia ser físico-química e nesse caso contaria o exame de 11º. D eoutro modo, o sujeito tem de escolher obrigatóriamente física no 12º e será o exame desse ano que conta...

:D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois... eu queria saber isso já este ano para programar a minha vida :| Vou-me informar na escola se ninguém me souber dizer nada eu mando um mail para a univ a perguntar como é que eles tão :D

Porque queria mesmo Leec e neste caso é preciso fisica... enfim a ver o que sai daqui... não tou a gostar de tanta incerteza por parte do ministério... quem paga no fim somos nós mas enfim...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

no meu tempo nao era nada assim...os exames sao um stress!!k nervos k foi faze-los....lolol fiz 5 exames: portugues, matematica,direito, IDES e  sociologia...nao sei ate que ponto sera boa esta redução... :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora